A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) faz parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica financiado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevê a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.
A Universidade Federal do Pampa foi criada pelo governo federal para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A expansão da educação pública superior, com a criação da Universidade Federal do Pampa, além de concretizar um antigo sonho da população, permite que a juventude, ávida de conhecimentos, permaneça em sua região de origem e adquira as informações necessárias para impulsionar o progresso de sua região, no momento em que se forma mão-de-obra qualificada, e aumenta-se a auto-estima de seus habitantes, tendo, como consequência, o surgimento de novas famílias, cujos filhos vislumbrarão opções para que se desenvolvam sociedades cultural e economicamente independentes.
O campus Caçapava do Sul e a cidade
O Campus Caçapava do Sul, sede do Curso de Geologia, também sedia os cursos de graduação em Geofísica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Minas, e Licenciatura em Ciências Exatas. Além dos cursos de graduação, o Campus também sedia o Mestrado Profissional em Engenharia Mineral e em Matemática.
O Campus Caçapava do Sul oferece estrutura administrativa, salas de aulas, salas de professores, auditório, laboratórios básicos e específicos, biblioteca, espaço para estudo, Núcleo de Desenvolvimento Educacional e Restaurante Universitário. Atualmente, está havendo um esforço para ampliar a oferta de atividades culturais, artísticas e esportivas.
A cidade de Caçapava do Sul está localizada na região centro-sul do Rio Grande do Sul, distante 100 km de Santa Maria, 200 km de Pelotas e 260 km de Porto Alegre. Caçapava do Sul possui uma população de aproximadamente 32 mil habitantes, baixos índices de violência e um custo de vida relativamente baixo quando comparado a outros centros maiores.
A cidade de Caçapava do Sul é a capital gaúcha da geodiversidade em razão da grande quantidade e variedade de feições geológicas presentes na região, que propiciam a realização de uma grande quantidade de esportes ao ar livre como caminhada, ciclismo, escalada, remo, entre outros.

