Residência Pedagógica | Educação Física

Residência Pedagógica

Programa de Residência Pedagógica 
Núcleo Educação Física 
Ressignificando a Educação Física na Escola

O Programa Residência Pedagógica (PRP) da UNIPAMPA, possui como coordenadora institucional a Profa. Dra. Claudete Robalos da Cruz e esta distribuída em todas as licenciaturas dos dez campi da instituição. Sendo o núcleo de Educação Física vinculado ao Curso de Educação Física do Campus Uruguaiana. O objetivo principal do núcleo é proporcionar a imersão planejada e sistemática do acadêmico de licenciatura em ambiente escolar, visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática no processo de formação do futuro docente.

Pretende-se com a proposta, de forma organizada, planejada e com embasamento e suporte teórico, ressignificar a Educação Física escolar nos diferentes anos do ensino fundamental pelos quais os residentes terão acesso para atuação docente. Assim como, almeja-se o fortalecimento dos elos de parcerias institucionais entre as Escolas-campo e a Universidade; bem como difundir o conhecimento científico em melhorias para atuação e formação dos professores das redes de ensino municipal e estadual de Uruguaiana. Por fim, espera-se aprimorar o processo de formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, tornando-os mais preparados pedagogicamente e aptos para a tarefa docente.

O núcleo de Educação Física é composto pela docente orientadora a Profa. Dra. Mauren Lucia Braga de Araujo, e atua em três escolas-campo: EEEM Senador Salgado Filho, EMEF Moacyr Ramos Martins e EMEB José Francisco Pereira da Silva, nas quais conta com três professores preceptores: João Henrique Soares, Allison Sabedra e Danielle Sabedra. Para o início da proposta em outubro de 2022, o núcleo contou com a participação de 17 acadêmicos do Curso de Educação Física, sendo 15 residentes com bolsa e 2 residentes voluntários.