O público alvo do curso serão professores da Educação Básica, profissionais da educação e graduados em Ciências (ciências da natureza, química, física, biologia, matemática e áreas afins). A demanda esperada para o curso envolve os acadêmicos formados pelos cursos de graduação da UNIPAMPA, assim como os formados pelas instituições privadas e públicas da região. Adicionalmente, há uma grande demanda de profissionais da educação em exercício na comunidade que não possuem formação específica e qualificada no que diz respeito ao ensino de ciências.
A fim de proporcionar atendimento apropriado aos estudantes com necessidade educacionais especiais contaremos com o apoio do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NinA), da Unipampa, o qual possui o objetivo de promover uma educação inclusiva que garanta ao aluno com deficiência e com necessidades educacionais especiais o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico na UNIPAMPA. No Campus Uruguaiana, o NuDE e as Comissões de Acessibilidade se constituem como extensões do NinA, oferecendo atendimento educacional especializado (AEE). Em Uruguaiana, o NinA é formado por Assistente Social, Fonoaudióloga, Pedagoga, Professora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a qual também é docente do referido curso de especialização, e Técnico em Assuntos Educacionais.
As principais competências do Núcleo são: Identificação, cadastro, diagnóstico das necessidades, planejamento e acompanhamento dos mesmos e de seus familiares; Levantamento da infraestrutura e acessibilidade para a proposição das adequações necessárias no campus; Acompanhamento do aprendizado, criando mecanismos que favoreçam a inclusão. O atendimento fonoaudiólogo está sendo direcionado aos técnicos administrativos, professores e alunos da instituição. Inicialmente envolve avaliação, diagnóstico, encaminhamentos a outros profissionais quando necessário e terapia de fonoaudiologia em diferentes áreas de atuação.