Currículo | Engenharia de Minas

Currículo

A matriz curricular da Engenharia de Minas foi pensada de forma a proporcionar flexibilidade ao discente, com cerca de 12% da carga horária do curso na forma de componentes optativas e com poucos pré-requisitos.

Para concluir o curso com êxito, além das componentes curriculares, o alunos deverá cumprir 210 horas em Componentes Curriculares Complementares de Graduação, 405 horas em Atividades  Curriculares de Extensão (ACE) e 60 horas em atividades complementares de graduação (ACGs).

Link para a matriz curricular 2023

Link para a matriz curricular 2025

Os componentes foram ainda classificados em um sistema de eixos:

  • Científico: o engenheiro é antes de tudo um cientista, e este eixo visa proporcionar uma formação sólida nas ciências básicas, desenvolvendo o raciocínio lógico e espírito crítico tão caros a esta profissão. Note-se que os componentes de programação de computadores estão incluídas neste eixo uma vez que, no século XXI, este conhecimento é indispensável a qualquer profissional da área de exatas.
  • Engenharia: este eixo contempla os componentes básicos e profissionalizantes comuns a diversas áreas da engenharia, como a mecânica estrutural e mecânica dos fluidos.
  • Geociências: dada a intimidade da Engenharia de Minas com as Geociências, este eixo inclui componentes de cartografia, mineralogia, petrologia e sensoriamento remoto.
  • Prospecção Mineral: eixo profissionalizante que habilita o egresso a conduzir campanhas de prospecção mineral, sondagens e avaliação de jazidas minerais.
  • Lavra de Minas: eixo profissionalizante que habilita o egresso a dimensionar equipamentos, planejar e gerenciar a extração do minério propriamente dita.
  • Beneficiamento de Minérios: eixo profissionalizante que habilita o egresso a dimensionar e gerenciar operações de beneficiamento de minérios, transformando o minério bruto em um produto final.
  • Integração: este eixo tem como objetivo fazer a síntese e integração dos conhecimentos obtidos nos demais eixos, estimulando o aluno a trabalhar com independência e senso crítico.