Daniel Ventura Dias: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Sagrado Coração (2007), Especialização em didática e metodologia do ensino superior pela Faculdade Anhanguera de Bauru (2010), Mestrado em Anatomia pela Universidade de São Paulo (2011) e Doutorado pelo programa de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2014). Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia, atualmente é Professor Adjunto da disciplina de Anatomia Humana e neuroanatomia da Universidade Federal do Pampa. Coordenador do grupo de estudo e pesquisa em anatomia funcional na linha de pesquisa em degeneração e regeneração de nervos periféricos e na recuperação sensório-motora nos distúrbios neuromotores decorrentes de lesões no sistema nervoso. Tem experiência em Anatomia Humana, Anatomia e Neuroanatomia para a educação básica, uso de novas estratégias educacionais para o ensino de anatomia e neuroanatomia, Lesões nervosas periféricas e Reabilitação funcional de nervos periféricos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0608415543843353
E-mail: dvdbio@hotmail.com
Diana Paula Salomão de Freitas: Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2008), Mestrado em Educação Ambiental (2010) e Doutorado em Educação em Ciências (2015), cursados na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. As linhas de estudo e pesquisa relacionam-se à área de Educação, com focos: na formação acadêmico profissional de professores de Ciências; em metodologias e avaliação no ensino de biologia; fundamento estético-ambiental na formação de professores e interdisciplinaridade. Lattes:http:// lattes.cnpq.br/3147425109706294
E-mail: disalomao@gmail.com
Elena Maria Billig Mello: Formação na área de Educação, com Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria) e Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). As linhas de estudo e pesquisa relacionam-se à área de Educação, especialmente em temas, como: valorização e formação de professores, política e gestão educacional; além de aspectos relacionados ao: processo ensino-aprendizagem, currículo, projeto político-pedagógico. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336897624367746
E-mail: elenamello@unipampa.edu.br
Eloá Maria Chiquetti: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1986) , especialização em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (1998), Mestrado Profissional em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2008). Docente na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração Movimento Humano, Saúde e Performance, linha de pesquisa DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO E DO CONTROLE MOTOR. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurofuncional, desenvolvimento motor, psicomotricidade , desenvolvimento infantil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4480938481569672
E-mail: eloachiquetti@hotmail.com
Felipe P Carpes: Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde coordena a comissão de pesquisa no Campus Uruguaiana. É docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UNIPAMPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM. Atualmente é o Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e é membro do Conselho Executivo da International Society of Biomechanics (ISB), na qual colabora em projetos voltados ao desenvolvimento da biomecânica em países em desenvolvimento. Desenvolve e orienta projetos com o objetivo de prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimento no contexto do esporte e reabilitação em modelos de estudos com humanos e modelos animais, de modo o contribuir para melhora da qualidade de vida das pessoas. Coordena um programa institucional de extensão universitária, com fomento externo, voltado a promoção de exercício físico e cognitivo para idosos. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência, do ensino à distância e da inovação didático-pedagógica no ensino superior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4752530725363240
E-mail: carpes@unipampa.edu.br
Francéli Brizolla: Licenciada em Educação Especial (pela Universidade Federal de Santa Maria, 1997), com formação stricto sensu na área de Educação – política e gestão da educação – com os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000 e 2007, respectivamente). As linhas de docência, estudo e pesquisa relacionam-se à área de Educação, especialmente em temas, como: política e gestão da educação (especial/inclusiva) na educação básica e superior, atendimento educacional especializado e processos de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência, principalmente, deficiência intelectual, além de temáticas relacionadas à formação docente, ao currículo e ao projeto político-pedagógico na área da educação inclusiva. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1822354320609261
E-mail: francelibrizolla@unipampa.edu.br
Gustavo Ferreira: Fisioterapeuta pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Mestre (2010) e Doutor (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Doutorado Sanduíche na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, Alemanha (2013) e Pós-doutorado em Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (2014). É professor Adjunto de Fisiologia na Universidade Federal do Pampa. Tem experiência em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Epidemiologia, Biologia Molecular, Fisiologia Humana e do Exercício, tendo interesse em pesquisas na área de neurociência e atividade física. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3687230954390047
E-mail: gusdiasferreira@gmail.com
Helen Schimidt: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa com aperfeiçoamento em Neurofisiologia pela Universidade de Alberta, Canadá. Atualmente é doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa e membro do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, onde desenvolve projetos relacionados com aspectos neuromusculares do movimento humano no contexto do esporte e reabilitação. Adicionalmente, desenvolve projetos em parceria com o Grupo de Pesquisa em Neurofisiologia da Universidade Federal do Pampa nas temáticas relacionadas a memória e cognição em modelos animais de doenças neurodegenerativas e isquêmicas. Tem interesse em promover a divulgação da pesquisa e ciência na escola por meio da inovação didático-pedagógica em todas as fases do ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1680757164306796
E-mail: helen_lidiane@yahoo.com.br
João Cleber Theodoro de Andrade: Possui graduação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Ciências Biológicas – Morfologia e doutorado em Biologia Celular e Estrutural – ANATOMIA pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e atualmente ocupa o cargo de Diretor do Campus Uruguaiana. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao estudo do Sistema Neuropeptidérgico do Hormônio Concentrador de Melanina e da Orexina no Núcleo Motor Dorsal do Nervo Vago – Estudo Experimental em ratos; e, à compreensão do corpo humano sob o olhar do estudante do ensino fundamental e médio. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3268338503303216
E-mail: theodorodeandrade@gmail.com
Liane da Silva de Vargas: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, mestrado em Bioquímica e é doutoranda em Bioquímica, ambos pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa, atuando em temáticas relacionadas à aprendizagem e memória, como a modulação dos processos de consolidação, persistência e extinção das memórias de medo em modelo animal, Neurociência e Educação e Popularização da Neurociência. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6917041172669735
E-mail: lianeevargas@gmail.com
Maria Flávia Marques Ribeiro: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto Cajal- Madri-Espanha (2000). Especialista em Docência do Ensino Superior (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroesteroides e neuroproteção, DHEA, progesterona, metabolismo. Estuda também a Formação de Professores, o Ensino de Fisiologia e a Fisiologia do Ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0959063179708785
E-mail: mflavia@ufrgs.br
Mauren Souza: Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2007). Cursou Mestrado em Farmacologia buscando compreender o papel da administração de creatina sobre a consolidação da memória em modelo experimental (UFSM-2009). Concluiu o Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica com ênfase nos efeitos do exercício físico e suplementação com cafeína como neuroprotetores em modelo experimental de convulsão (UFSM-2012). Realizou Pós-doutorado em Neurociências (2012-2013) na Universidade de Alberta (Canadá), investigando a ocorrência de convulsões após um episódio de acidente vascular encefálico (AVE) em modelo experimental, bem como na compreensão dos mecanismos pelo qual a reabilitação auxilia na recuperação após o AVE. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana, membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis), onde investiga os efeitos do chá verde e do exercício físico no dano oxidativo, recuperação neuromotora e convulsões após AVE isquêmico e hemorrágico, atuando também em estudos na linha de popularização da Neurociência e Neurociência e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1571752069730472
E-mail: maurensouza@gmail.com
Morgana Duarte da Silva: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), especialização em acupuntura pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (2006) e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), com estágio sanduíche realizado no laboratório de Neurobiologia da Dor da University of Iowa (IA – EUA). Atualmente é professora na Universidade Federal do Pampa (Uruguaiana – RS). Tem experiência na área de Fisioterapia, Fisiologia, Dor e inflamação, Acupuntura e outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e Eletroterapia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9224466302319645
E-mail: morganasilva@unipampa.edu.br
Pâmela Billig Mello Carpes: Graduada em Fisioterapia, possui Formação Pedagógica com habilitação em Anatomia e Fisiologia Humana, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia, e período de pós-doutorado na área de Neurofisiologia na KUL, Leuven, Bélgica. É professora de Fisiologia Humana na UNIPAMPA e orientadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica (UNIPAMPA) e Fisiologia (UFRGS). É membro da American Physiological Society, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, na qual integra também da Comissão de Ensino de Fisiologia. Suas linhas de estudo e pesquisa estão relacionadas à compreensão dos processos neurobiológicos envolvidos na aprendizagem e memória, ensino de ciências com ênfase em fisiologia, uso de estratégias pedagógicas baseadas na neurociência, neurociência e educação, e divulgação da ciência/neurociência. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0450761543923331
E-mail: pamelacarpes@unipampa.edu.br
Rafael Roehrs: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professor no curso de Ciências da Natureza-Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa. Dentre suas linhas de pesquisa está a linha “Múltiplas Representações”, que é uma linha de investigação que se refere à prática de representar um mesmo conceito utilizando diferentes modos, em que cada forma representacional carrega processos cognitivos que são mais ou menos fáceis de mediar sobre um sistema semiótico do que em outros, o que respeita a individualidade do estudante. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2145471376587567
E-mail: rafael.roehrs@gmail.com
Rodrigo de Souza Balk: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia e orientador colaborador do PPG Bioquímica da Unipampa. Líder do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Humana (GPFIS) e Grupo de Estudos em Nutrição e Qualidade de Vida (GENSQ). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Saúde Coletiva da Unipampa. Tem experiência na área de Neurociências e Bioquímica envolvendo estresse, neuroquímica e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Aquática e Neurologia Adulto. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8871615237315962
E-mail: rodrigo.balk@gmail.com