Estrutura Curricular | Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia

Estrutura Curricular

O curso está dividido em dois módulos (Básico e Específico), sendo 7 componentes curriculares obrigatórias no módulo Básico que totalizam 240 horas e 14 componentes curriculares eletivas no módulo Específico das quais o aluno precisará cursar com aprovação mais 120 horas. O aluno deverá integralizar as 360 horas dos módulos Básico e Específico nos dois primeiros semestre do Curso. Além disso, o aluno precisará, ainda, elaborar um Trabalho de Conclusão (TCC) na forma de um artigo científico dentro do prazo de 18 meses do início do curso.
No módulo Básico o estudante irá revisar e ampliar conceitos sobre informática e sobre cada uma das ciências exatas básicas (Matemática, Química e Física). Portanto, todos os estudantes, independentemente de sua formação e área de interesse, irão cursar as disciplinas propostas no módulo Básico. O objetivo desse módulo Básico é desenvolver no estudante a capacidade de relacionar os conhecimentos de cada área e utilizá-los de forma interdisciplinar.
No módulo Específico o estudante irá aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas cobertas pelo curso devendo escolher, dentre as disciplinas disponíveis, aquelas que irá cursar para totalizar no mínimo mais 120 horas. Desta forma, o estudante deverá optar pelas disciplinas do módulo Específico com apoio de seu orientador para possuir fundamentação teórica suficiente ao desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
O curso será oferecido de forma concentrada nas sextas-feiras (em turno noturno) e aos sábados (em turno diurno), ofertando os componentes curriculares em módulos. Tal metodologia visa atingir uma formação progressiva e sequencial, onde o discente seja despertado a atingir os objetivos propostos pelo curso.
A matriz curricular oferecida pelo curso pode ser visualizada no seguinte arquivo:Matriz do curso