Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa conquista nota 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES 2021-2024

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) celebra um marco em sua trajetória de excelência acadêmica. Na mais recente Avaliação Quadrienal (2021–2024), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa recebeu a nota 5, consolidando uma posição de excelência nacional, o que reforça a qualidade da formação, da produção acadêmica e do impacto do programa na sociedade.

A Avaliação Quadrienal é o principal instrumento de acompanhamento da pós-graduação stricto sensu no Brasil. São avaliadas a qualidade da produção docente e discente, bem como a inserção internacional e o impacto regional dos programas, atribuindo-se notas de 2 a 7 aos cursos de mestrado e doutorado.

A obtenção da nota máxima, além de atestar a qualidade do programa, também é um indicativo para uma nova etapa com o curso de doutorado, que iniciou em 2025. Segundo a coordenadora, Profª Dra. Jaqueline Quadrado, a nota assume um significado ainda mais relevante por se tratar de um Programa Profissional localizado fora dos grandes centros do país: “A nota 5 atribuída pela CAPES representa o comprometimento institucional e a maturidade acadêmica do PPGPP. Esse resultado expressa a qualidade do corpo docente, o protagonismo dos(as) discentes e egressos(as) e a consolidação de um projeto de Pós-Graduação Profissional socialmente referenciado, com forte inserção regional e impacto direto na qualificação das políticas públicas”, destaca.

Na avaliação, o PPGPP ainda se destaca pela qualidade da produção intelectual, pela formação de recursos humanos e por sua forte inserção regional, especialmente no contexto de fronteira, desenvolvendo pesquisas aplicadas e ações formativas articuladas às demandas do território e às políticas públicas. A avaliação também reconhece as parcerias e cooperações estabelecidas com gestores públicos das diferentes esferas de governo, fundamentais para o impacto social das atividades desenvolvidas.

Desde sua criação, o PPGPP já formou 101 egressos, atualmente inseridos em órgãos públicos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e espaços estratégicos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. O Programa conta, atualmente, com 45 matrículas ativas, mantendo um ambiente acadêmico dinâmico e comprometido com a formação qualificada e socialmente referenciada. Desde então, o PPGPP tem apresentado uma trajetória de crescimento contínuo, refletida nas avaliações anteriores: na quadrienal de 2013 a 2016, com nota 3; na avaliação de 2017 a 2020, com nota 4; e a conquista da excelência nacional na avaliação quadrienal de 2021 a 2024, com nota 5.

A Coordenação também ressaltou o papel das parcerias institucionais: “Registramos nosso agradecimento aos gestores públicos das diferentes esferas de governo e às instituições parceiras, cujas cooperações são fundamentais para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa aplicada e extensão, fortalecendo o impacto social do Programa”, completa a coordenadora.