Processo seletivo | Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia

Processo seletivo

O processo seletivo para ingresso no curso é composto por três itens: Análise do histórico de graduação, análise do currículo Lattes e entrevista.

  1. Histórico de graduação:

    Nesta etapa será calculada a média das notas obtidas pelos candidatos durante sua graduação. Para o cálculo da média serão consideradas apenas as notas das disciplinas que o candidato obteve aprovação. Os candidatos egressos de instituições que utilizam conceito ao invés de notas terão seus conceitos convertidos em um valor numérico conforme a tabela: Tabela de conversão de conceito para notas. Esta etapa equivale a 30% da nota atribuída no processo seletivo.

  2. Currículo Lattes:

    Nesta etapa será feita a análise da produção acadêmica e a experiência profissional na área do curso. Todos os itens que forem listados no currículo Lattes deverão ser comprovados através de cópia de certificado ou documento equivalente. Essa comprovação deve ser entregue junto com o currículo no momento da inscrição. A pontuação que será atribuída a cada item está descrita no arquivo: Tabela de pontuações do currículo Lattes. Os itens que não constam na tabela de pontuação não serão pontuados e, consequentemente, não precisam ser comprovados. Esta etapa equivale a 30% da nota atribuída no processo seletivo.

  3. Entrevista:

    A etapa de entrevista visa avaliar a capacidade do candidato de refletir sobre sua formação acadêmica e compreender suas perspectivas com relação ao curso. Os candidatos serão questionados quanto à área de interesse (com relação às áreas cobertas pelo curso) para que seja possível definir um possível orientador caso o candidato seja aprovado. É recomendável que os candidatos informem-se sobre as linhas de pesquisa e temas de interesse de cada docente envolvido no curso. Esta etapa equivale a 40% da nota atribuída no processo seletivo.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Campus Itaqui da Unipampa ou pelos correios(SEDEX) nos dias e horários descritos no edital de seleção.
As entrevistas serão marcadas após o encerramento das inscrições. Os dias, horários e locais das entrevistas serão divulgados na página do curso no período descrito no edital de seleção.