Rede SACCI – Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação
Coordenação geral: Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins
Contato: marciomartins@unipampa.edu.br
Instituições Parceiras:
- Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
- Município de Cachoeira do Sul (Secretaria de Educação)
- Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
- Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
- Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)
- 25 Secretarias Municipais de Educação
A Rede SACCI visa integrar a ciência ao cotidiano escolar, buscando transformar a educação básica na metade sul do Rio Grande do Sul. Foca em temas como Robótica Educacional e Invenção de Mundos, estimulando a curiosidade e a criatividade dos estudantes, além de promover metodologias ativas de aprendizagem como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos. A proposta inclui a criação de Laboratórios Interdisciplinares de Ciências (LabIC) e um Programa de Iniciação Científica Júnior.
EnSACi – Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências
Coordenação: André Luís Silva da Silva (Unipampa)
Contato: andre.lsilva@unipampa.edu.br
Linhas de Pesquisa:
- Atividade Experimental Problematizada (AEP): Focada na inovação no ensino experimental de Ciências.
- Interfaces entre História, Filosofia, Epistemologia e Didática das Ciências: Promove reflexões sobre o ensino de Ciências em diálogo com disciplinas humanísticas.
- Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: Explora os fundamentos dessa teoria no contexto educacional.
Equipe:
Pesquisadores de diversas instituições, como Unipampa, Univates, UFES, e IFSul, além de técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, trabalham em projetos que visam melhorar os processos de ensino e aprendizagem em ciências.
Esses dois grupos, apesar de distintos em seus focos, colaboram de maneira significativa para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de ciências no Brasil. Os professores coordenadores e participantes, que são docentes do curso de Licenciatura ABI, atuam em conjunto com os alunos da graduação em diversos projetos e iniciativas, proporcionando ricas oportunidades de participação e aprendizado em múltiplas vertentes científicas e educacionais.
