Estão abertas as inscrições para o PROFMAT – ENA 2022

Estão abertas, de 08 de setembro a 25 de outubro de 2021, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT.

Edital do Exame: acesse aqui: Edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2022
Edital interno da UNIPAMPA: acesse abaixo o Edital interno e suas retificações:
Edital 336/2021 UNIPAMPA;
Edital 400-2021 – retificação de 336-2021;
Edital 443-2021 – retificação de 336-2021.
Link para inscrições: http://www.profmat-sbm.org.br

Perguntas frequentes sobre o Edital ENA 2022:

Quem poderá participar do ENA 2022?

Conforme o item 1.8 do Edital Nacional:

1.8 Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

Professores da rede pública terão preferência na seleção?

Sim, conforme orientações da CAPES, tendo em vista o objetivo do PROFMAT. Os itens 2.2, 2.3 e 2.4 do Edital nacional ENA 2022 tratam destes detalhes:

2.2 A lista dos candidatos classificados para acesso ao Profmat em cada campus, em número igual ou inferior ao número total de vagas disponíveis nesse campus, será publicada em ordem alfabética e estará formada por candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática, com melhores notas totais dentre os candidatos que obtiverem a nota mínima para a aprovação.
2.3 As listas dos demais candidatos aprovados no Exame em cada campus, mas que, inicialmente, não estão classificados dentro da quantidade de vagas disponíveis nesse campus, serão publicadas e estarão formadas do seguinte modo:
a) Candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6.3.
b) Demais candidatos que atendam o item 1.8, não relacionados na lista a que se refere o inciso (a), em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6.3.
2.4 No caso em que candidatos classificados não efetuem a sua matrícula na Instituição Associada escolhida, no prazo estipulado pela Instituição, as vagas remanescentes serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (a) do item 2.3.
2.4.1 Não havendo candidatos a que se refere o item 2.4, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (b) do item 2.3, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculado no certame na instituição associada.

Em que momento deverá ser feita a comprovação de atuação docente?

A comprovação deve ser realizada no período de matrícula, conforme o item 2.5 e subitens do Edital ENA 2022.

Como será a seleção pela UNIPAMPA?

O exame consistirá de prova objetiva presencial no dia 4 de dezembro de 2021, às 14h, conforme itens 4 e 5 do Edital ENA 2022.

Estarei em risco de saúde ao realizar a prova presencial?

A UNIPAMPA tomará todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos os candidatos e fiscais participantes da prova presencial. A instituição divulgará, com antecedência, as medidas sanitárias necessárias para o acesso ao local da prova, sendo que será recusado o acesso do candidato que não cumprir as regras estipuladas. Caso seja constatada a não existência de condições sanitárias para a realização do exame no dia 4 de dezembro, a prova será adiada para o dia 8 de janeiro de 2022.

Serão quantas vagas? Haverá reserva de vagas para pretos, partos, indígenas ou servidores da UNIPAMPA?

Serão 6 vagas e está prevista a reserva de vagas. A descrição consta no item 3 do Edital interno da UNIPAMPA (Edital 336/2021). Segue abaixo trecho do Edital (acesse o Edital completo para mais informações):

3.1. Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas para discente do PROFMAT, distribuídas conforme a seguir, de acordo com as Resoluções no 295, de 30 de novembro de 2020, e no 136, de 22 de março de 2016, ambas do CONSUNI:
a) 4 (quatro) vagas universais;
b) 1 (uma) vaga reservada a candidato técnico-administrativo em educação da UNIPAMPA;
c) 1 (uma) vaga reservada a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

Quando iniciarão as aulas e quais serão os dias/turnos?

O início do semestre letivo está previsto para março 2022, com aulas às sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde. As aulas poderão ser presenciais, remotas ou em modalidade híbrida, dependendo das orientações dos órgãos sanitários e da reitoria da UNIPAMPA.

Haverá bolsas de estudo?

Estão previstas bolsas de estudo pela CAPES, conforme normativas e distribuição de cotas da CAPES às instituições associadas, que serão divulgadas posteriormente. A classificação no ENA não e garantia de concessão de bolsa de estudo.