Perguntas e respostas | Curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

Perguntas e respostas

Elencamos aqui as principais dúvidas que recebemos a respeito do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação!

Pergunta: Não poderei participar das aulas todos os finais de semana, é possível recuperar?

Resposta: O curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação é presencial, sendo assim, de acordo com as normativas da Unipampa, é necessário obter o mínimo de 75% de presença nas aulas em cada uma das disciplinas. A apresentação de atestado para justificar faltas permite a recuperação de alguma atividade avaliativa, caso tenha sido realizada, mas não abona as faltas. O aluno, ao se inscrever para o processo seletivo do curso, assume a ciência de que deverá participar das aulas presenciais nos horários indicados. A reprovação em algum dos componentes curriculares, seja por falta ou nota, impede a expedição do diploma, visto que não há previsão de novas edições do curso, portanto, não há previsão de outra oferta das disciplinas.

Pergunta: Que dia iniciam as aulas do curso?

Resposta: A aula inaugural do curso está prevista para os dias 01 e 02 de abril de 2016. A previsão das aulas de cada uma das disciplinas do primeiro semestre já está disponível no página do curso.

Pergunta: Somente professores podem se inscrever no curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação?

Resposta: O público-alvo do curso é formado por profissionais graduados na área do curso e/ou áreas afins. O curso de Neurociência Aplicada à Educação é considerado como um curso na área da Educação. São consideradas áreas afins à temática do curso as áreas de ciências biológicas e saúde. Assim, profissionais destas áreas, licenciados ou não, podem concorrer à vagas no curso. Outros casos serão avaliados pela comissão de seleção no momento oportuno. Cabe salientar, no entanto, que o curso tem forte aplicabilidade à educação, sendo assim, os profissionais interessados precisam ter afinidade com esta área.

Pergunta: Este curso trata-se de um curso de especialização em educação especial?

Resposta: Não. O curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação não é igual a um curso de Especialização em Educação Especial e/ou Educação Inclusiva. A proposta do curso é discutir aspectos da neurociência aplicada à educação e como esta pode contribuir com os processos educacionais como um todo. Embora alguns aspectos de educação inclusiva virão a ser discutidos em disciplinas específicas, este não é o objetivo principal do curso.

Pergunta: Qual o valor da mensalidade do curso?

Resposta: O curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação é totalmente gratuito, não havendo cobrança de custos de mensalidade.

Pergunta: As vagas ofertadas são somente para o campus de Uruguaiana ou a especialização será oferecida em outros campi?

Resposta: Todas as atividades do curso serão desenvolvidas em Uruguaiana. O aluno, ao se inscrever, assume a ciência de que deverá assistir às aulas presenciais no campus da Unipampa de Uruguaiana. Não há previsão de oferta do curso em outros campi.

Pergunta: O pré-projeto solicitado no edital é o mesmo que desenvolvi na conclusão da graduação? Ou eu tenho que criar um novo relacionado ao tema Neurociência?

Resposta: Não, trata-se de uma nova ideia de projeto, que, ao longo do curso, poderá ser trabalhada junto ao professor orientador para desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso do aluno. O pré-projeto deve estar relacionado ao tema do curso (neurociência aplicada à educação) e o referencial teórico utilizado fica a critério do candidato.