Seminário Interinstitucional Brasil-França de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração organizado pelo PPGA/UNIPAMPA, PPGA/UNISINOS e parceiros

Entre os dias 23 e 25 de maio de 2023 ocorreu o “Seminário Interinstitucional Brasil-França de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração”, evento organizado em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Administração PPGA/UNIPAMPA e PPGA/UNISINOS, com participação do PPGA/UFRGS e PROFNIT/IFRS, e com apoio da FAPERGS e da DAIINTER/UNIPAMPA.

Dentre as atividades realizadas estavam reuniões para discussão sobre parcerias acadêmicas franco-brasileiras e a realização da palestra “Repensando as Estratégias Colaborativas a partir de uma perspectiva Ética” ministrada pelo Prof. Jean-François Chanlat, Doutor em Sociologia pela Universidade de Montreal no Canadá e Professor Emérito da Université Paris-Dauphine na França.

O palestrante, Prof. Jean-François Chanlat, é autor de cerca de vinte livros e numerosos capítulos de livros e artigos de periódicos publicados em várias línguas e regularmente é convidado a dar palestras e seminários na América Latina, África, Europa, Canadá e na região Ásia-Pacífico. Além disso, o professor possui relação estreita com o Brasil, tendo publicado artigos e livros em português com pesquisadores brasileiros. 

A Profª Laura Alves Scherer, do PPGA/UNIPAMPA, que foi orientanda de estágio doutoral do Prof. Chanlat comenta: “Fui muito bem recebida pelo Prof. Chanlat na Université Paris-Dauphine em 2018/2019, é uma alegria poder recebê-lo aqui no Rio Grande do Sul com a perspectiva de continuidade das parcerias técnico-científicas”.

A UNIPAMPA disponibilizou um ônibus do campus Santana do Livramento para a palestra que ocorreu no Instituto Caldeira, um Hub de Inovação e Tecnologia em Porto Alegre – RS. Participaram estudantes e professores do Mestrado e da Graduação em Administração e do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas (GESTA).

O objetivo do evento foi fomentar o debate e a pesquisa sobre a temática da palestra, promover o intercâmbio de conhecimento e networking entre pesquisadores, docentes e discentes, enriquecer a experiência de formação da carreira acadêmica dos estudantes, e contribuir para as ações de integração e de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação participantes