Informações gerais | Relações Internacionais

Informações gerais

Abaixo você encontra todas as informações sobre o curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA.

NOME DO CURSO: Relações Internacionais
NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas  por ano
GRAU: Bacharel
IMPLANTAÇÃO: Segundo semestre de 2009
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Anna Carletti
TURNO: Integral
DURAÇÃO: 8 semestres
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.200 horas
FORMAS DE INGRESSO: ENEM e todas as outras modalidades de ingresso regulamentadas pela UNIPAMPA
PERFIL DO EGRESSO:

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais tem por objetivo formar profissionais conectados com  as transformações e demandas do mundo atual de maneira que estejam aptos a interagir mediante estas mudanças, articulando a arena doméstica e o cenário internacional.

O bacharel em Relações Internacionais é o profissional apto a entender e agir acerca dos fenômenos internacionais, acompanhando as tendências e transformações nas relações internacionais, conforme as competências e habilidades adquiridas por meio de sua formação multidisciplinar.

Este profissional deverá ser capaz de interpretar esses fenômenos sejam eles políticos, econômicos, sociais e culturais, e analisar as suas possíveis consequências para os mais diversos interesses, seja de governos, empresas públicas e privadas, voltadas para a inserção internacional e organizações da sociedade civil.

O bacharel em Relações Internacionais estará capacitado para atuar:

  1. no setor governamental (serviço diplomático, por concurso no Instituto Rio Branco, ministérios, agências reguladoras, governos estaduais e municipais, entre outros);
  2. em empresas privadas com atuação nacional e internacional;
  3. organismos internacionais;
  4. em organizações não-governamentais (nacionais e internacionais);
  5. em empresas de consultoria e  instituições financeiras nacionais e internacionais, no assessoramento referente a comunicação.

Ele estará apto as mais diversas tarefas como a interpretar a conjuntura, formular e executar estratégias de inserção internacional, captar recursos em organismos multilaterais ou agências de fomento, produzir análises de risco e de mercados, entre outras habilidades.

PPC (Versão 2023) PPC-LINK