Grupos de Pesquisa | Área Básica de Ingresso – Física, Matemática, Química e Ciências Naturais

Grupos de Pesquisa


Rede SACCI – Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação

Coordenação geral: Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins
Contato: marciomartins@unipampa.edu.br

Instituições Parceiras:

  • Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Município de Cachoeira do Sul (Secretaria de Educação)
  • Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)
  • 25 Secretarias Municipais de Educação

A Rede SACCI visa integrar a ciência ao cotidiano escolar, buscando transformar a educação básica na metade sul do Rio Grande do Sul. Foca em temas como Robótica Educacional e Invenção de Mundos, estimulando a curiosidade e a criatividade dos estudantes, além de promover metodologias ativas de aprendizagem como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos. A proposta inclui a criação de Laboratórios Interdisciplinares de Ciências (LabIC) e um Programa de Iniciação Científica Júnior.


EnSACi – Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências

Coordenação: André Luís Silva da Silva (Unipampa)
Contato: andre.lsilva@unipampa.edu.br

Linhas de Pesquisa:

  1. Atividade Experimental Problematizada (AEP): Focada na inovação no ensino experimental de Ciências.
  2. Interfaces entre História, Filosofia, Epistemologia e Didática das Ciências: Promove reflexões sobre o ensino de Ciências em diálogo com disciplinas humanísticas.
  3. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: Explora os fundamentos dessa teoria no contexto educacional.

Equipe:
Pesquisadores de diversas instituições, como Unipampa, Univates, UFES, e IFSul, além de técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, trabalham em projetos que visam melhorar os processos de ensino e aprendizagem em ciências.


Esses dois grupos, apesar de distintos em seus focos, colaboram de maneira significativa para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de ciências no Brasil. Os professores coordenadores e participantes, que são docentes do curso de Licenciatura  ABI, atuam em conjunto com os alunos da graduação em diversos projetos e iniciativas, proporcionando ricas oportunidades de participação e aprendizado em múltiplas vertentes científicas e educacionais.