Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPEng) foi criado em outubro de 2010, quando a proposta foi aprovada de criação do Programa foi aprovada pela CAPES, na área de Engenharias III na modalidade de Mestrado Acadêmico. A primeira turma do programa iniciou suas aulas em agosto de 2011 e até janeiro de 2021 o PPEng titulou 90 mestres. No ano de 2020 o programa passou por uma grande reformulação e em 2021 o PPEng teve sua solicitação de mudança de área básica aprovada junto à CAPES, passando  para a área básica de Engenharias I.

As pesquisas realizadas no programa são voltadas, principalmente, para atender a demanda regional na solução de problemas na área de tecnologia dos materiais e meio ambiente dentro do contexto das Engenharias I. O PPEng possui uma área de concentração, Tecnologia dos Materiais e Meio Ambiente, à qual estão vinculadas as três linhas de pesquisa do programa: Materiais e Estruturas; Modelagem e Simulação; Novos materiais e suas aplicações tecnológicas (mais informações aqui).

Nessas linhas, através das disciplinas e pesquisas, o aluno terá a possibilidade de explorar problemas como: comportamento das estruturas, buscando desenvolver técnicas e recomendações de projeto e execução com foco na inovação, interação do meio ambiente com os sistemas estruturais, produção de grafeno e suas possíveis aplicações, fabricação de materiais cerâmicos, conforto térmico, ilhas de calor urbana, qualidade do ar, interação fluído-estrutura, geração de energia de energias renováveis, fluidodinâmica computacional, termodinâmica computacional, eletromagnetismo computacional e mecânica dos sólidos computacional, entre outros.

O publico alvo do programa são profissionais e graduados nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Física, Matemática, Química e áreas afins. A formação de recursos humanos no PPEng é voltada à aplicação do método científico na solução de problemas e com amplo entendimento do processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dessa forma, o egresso do curso de Mestrado em Engenharia será capaz de realizar estudos, desenvolver e propor métodos, técnicas e ferramentas que permitam implementar soluções em diversas áreas de interesse da Engenharia, principalmente na Engenharia Civil e na preservação do meio ambiental.