Cineasta Luca Amberg participa da disciplina Produção Ficcional

Na manhã da última sexta-feira, 26 de abril, os alunos da DGC Produção Audiovisual Ficcional participaram de uma conversa com o cineasta brasileiro Luca Amberg, que está de visita a São Borja em busca de captação de recursos e em fase de pesquisa para a produção de um novo projeto.

Luiz Carlos Coelho Amberg, ou apenas Luca Amberga, é natural de Lages, Santa Catarina, mas já morou em diversas cidades brasileiras e viveu durante 10 anos na Califórnia, Estados Unidos.

Formado em Cinema e Televisão pela University of Southern California, retornou ao Brasil em 1996 como professor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, em São Paulo, e logo fundou a Amberg Filmes, produzindo seu primeiro filme, “Caminho dos Sonhos”, participando de festivais e recebendo vários prêmios.

No encontro com os alunos da disciplina, Luca apresentou trailers de seus filmes, relatou a suas vivências em produzi-los e tirou dúvidas dos alunos e convidados quanto à direção, produção, dificuldades em captar recursos para produção de cinema no Brasil e sua experiência na área. Atualmente, Luca está em busca de apoio para o lançamento mundial do longa Meninos de Kichute e em produção dos projetos Xamã de Manaus e Filhos de Borja.

A disciplina de Produção Audiovisual Ficcional é ministrada pelo professor Fernando Santor e tem como objetivo discutir o cinema em suas diferentes escolas e linguagens, proporcionando aos alunos a experimentação e o desenvolvimento de todos os processos de produção cinematográfica, como roteiro, produção, direção, fotografia, som, direção de arte e edição, bem como a produção de um curta-metragem no decorrer da disciplina.

A disciplina também é a base para o Projeto de Extensão Produzindo Ficção no Pampa que visa, através da oferta e realização de atividades e oficinas ligadas à pré-produção, produção e pós-produção de peças audiovisuais ficcionais de cunho autoral, contribuir para o desenvolvimento da cultura local através da expressão artística cinematográfica, proporcionando à comunidade local, acadêmica, pesquisadores e profissionais uma oportunidade de reflexão e compreensão do Cinema.

Luca Amberg ao lado dos alunos da disciplina
Luca Amberg ao lado dos alunos da disciplina

 

 

 

 

 

 

 
Texto: Luciano Costa com foto de Jefferson Fischer