Plano de ação 2025 – 2026 | Área Básica de Ingresso – Física, Matemática, Química e Ciências Naturais

Plano de ação 2025 – 2026

  • Coordenador: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

  • Substituto: Prof. Dr. Rafhael Brum Werlang

Pretendemos atuar na consolidação e qualificação do Curso de Licenciaturas Associadas à ABI em Ciências da Natureza e em Matemática, conforme os princípios éticos, científicos e didático-pedagógicos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso, respeitando as particularidades de cada uma de suas terminalidades.

Baixar o documento na íntegra 

Metas e Ações

🔹 META 1 – Fomento à relação sistêmica e percepção de integração

Ações:
🟢 Desenvolvimento de dispositivos virtuais e materiais capazes de representar a integralidade do Curso, com representação de seus núcleos administrativos e pedagógicos, com suas representatividades.
🟢 Publicização dos dispositivos entre docentes e discentes do campus, com atualizações semestrais.


🔹 META 2 – Fortalecimento nas relações entre ensino, pesquisa e extensão

Ações:
🟢 Criação de estratégias de visibilidade para as ações de ensino, pesquisa, extensão e atividades culturais desenvolvidas pelos docentes do Curso no âmbito de Programas, Projetos, Redes de Colaboração, Grupos de Pesquisa e afins.
🟢 Integração dessas ações com a estrutura do Curso, aproximando-as dos interesses e ações dos discentes.


🔹 META 3 – Expansão do número de ingressantes na licenciatura

Ações:
🟢 Divulgação do Curso nas escolas de Ensino Médio de Caçapava do Sul e região.
🟢 Realização de visitas guiadas com estudantes da rede pública e privada aos espaços de ensino, pesquisa e extensão do campus.
🟢 Promoção periódica das ações do Curso em diversos meios de comunicação.


🔹 META 4 – Avaliação periódica e sistemática da qualidade do Curso

Ações:
🟢 Criação e/ou fortalecimento de espaços para reflexões e discussões sobre o funcionamento administrativo e pedagógico do Curso, envolvendo docentes e discentes.
🟢 Incentivo à participação em eventos como o Fórum das Licenciaturas e a Semana Acadêmica.


🔹 META 5 – Página do Curso

Ações:
🟢 Estímulo à geração de registros das ações acadêmico-sociais desenvolvidas pelos docentes e discentes do Curso.
🟢 Manutenção e atualização constante do site como ferramenta de divulgação e avaliação.


🔹 META 6 – Integração entre docentes das áreas específicas e da Educação

Ações:
🟢 Promoção de diálogos didáticos e pedagógicos entre todos os docentes do Curso.
🟢 Desenvolvimento de soluções conjuntas para dificuldades de aproveitamento dos discentes nos componentes curriculares.


🔹 META 7 – Compartilhamento das responsabilidades de gestão do Curso

Ações:
🟢 Intensificação do trabalho colaborativo na gestão do Curso.
🟢 Incentivo à corresponsabilidade entre todos os docentes para o bom funcionamento do Curso.
🟢 Transparência e integração do corpo docente nos processos administrativos.


🔹 META 8 – Aproximação entre a graduação e a pós-graduação

Ações:
🟢 Divulgação sistemática dos Programas de Pós-Graduação da UNIPAMPA relacionados ao Curso.
🟢 Estímulo ao interesse dos discentes pela continuidade da formação após a graduação.


🔹 META 9 – Atenção às necessidades formativas específicas

Ações:
🟢 Desenvolvimento de ações afirmativas de acompanhamento dos discentes que demandarem apoio.
🟢 Articulação com os órgãos do campus e instâncias superiores para garantir equidade e bem-estar físico e psicológico.


🔹 META 10 – Produção e compartilhamento do conhecimento

Ações:
🟢 Criação de espaços para produção e compartilhamento de conhecimentos a partir das linhas de pesquisa dos docentes.
🟢 Realização de seminários, postagens e relatos.
🟢 Integração com momentos formativos como o TCC, Estágio Curricular Obrigatório, Prática como Componente Curricular, Atividades de Extensão e o LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores).