Residência Pedagógica

Programa de Residência Pedagógica 
Núcleo Educação Física 
Ressignificando a Educação Física na Escola

O Programa Residência Pedagógica (PRP) da UNIPAMPA, possui como coordenadora institucional a Profa. Dra. Claudete de Lima e esta organizado em nove núcleos entre os dez campi da instituição. Sendo o núcleo de Educação Física vinculado ao Curso de Educação Física do Campus Uruguaiana. O objetivo principal do núcleo é proporcionar a imersão planejada e sistemática do acadêmico de licenciatura em ambiente escolar, visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática no processo de formação do futuro docente.

Pretende-se com a proposta, de forma organizada, planejada e com embasamento e suporte teórico, ressignificar a Educação Física escolar nos diferentes anos do ensino fundamental pelos quais os residentes terão acesso para atuação docente. Assim como, almeja-se o fortalecimento dos elos de parcerias institucionais entre as Escolas-campo e a Universidade; bem como difundir o conhecimento científico em melhorias para atuação e formação dos professores das redes de ensino municipal e estadual de Uruguaiana. Por fim, espera-se aprimorar o processo de formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, tornando-os mais preparados pedagogicamente e aptos para a tarefa docente.

O núcleo de Educação Física é composto pela docente orientadora a Profa. Dra. Jaqueline Copetti, e atua em duas escolas-campo: EEEM Marechal Candido Rondon e EMEF Moacyr Ramos Martins, nas quais conta com três professores preceptores, sendo um da rede municipal de ensino de Uruguaiana (Prof. Allison Pintos Sabedra) e dois da rede estadual de ensino (Profa. Paola Nascimento e o Prof. Lucas Domingues). Para o início da porposta em agosto de 2018, o núcleo contou com a participação de 25 acadêmcios do Curso de Educação Física, sendo 24 residentes com bolsa e uma residente voluntária (Any Gracielle Brum). Dentre os residentes bolsistas, quatro colaram grau no final de 2018 (Gabriela Fleck Scolari, Giuliana Dutra, Rose Jacques e Suele Pinto Tavares), pemanecendo para o ano de 2019 vinte residentes bolsistas (Adson de Souza, Antonio Goulart, Bruna Vieira, Bruno Cafaratti, Bruno Nieswald, Cláudio Oliveira, David Rocha, Gisele Rillo, Gloria Ofemann, Guilherme Salgueiro, Jeferson Rodrigues, Jorge André Melo, Josiele Trindade, Jozyê Guerra, Julia Garcia, Laura Veloso, Leo da Silva, Oscar Silva, Rosane de Los Santos e Vergilio Almeida).