External Partnership

Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL)

A CAAL é uma cooperativa com sede em Alegrete, especializada no beneficiamento de grãos, armazenagem , nutrição animal, insumos agrícolas, assistência técnica, varejo voltado ao agronegócio, geração de energia fotovoltaica e termoelétrica. Foi fundada em 1977 e conta com aproximadamente 400 funcionários. Possui um faturamento anual na ordem de R$ 500 milhões (2017). 

Pilecco Nobre Alimentos Ltda

A Pilecco Nobre Alimentos, com sede em Alegrete-RS, está há 46 anos no mercado de alimentos, buscando sempre empregar o que há de mais moderno na indústria orizícola, seu parque industrial conta com o que existe de mais avançado na indústria mundial, reunindo o melhor das tecnologias disponíveis no mercado internacional. É uma empresa integrada às comunidades, proporcionando produção com qualidade em harmonia com a natureza, gerando desenvolvimento autossustentável, mas também, preocupada com o equilíbrio do meio ambiente na sociedade. O Grupo Pilecco Nobre, investe em pesquisas científicas, utilizando tecnologias limpas na produção e industrialização, com reaproveitamento do subproduto, sem gerar desperdícios em suas atividades empresariais, práticas que viabilizam a obtenção de Créditos de Carbono através do projeto de MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – homologado pela ONU. Atua neste projeto como empresa âncora, demandante de tecnologia.

Sílica Verde do Arroz (SVA)

A Sílica Verde do Arroz Ltda, com sede em Alegrete/RS, é uma empresa especializada na geração de energia elétrica a partir da casca de arroz com alta eficiência e extração da sílica de casca de arroz de alta qualidade para utilização no mercado da construção civil e de artefatos técnicos de borracha. Integrando o Grupo Pilecco Nobre Alimentos Ltda, a SVA foi fundada em 2005 e possui uma potência instalada de 5 MW para geração de energia, e uma capacidade de extração de 10.000 toneladas por ano de sílica de casca de arroz de alta qualidade, sendo referência de eficiência no mercado nacional e internacional.

Marcon Embalagens de Vidro

A empresa Marcon é uma empresa estabelecida em Ipê, na serra gaúcha, desde 1980. Esta empresa, nascida como empresa familiar, hoje em dia produz 6.000 garrafões/dia de vidro para armazenamento de vinho. A sua produção envolve cerca de 13 toneladas de vidro/dia, e assim se insere no programa como umas das possíveis beneficiárias do produto vidro sustentável, produzido a partir do lixo agrícola cinza da casca de arroz.

Ecoeficiência Soluções Ambientais

É uma empresa que, desde 2015, atua no segmento de consultoria e soluções ambientais. A equipe é formada por especialistas qualificados, com mais de dez anos de experiência no setor. Trabalhando sempre com profissionalismo, qualidade e pontualidade. Preza pela excelência no atendimento das necessidades de empresas, de empreendedores e de órgãos públicos. Sempre orientada pela legislação ambiental vigente e buscando o bem da comunidade e do meio ambiente. A empresa busca parceiros para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às atuais demandas de gestão ambiental do mercado. WebSite: http://www.ecoeficiencia.eco.br.

Parque Científico e Tecnológico do Pampa – PampaTec

O PampaTec tem como ideia fundamental o desenvolvimento sustentável do território do bioma Pampa, por meio da criação de um ambiente de inovação tecnológica, conectando universidades, governos e empresas de base tecnológica. É mantido pela Universidade Federal do Pampa em sua sede física no Campus Alegrete, mas desenvolvendo ações de fomento ao empreendedorismo inovador nos 10 Campi da Universidade.

Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Fundada em 17 de dezembro de 1985, a Associação dos Arrozeiros de Alegrete, foi filha emancipada da então Associação Comercial e Industrial de Alegrete. Sua constituição oficial se deu com a publicação do Estatuto Social no Diário Oficial de 08 de setembro de 1987, aprovado pela diretoria recém eleita em 24 de agosto deste mesmo ano. Participou da idealização e realização da 1º Abertura da Colheita do Arroz, em 19 de março de 1988, evento inédito no Brasil, consagrando um dos maiores acontecimentos da orizicultura, ainda nos dias de hoje, e pelo chamamento às entidades arrozeiras constituídas para a formação, em 1989, da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul – a FEDERARROZ. Dentre suas atividades, promove anualmente o evento “Semana Arrozeira”, com palestras técnicas, discussões e mostra tecnológica da cadeia produtiva do arroz.

Sindicato Rural de Alegrete

É uma das mais antigas entidades rurais do Rio Grande do Sul. Promove anualmente a “Exposição Agropecuária de Alegrete”, uma das maiores do estado do Rio Grande do Sul.

Centro Empresarial de Alegrete

O Centro Empresarial de Alegrete – CEA, é uma entidade associativa que nasceu da união entre Associação Comercial e Industrial de Alegrete, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas e Associação dos Jovens  Empresários do Alegrete, tendo como resultado  dessa união, o fortalecimento da representatividade de diversos segmentos empreendedores. Assim, a entidade busca garantir uma atuação convergente com ações estratégicas voltadas a atender os anseios da ampla classe de empreendedores do Município e da região. As atividades do CEA se estendem ao Município de Manoel Viana, onde se promove o fomento ao empreendedorismo e apoio técnico e institucional, garantindo a participação associativa e na diretoria da entidade, o que resulta na efetiva representatividade das organizações empresariais daquele Município junto ao Centro Empresarial.

Prefeitura Municipal de Alegrete

Atua nos projetos por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, principalmente na instalação e manutenção do Open Lab junto ao PampaTec para atender às demandas de prototipação das empresas inovadoras e da sociedade em geral. Assim como nas ações de atualização da legislação e execução de políticas de fomento à inovação, e também na divulgação do Cluster em Feiras, Eventos e Meios de Comunicação.

Câmara de Vereadores de Alegrete

Atua nos projetos na discussão, promoção e operacionalização da Lei Municipal da Inovação de Alegrete. Além disso, atuará na divulgação e expansão da importância do projeto para as cidades da região e do estado, para que o cluster “Centro de Agrotecnologia e Inovação do Pampa” se torne um polo de referência em inovação para toda a fronteira oeste do Rio Grande do Sul.