Série Webinars 2 Diálogos Interculturais: Cooperação Acadêmica com Universidades do Uruguai e a Pandemia

No dia 28 de maio, às 14h30min, ocorrerá a segunda roda de conversa na sua série Diálogos Interculturais, da DAEINTER, no intuito de promover a internacionalização em casa.
Os Diálogos Interculturais visam pensar ou dialogar com as diferentes perspectivas culturais, sejam elas linguísticas, étnicas ou nacionais, por exemplo, para chegarmos a um entendimento mútuo de algumas questões e promovermos sempre a paz. A ideia é desenvolver entendimentos compartilhados com diferentes perspectivas culturais sobre um assunto ou questão (CASTRO; LUNDGREN; WOODIN, 2020, 9-10).
Nesta segunda roda de conversa os professores do curso de Relações Internacionais da Unipampa, Kamilla Raquel Rizzi e Rafael Balardim, recebem o professor Hernán Olmedo González da Facultad Ciencias Sociales da Universidad de la República, Uruguai; enquanto a professora  do curso de Administração da Unipampa, Andressa Henning Silva, recebe o professor Leonel Paes Furtado do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidad Tecnológica del Uruguay. Eles apresentam e discutem a cooperação entre as universidades e refletem sobre cooperação durante e pós pandemia do Covid-19.

Dia 28 de maio, às 14h30, no Google Meet.

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de maio através do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezqSl7xz-ggSzYjpJBx_w6Muge95ZmUsysaP-M4MRaXnm1YQ/viewform

Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional

Na próxima quinta-feira, 7, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Santana do Livramento irá receber o Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional. A atividade é organizada pelo curso de Direito, sob coordenação da professora Carmela Cavalheiro. A palestra intitulada Não-Proliferação e Salvaguardas Nucleares: Irã, Coréia do Norte e Outros Desafios inicia às 14h, no auditório do Campus Santana do Livramento.

A entrada é gratuita e será emitido certificado pela participação. O tema da palestra será apresentado pelo atual secretário da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Marco Antonio Saraiva Marzo. O palestrante é bacharel em Física e mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP), PhD em Engenharia pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. É representante brasileiro na negociação de vários Acordos Internacionais de Salvaguardas e possui mais de 60 trabalhos publicados em revistas e congressos internacionais.

Cadernos de Relações Internacionais e Defesa (CRID)

Cadernos de Relações Internacionais e Defesa (CRID) é um publicação semestral que visa ampliar as discussões sobre o sistema internacional contemporâneo, em especial as temáticas de cooperação e defesa no Sul Global e analisar criticamente os processos e eventos das relações internacionais contemporâneas concernentes à história, política e economia política internacional, à globalização, ao regionalismo,à segurança internacional e à política externa. O periódico é fruto dos trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Defesa (G_DIR), no Curso de Graduação em Relações Internacionais e na Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais Contemporânea  na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento. Sua publicação é semestral.

O primeiro número número (v. 1 n. 1, 2019), com a temática ” Novas Perspectivas sobre o Sul Global” já está disponível em https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/CRID