Abertas as inscrições para o PROFMAT

Estão abertas, de 19 de novembro a 18 de dezembro de 2020, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT.

Edital do Exame: acesse aqui e acesse aqui a retificação de 15/01/2021.
Edital interno da UNIPAMPA: acesse aqui o edital, acesse aqui a retificação de 01/12/2020 e acesse aqui a retificação de 21/01/2021.
Link para inscrições: http://www.profmat-sbm.org.br

Perguntas frequentes sobre o Edital ENA 2021:

Quem poderá participar do ENA 2021?

Conforme o item 1.10 do Edital:

1.10 Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

Professores da rede pública terão preferência na seleção?

Sim, conforme orientações da CAPES, tendo em vista o objetivo do PROFMAT. Os itens 2.2, 2.3 e 2.4 do Edital ENA 2021 tratam destes detalhes:

2.2 A lista dos candidatos classificados para acesso ao Profmat em cada campus, em número igual ao número total de vagas disponíveis nesse campus, será publicada em ordem alfabética e estará formada por candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática, com melhores notas totais dentre os candidatos que obtiverem a nota mínima para a aprovação.
2.3 As listas dos demais candidatos aprovados no Exame em cada campus, mas que, inicialmente, não estão classificados dentro da quantidade de vagas disponíveis nesse campus, serão publicadas e estarão formadas do seguinte modo:
a) Candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6 e do sistema de cotas previsto no item 3.5.
b) Demais candidatos que atendam o item 1.10, não relacionados na lista a que se refere o inciso (a), em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6 e do sistema de cotas previsto no item 3.5.
2.4 No caso em que candidatos classificados não efetuem a sua matrícula na Instituição Associada escolhida, no prazo estipulado pela Instituição, as vagas remanescentes serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (a) do item 2.3.
2.4.1 Não havendo candidatos a que se refere o item 2.4, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (b) do item 2.3, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na instituição associada.

Em que momento deverá ser feita a comprovação de atuação docente?

A comprovação deve ser realizada no período de matrícula, conforme o item 2.5 e subitens do Edital ENA 2021.

Quais serão as fases de seleção pela UNIPAMPA?

No campus Caçapava do Sul da UNIPAMPA, o ENA 2021 consistirá somente de prova objetiva presencial no dia 30 de janeiro de 2021, às 14h, conforme item 4.6 do Edital ENA 2021.

Estarei em risco de saúde ao realizar a prova presencial?

A UNIPAMPA tomará todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos os candidatos e fiscais participantes da prova presencial. A instituição divulgará, com antecedência, as medidas sanitárias necessárias para o acesso ao local da prova, sendo que será recusado o acesso do candidato que não cumprir as regras estipuladas. Vide itens 4.6.2 e 4.6.2.1 do Edital ENA 2021.

Serão quantas vagas? Haverá reserva de vagas para pretos, partos, indígenas ou servidores da UNIPAMPA?

Serão 6 vagas e está prevista a reserva de vagas. A descrição consta no item 3 do Edital interno da UNIPAMPA (Edital 341/2020). Segue abaixo trecho do Edital (acesse o Edital completo para mais informações):

3.1 Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas para discente do PROFMAT, distribuídas conforme abaixo, de acordo com as Resoluções nº 115, de 22 de Outubro de 2015; nº 136, de 22 de março de 2016 e 189/2017, de 05 de dezembro de 2017, do Conselho Universitário da UNIPAMPA e do item 3.5 do Edital n° 12 de 16 de novembro de 2020 do PROFMAT, publicado no site hp://www.profmat-sbm.org.br:
a) 4 (quatro) vagas universais;
b) 1 (uma) vaga reservadas a candidato(a) Técnico(a) Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pampa;
c) 1 (uma) vaga para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

Quando iniciarão as aulas e quais serão os dias/turnos?

O início do semestre letivo está previsto para março 2021, com aulas às sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde. As aulas poderão ser presenciais, remotas ou em modalidade híbrida, dependendo das orientações dos órgãos sanitários e da reitoria da UNIPAMPA.

Haverá bolsas de estudo?

Estão previstas bolsas de estudo pela CAPES, conforme Anexo 4 do Edital ENA 2021 e conforme distribuição de cotas da CAPES às instituições associadas. De acordo com o artigo 5° do Anexo 4, as bolsas são exclusivas para docentes na rede pública de ensino básico pertencentes ao quadro permanente. A classificação no ENA não e garantia de concessão de bolsa de estudo.