Objetivo Geral:
Potencializar a formação permanente de professores da rede básica de educação e graduados em ciências (ciências da natureza, química, física, biologia, matemática e áreas afins) voltada ao ensino de ciências nas suas múltiplas dimensões.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver saberes, competências e habilidades para a investigação, observação, interpretação e intervenção social/profissional na área de ciências e processos de ensino aprendizagem sob pressupostos do desenvolvimento social e da sustentabilidade;
- Orientar para a socialização do saber acadêmico produzido com a promoção e participação de atividades extraclasse, como eventos científicos, palestras e extensão, discutindo com a comunidade acadêmica, escolar e comunidade em geral, questões pertinentes ao contexto do curso;
- Integrar os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento relacionados à formação de professores de maneira a poder intervir, planejar e administrar situações de ensino e aprendizagem no espaço escolar;
- Compreender a vinculação teoria-prática que orienta as decisões políticas e sociais, transformando seus conhecimentos científicos específicos em ações efetivas;
- Produzir metodologias e recursos diferenciados a fim de fortalecer o ensino de ciências;
- (Re)significar os papeis do professor, no que concerne a sua função como problematizador e mediador dos processos individuais e coletivos de aprendizagem na escola;
- Desenvolver pesquisas no campo teórico-metodológico da área de educação em ciências.