Disciplinas obrigatórias e previsão de datas para as aulas:
Seminário Integrador I (30h)
Ementa: Enfatiza os aspectos gerais que caracterizam os objetos de estudo dos alunos, a partir da discussão coletiva da versão preliminar do projeto de pesquisa. Deve culminar com uma espécie de pré-qualificação dos trabalhos de todos os alunos.
Currículo no Ensino de Ciências (30h)
Ementa: Escola, currículo e sociedade. Currículo e perfil do egresso. Conhecimentos e suas reflexões teóricas a respeito do currículo nos componentes curriculares Ciências Naturais, no ensino fundamental, e Biologia, Física ou Química, do ensino médio. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Legislação e diretrizes curriculares para o ensino médio e fundamental.
Metodologia da Pesquisa (30h)
Ementa: Concepções de ciência. Os fundamentos epistemológicos para a pesquisa, as principais metodologias de pesquisa, planejamentos de pesquisa, produção e análise de dados, formas de socialização dos conhecimentos produzidos. Ética na pesquisa. Normas técnicas da ABNT.
História e Filosofia da Ciência (30h)
Ementa: Tipos de conhecimento, evolução histórica do conhecimento científico. Principais nomes da história do conhecimento e da filosofia, e contexto histórico em que viveram. Processo de construção, instalação e ruptura dos paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais (elementos da história da física, da química e da biologia). A história da ciência para o ensino de ciências naturais.
Astronomia no Ensino de Ciências (30h)
Ementa: Movimento dos astros visíveis no céu. Sistema Terra-Sol. Sistema Terra-Lua. Instrumentos de Observação dos Astros. Estrelas. Sistemas Estelares. A Nossa Galáxia. Outras Galáxias. Cosmologia.
Ecologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (30h)
Ementa: Estudo da ecologia; desenvolvimento econômico, social, comercial e industrial com os princípios de sustentabilidade ambiental; biodiversidade do pampa; conservacionismo e poluição na região do pampa e pesquisa para o desenvolvimento econômico sustentável.
Práticas em Educação Ambiental (30h)
Ementa: A disciplina visa discutir os conceitos e aspectos históricos da Educação Ambiental. Os processos de interação entre a Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade. Os conflitos entre o uso dos recursos naturais, preservação ambiental e desenvolvimento econômico. O cidadão como agente transformador. Impactos ambientais e o seu processo de globalização, o desenvolvimento sustentável, ética ambiental, entre outros. A Educação Ambiental no contexto dos saberes e o lugar do educador nas práticas pedagógicas. Metodologias de educação para educação ambiental prática e participativa.
Educação e Saúde (30h)
Ementa: A proposta desta disciplina é desenvolver no educador uma consciência crítica acerca da importância de trabalhar em seus conteúdos de aula ações que visam a promoção da saúde em todo o ciclo de vida do ser humano, tendo em vista que muitos dos agravos a saúde podem ser evitados através do processo de educação em saúde.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (30h)
Ementa: Fundamentos linguísticos e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades básicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Introdução aos Estudos Surdos.
Corpo, Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais (30h)
Ementa: Gênero, corporeidade e sexualidade como construções históricas, culturais e sociais, produzidas em meio a relações de poder/saber. Implicações das práticas sociais e de diferentes artefatos culturais na constituição dos sujeitos. O currículo escolar e a constituição de corpos generificados e sexualizados. Sexismo e homofobia no contexto escolar e em outras instâncias sociais. Violência sexual e de gênero. Equidade no contexto atual. A educação para as relações étnicas e raciais.
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de ciências (30h)
Ementa: A componente será embasada e articulada a partir do enfoque na Ciência, na Tecnologia, na Sociedade e no Ambiente (CTSA), analisando a perspectiva histórica do movimento CTSA, bem como no estudo da perspectiva CTSA sob o foco de suas origens e realidade atual. A componente se propõe também a partir de sistematizações e delimitações da perspectiva CTSA, analisar a sua aplicação dentro da Educação Ambiental e das possibilidades de Problematização e Contextualização de conteúdos. Ainda, serão observados os movimentos de articulação entre a formação de professores e o desenvolvimento curricular, com vistas a favorecer a estruturação de trabalhos a partir da intensificação do enfoque CTSA no processo educacional.
Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências (30h)
Ementa: Experimentação no ensino de Ciências. Construção de materiais para apoio ao ensino de ciências. Planejamento pedagógico e ferramentas didáticas. Discussão e construção de processos e materiais didáticos a partir das realidades das escolas. Jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico para utilização de TIC em sala de aula. Proposta de projetos educacionais inovadores em Ciências na rede de Ensino Básico. Utilização de diferentes mídias no ensino de Ciências.
Seminário Integrador II (30h)
Ementa: Debate qualificado para aprimoramento do trabalho de conclusão de curso. Deverá prever o confronto público dos resultados da pesquisa em fase de conclusão concomitante coma a apresentação à banca de defesa da monografia ou artigo científico.