Universidade Comunidade: Extensão 2 – visita técnica

Em maio/2025…

Como ação de extensão, o Prof. Dr. André Luís, que atualmente ministra o componente Universidade-Comunidade: Extensão 2 no Curso de Graduação ABI em Ciências na Natureza e Matemática (Unipampa/Caçapava do Sul), conduziu os discentes Gil, Dagoberto e Amanda a dois espaços de alta relevância cultural para o município.

A Casa de cultura Juarez Teixeira…
Situada em Caçapava do Sul (RS), é um espaço dedicado à preservação da memória e à promoção da cultura local. Inaugurada em outubro de 2021, a Casa ocupa um casarão histórico com 13 ambientes, incluindo um Pátio Cultural ao ar livre. Seu acervo é composto por mais de 3.000 objetos históricos, resultado de doações de cerca de 150 famílias da região, que retratam o cotidiano nos séculos XIX e XX. Entre os itens expostos estão utensílios domésticos, instrumentos de trabalho de diversas profissões, equipamentos de imagem e som, além de fotografias que contam a história da cidade. A Casa também abriga uma galeria de arte para exposições de artistas locais e uma loja com artesanato e peças de design regional. A organização do acervo da casa foi realizada por Gisele Teixeira, especialista em gestão e salvaguarda de patrimônio cultural imaterial; a Casa de Cultura Juarez Teixeira se destaca como um importante ponto de encontro para a valorização da história e da cultura de Caçapava do Sul.

O Museu Lanceiros do Sul…
Localizado próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, no centro histórico de Caçapava do Sul (RS), é um dos principais espaços de preservação da memória local. Instalado no prédio do antigo Fórum, construído em 1935, o museu integra o Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol, que também abriga a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida e o Arquivo Histórico Nicolau Silveira Abrão. Seu acervo conta com mais de 400 peças, incluindo urnas funerárias indígenas, ossadas pré-históricas de megatérios, armas da Revolução Farroupilha e objetos do cotidiano dos séculos XIX e XX. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

Textos: Mirella Branco da Trindade