News

RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS EM REGIME ESPECIAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA (PPEng) – 2º SEMESTRE/2022

Nº Inscrição

Candidato

Disciplina

263796

Paola da Rosa Lira

Materiais e meio ambiente – AL5123

Técnicas de caracterização dos materiais II – AL5070

Tópicos especiais em Tecnologia dos materiais e meio ambiente I – AL5031

Introdução ao desenvolvimento sustentável: clima

e energia – AL5097

263807

Dênis Ribeiro Carvalho

Introdução ao desenvolvimento sustentável: clima e energia – AL5097

Materiais e meio Ambiente – AL5123

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais I – AL5031

263818

Raquel Veloso Castro

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais e meio ambiente I – AL5031

Métodos Matemáticos em engenharia – AL5023;

Introdução ao desenvolvimento sustentável: clima e energia – AL5097

263871

Felix Vietta Filho

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais I – AL5031

Materiais compósitos – AL5079

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais II, al 5032;

263898

Luíza Dotta Scarrone

Materiais e meio Ambiente – AL5123

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais I – AL5031

Introdução ao desenvolvimento sustentável: clima e energia – AL5097

263811

Anderson Ferreira Diniz

Materiais e meio Ambiente – AL5123

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais II – AL5032

Introdução ao desenvolvimento sustentável: clima e energia – AL5097

263901

ALEXANDRE SANTOS LANGWINSKI

Materiais e meio Ambiente – AL5123

Materiais compósitos – AL5079

Técnicas de caracterização dos materiais II – AL5070

Tópicos especiais em tecnologia dos materiais I – AL5031

 

Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail sec.pos.alegrete@unipampa.edu.br, assunto Regime Especial PPEng.

Resultado final Processo seletivo Edital 210/2022

De acordo com o edital de seleção, item 5.1.3, todos os alunos que se encontram na situação de SUPLENTE estão APROVADOS. No entanto, estes serão redistribuídos de acordo com as vagas ofertadas pelos professores do programa.

OBS: De acordo com a inscrição, o candidato deveria escolher dois possíveis orientadores. O candidato melhor classificado automaticamente fica com a primeira opção escolhida

Orientador

Vagas

Candidato

Nota final

Vaga*

Resultado

Chiara Valsecchi

1

Matheus Ramalho Chim

71,85

AO

Classificado

Felipe Denardin Costa

1

Vaga ociosa

Gabriela Silveira da Rosa

1

Vaga ociosa

Jacson Weber Menezes

1

Vaga ociosa

Luis Eduardo Kosteski

1

Leonardo Cambraia Mendonça

93,02

AO

Classificado

Letícia Larré de Oliveira

70,22

AO

1º Suplente

Luis Enrique Gomes Armas

2

Lucas Tito Vieira

73,30

AO

Classificado

Luana Ferreira Hohemberger

70,35

AO

Classificado

Lucas Gehrke Rilo

AO

Não classificado

Luiz Eduardo Medeiros

1

Vaga ociosa

Marco Durlo Tier

1

Vaga ociosa

* A0: Ampla concorrência; TAE: reservada a candidatos técnico-administrativos

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS EM REGIME ESPECIAL PARA o PPEng – 2º SEMESTRE/2022

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS EM REGIME ESPECIAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA (PPEng) – 2º SEMESTRE/2022

1. MATRÍCULA EM REGIME ESPECIAL

1.1 Os discentes nesta modalidade de matrícula podem cursar disciplinas de um curso de pós-graduação stricto sensu, até o limite de 20 (vinte) créditos, observando as normas de pós-graduação da Unipampa e o Regimento do Programa de Pós-Graduação a qual pertence a disciplina que pretende cursar.

1.2 Em caso de aprovação do aluno em regime especial, em processo seletivo para aluno regular, as disciplinas cursadas em regime especial poderão ser aproveitadas para contabilização de créditos. A solicitação deve ser feita pelo aluno.

1.3 As componentes curriculares cursadas em modalidade de regime de aluno especial terão validade de 4 anos.

1.4 A matrícula em Regime Especial não cria qualquer vínculo do aluno com o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa e os discentes matriculados na Categoria de Aluno em Regime Especial não são considerados Alunos Regulares do Curso, não tendo as prerrogativas destes.

2. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

2.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso de discentes em Regime Especial no Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPEng), em nível de Mestrado, estarão abertas no período indicado no item 9 da presente chamada.

2.2 As inscrições serão realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição online (que deve ser realizado no endereço eletrônico https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/) com envio da documentação solicitada anexada, da seguinte forma:

– anexar no campo “arquivos da inscrição”, os documentos descritos no item 3 desta chamada;

– todos os arquivos devem estar em formato PDF;

– o nome de cada arquivo deve ser curto, separado por underline (“_”)

– reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de “dpi”.

2.3 Serão considerados recebidos os documentos para inscrição que forem enviados pelo sistema até as 23h59min do último dia indicado para realização das inscrições, conforme item 9 desta chamada.

2.4 O Programa de Pós-Graduação não poderá ser responsabilizado por problemas ocorridos no envio da documentação.

3. INSCRITOS/ PÚBLICO ALVO

3.1 Somente poderão cursar disciplinas como alunos em regime especial de matrícula:

a) Portadores de diploma de curso superior;

b) Acadêmicos dos cursos de graduação da Unipampa, desde que tenham cumprido, com aproveitamento no mínimo, 75% dos créditos do currículo do curso;

c) Acadêmicos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

4.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

  1. Preenchimento da ficha de inscrição online, de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento da ficha, o candidato deverá anexar cópia em pdf dos seguintes documentos:

  1. Diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), se aplicável;

  2. Histórico escolar completo da graduação;

  3. Currículo cadastrado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modelo completo;

  4. Carteira de Identidade com foto contendo os números de Registro Geral (RG) e Cadastros de Pessoas Físicas (CPF), se brasileiro, ou Passaporte válido, se estrangeiro;

  5. Título Eleitoral acompanhado do comprovante de votação na última eleição (2 turnos) ou comprovante de quitação eleitoral expedido em qualquer Cartório Eleitoral, ou ainda, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço eletrônico: <http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral>;

  6. Certificado de quitação com o Serviço Militar Obrigatório, quando aplicável;

  1. Os estudantes de graduação da Unipampa devem apresentar atestado que comprove o aproveitamento de 75% (Setenta e cinco por cento) dos créditos do currículo do curso de graduação, fornecido pela Unipampa e carta de recomendação de ao menos um docente permanente do programa;

  2. Os estudantes vinculados a outros PPGs da Unipampa ou de outras IES nacionais ou estrangeiras, também devem apresentar atestado de matrícula e carta de recomendação de ao menos um docente permanente do programa.

5. VAGAS

5.1 O PPEng disponibilizará 56 vagas para discentes para matrícula em regime especial, conforme os componentes curriculares apresentados abaixo, sendo os horários sujeitos a alterações.

  • 8 vagas na disciplina de MATERIAIS COMPÓSITOS, AL 5079;

  • 8 vagas na disciplina de MÉTODOS MATEMÁTICOS EM ENGENHARIA, AL 5023;

  • 8 vagas na disciplina de MATERIAIS E MEIO AMBIENTE, AL 5123 ;

  • 8 vagas na disciplina de TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS II, AL 5070 ;

  • 8 vagas na disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DOS MATERIAIS I, AL 5031;

  • 8 vagas na disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DOS MATERIAIS II, AL 5032;

  • 8 vagas na disciplina de INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CLIMA E ENERGIA, AL 5097

5.2 Os componentes curriculares requeridos pelo candidato deverão ser listados no formulário de inscrição online.

6. SELEÇÃO

6.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia. O candidato deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas nesta chamada, conforme datas e horários divulgados no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais – GURI e, também, na seguinte página eletrônica: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppeng/

6.2 A seleção dos candidatos ao Mestrado em Engenharia será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

  • Pontuação obtida na média aritmética das disciplinas cursadas na graduação, por ordem decrescente. Seguindo a classificação, as disciplinas serão oferecidas até o preenchimento das vagas especificadas no item 5 desta chamada.

7. DOS RESULTADOS

7.1 A divulgação dos resultados do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no item 9 da presente chamada, no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais – GURI e também na página eletrônica do PPEng.

8. DOS RECURSOS

8.1 Os recursos devem ser enviados para o endereço eletrônico: sec.pos.alegrete@unipampa.edu.br, no período especificado no item 10.

9. MATRÍCULA

9.1 Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas estipulado pelo PPEng, no item 5.1.

9.2 As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas, nas datas previstas no cronograma, pelas secretarias acadêmicas ou de pós-graduação, de acordo com o resultado do processo seletivo       informado pela Coordenação do PPG e divulgados no sistema Guri.

9.2.1 Para efetivação das matrículas as secretarias organizarão pasta digital dos candidatos aprovados, contendo os documentos enviados por eles no ato da inscrição através do sistema Guri.

9.2.2 Caso a documentação não esteja completa, a secretaria poderá solicitar complementação.

10. DATAS IMPORTANTES

10.1 As fases do processo seletivo, com as respectivas datas, são as que seguem:

a) Período de Inscrições: 25/08/2022 a 29/08/2022

b) Divulgação das Inscrições Homologadas: até 29/08/2022

c) Período de Recursos: 30/08/2022 a 31/08/2022

d) Divulgação de Resultados Finais: até 02/09/2022

e) Período de Matrícula: 08/09/2022 e 09/09/2022

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 As divulgações de resultados decorrentes deste processo seletivo, bem como os adendos ou alterações, serão publicadas na Página do PPEng, link: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppeng/, e na Página do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais – GURI, link https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/

11.2 Na hipótese de haverem vagas não preenchidas, os candidatos serão chamados de acordo com a lista de suplentes divulgada junto com o resultado final, obedecendo aos mesmos critérios de classificação dos candidatos aprovados.

11.3 Cabe ao candidato acompanhar o processo seletivo e suas alterações na página do Sistema GURI.

11.4 Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos por seu respectivo Programa de Pós-Graduação.

11.5 Ao inscrever-se neste processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas nesta chamada, as normas vigentes que regulam os Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pampa e a Regulamentação Específica do Programa de Pós-Graduação para o qual está se inscrevendo.

11.6 Outras informações sobre o calendário e outras orientações sobre o Regime Especial de Pós-Graduação são disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Pampa no endereço eletrônico <https://sites.unipampa.edu.br/prpg/processo-seletivo-regime-especial/>.

Alegrete, 01 de agosto de 2022.

Prof. Jacson Weber de Menezes

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharias (PPEng)

Cronograma e critérios de defesa do pré-projeto de pesquisa: Edital 210/2022

  1. Cronograma de atividades após homologação dos candidatos

 

Período para as defesas de trajetória acadêmica*

08/08/2022–10/08/2022

Divulgação dos resultados preliminares

12/08/2022

Período para Recursos

Até 14/08/2022

Divulgação dos resultados finais

15/08/2022

 

OBS: As etapas subsequentes estão descritas no edital

1º Chamada: Dia 08/08/2022

Nome do Candidato Horário Local da defesa
Lucas Gehrke Rilo 14h Sala Virtual*
Leonardo Cambraia Mendonça 14h20min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Letícia Larré de Oliveira 14h40min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Luana Ferreira Hohemberger 15h Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Lucas Tito Vieira 15h20min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Matheus Ramalho Chim 15h40min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete

 

2º Chamada: Dia 10/08/2022

Nome do Candidato Horário Local da defesa
Leonardo Cambraia Mendonça 10h30min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Letícia Larré de Oliveira 10h50min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Luana Ferreira Hohemberger 11h10 min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Lucas Tito Vieira 11h30min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Matheus Ramalho Chim 11h50min Sala 201 do prédio A2 do Campus Alegrete
Lucas Gehrke Rilo 12h10min Sala Virtual*

*A defesa de trajetória acadêmica será realizada de forma on-line via google meet no dia e horário descritos na tabela acima. Acesse o link 5 min antes do horário agendado para deixar tudo pronto para a apresentação no horário agendado. https://meet.google.com/yey-jvvm-hdn

Critérios de avaliação da defesa de trajetória acadêmica: (30 pontos)

1. Organização da apresentação: 8,0 pontos

2. Tempo (entre 8 e 10 min): 10,0 pontos (desconto de 1,5 pontos por min a mais ou a menos)

3. Avaliação oral: ênfase na experiência indicada no currículo, motivação e expectativa de conclusão do curso: 12,0 pontos

Comissão examinadora

Prof. Dr. Alisson Simonetti Milani , Prof. Dr. Luis Enrique Gomez Armas, Prof. Dr. Luiz Eduardo Medeiros