Artigo sobre arranjos de antenas em VANTs publicado na revista Sensors

Veículos aéreos não-tripulados podem ser utilizados em situações de risco nas quais deve-se evitar a exposição de seres humanos. Exemplos são voos de baixa altitude para pulverização de lavouras, monitoramento ambiental ou buscas em zonas de desastre. Para isso é preciso um sistema sofisticado de comunicação e navegação embarcado na própria aeronave.
Um elemento fundamental na comunicação é a antena, que deve realizar a comunicação com a estação base de forma eficiente. O artigo “Low-Cost Beamforming Concept for the Control of Radiation Patterns of Antenna Arrays Installed onto UAVs”, publicado pelo acadêmico Leonardo dos Santos e pelos professores do PPGEE Marcos Heckler e Edson Schlosser, propõe um sistema que permite o controle da direção do feixe de irradiação emitido por redes de antenas localizadas sob as asas da aeronave. Sem partes móveis, o controle é feito através da variação das correntes de excitação de cada elemento das redes, fazendo com que seja possível uma cobertura completa a partir do chaveamento do diagrama de irradiação. As vantagens são o baixo custo, a alta eficiência e a facilidade de implementação.
O artigo completo, publicado em junho de 2021 na revista científica Sensors, pode ser acessado aqui: https://www.mdpi.com/1424-8220/21/13/4265/htm.
Os professores Marcos Heckler e Edson Schlosser orientam este e outros projetos na linha de pesquisa Circuitos de Comunicação do PPGEE.