Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração:

    • Tecnologia dos Materiais e Meio Ambiente

A área de concentração Tecnologia dos Materiais e Meio Ambiente é uma junção de duas áreas “clássicas” da área das Engenharias I. Assim, utilizando práticas de caráter inter e multidisciplinar, tem por objetivo a utilização de conhecimentos de ciências básicas e de engenharia para implementar ações que levem ao estudo e ao desenvolvimento tecnológico e sustentável de materiais, bem como sua aplicação a equipamentos e sistemas estruturais, assim como a sua interação com o meio ambiente. 

O PPEng divide-se em três linhas de pesquisas, que muitas vezes interagem entre si, tendo projetos que pertencem a duas ou mais destas linhas. As linhas de pesquisa são:

Linhas de pesquisa:

 

    • Materiais e Estruturas

Esta linha de pesquisa visa a aplicação e o estudo de materiais na engenharia, assim como a análise, o dimensionamento e a verificação da estabilidade e da segurança de sistemas e elementos estruturais. Para obter os comportamentos e propriedades desejados, é necessário investigar a relação entre microestrutura e processamento dos materiais, o processo construtivo de componentes mecânicos e estruturais, bem como o efeito de cargas externas, cargas térmicas, ataque de meio ambiente (corrosão química e radiação nuclear), seja de maneira estática ou dinâmica. Esta linha trabalha, também, na compreensão do comportamento das estruturas, buscando desenvolver técnicas e recomendações de projeto e execução com foco na inovação. Envolve, também, a análise da interação do meio ambiente com os sistemas estruturais buscando entender e analisar as ações que um exerce sobre o outro e/ou a forma de otimizar esta interação de forma sustentável. Além disso, são desenvolvidas novas técnicas e novos materiais na construção e reabilitação de pavimentos e estradas vicinais e na construção de barragens de terra.

Docentes envolvidos:  

Prof. Dr. ALISSON SIMONETTI MILANI; Profª.  Drª. FERNANDA BIANCHI PEREIRA DA COSTA; Prof. Dr. EDERLI MARANGON; Prof. Dr. JAELSON BUDNY; Prof. Dr. LUIS EDUARDO KOSTESKIProf. Dr. MARCO ANTÔNIO DURLO TIER 

    • Modelagem e Simulação

Esta linha de pesquisa é encarregada da simulação e modelagem de problemas, que possam ter aplicações em engenharia civil, e na preservação do meio ambiente, tendo como característica principal a interdisciplinaridade. A linha de pesquisa tem como base a matemática, física, ciência da computação e mecânica aplicadas na solução de problemas. Dessa forma, o tema de interesse da linha de pesquisa é o estudo teórico e experimental dos fenômenos atmosféricos, que possam ter implicações em problemas de engenharia civil e na preservação do ambiente, tais como, balanço energético próximo à superfície, conforto térmico, qualidade do ar, interação fluído-estrutura, geração de energia. Ademais, estudos de fluidodinâmica computacional, termodinâmica computacional, eletromagnetismo computacional e mecânica dos sólidos computacional, aplicados a problemas de engenharia civil e ambiental, também são algumas das especialidades dentro desta linha.

Docentes envolvidos: 

Prof. Dr. CESAR FLAUBIANO DA CRUZ CRISTALDOProf. Dr. FELIPE DENARDIN COSTAProf. Dr. LUIS EDUARDO KOSTESKIProf. Dr. LUIZ EDUARDO MEDEIROS;  Prof. Dr. RAFAEL MARONEZE

    • Novos Materiais e suas Aplicações Tecnológicas

O foco principal desta linha de pesquisa está na produção de novos materiais, aplicáveis à engenharia e à construção civil, que possam ser definidos como sustentáveis, dando uma aplicabilidade e agregando valor comercial a resíduos industriais/agrícolas que, normalmente, são descartados na natureza. Os estudos vão desde a fabricação de dispositivos, utilizando materiais alternativos, até estudos (experimentais e teóricos) de processos de síntese, caracterização e produção de micro e nanomateriais uni, bi e tridimensionais. Como exemplo, pode-se citar a produção de grafeno e suas possíveis aplicações como biosensores, nanorrevestimentos, nanomembranas, nanomateriais estruturais e nanomateriais funcionais; fabricação de materiais cerâmicos, filtros, entre outros. Para a caracterização dos materiais, diversas técnicas são utilizadas com destaque para: Espectroscopia Raman, infravermelho (FTIR), Espectrofotometria Uv-Vis, difração de raios X (DRX), Fluorescência de raios X (FRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM).

Docentes envolvidos:  

Profª. Drª CHIARA VALSECCHI; Profª. Drª. GABRIELA SILVEIRA DA ROSAProf. Dr. JACSON WEBER DE MENEZESProf. Dr. LUIS ENRIQUE GOMEZ ARMAS; Prof. Dr. MARCO ANTÔNIO DURLO TIER