Relações Internacionais | Campus Santana do Livramento

Terceiro Coffee Break de RI

O terceiro Coffee Break do curso de Relações Internacionais foi realizado às 10 horas do dia 06 de Dezembro de 2023, no auditório da UNIPAMPA Campus Livramento.

Foi um momento de confraternização e despedida, contando com a presença de parte dos  discentes e docente do curso.

Agradecemos a todos que participaram e desejamos boas férias!

Abaixo alguns registros do nosso encontro:

III Colóquio Internacional: Geopolítica e Conjuntura Internacional

No dia 31 de outubro de 2023 ocorreu no CEHUS (Centro de Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem) da UFPel o “III Colóquio Internacional: Geopolítica e Conjuntura Internacional” com a temática “Os múltiplos desafios das Relações Internacionais frente a Guerra Fria Tardia: Geopolítica, Economia e Cibersegurança”. O evento foi organizado pelo LabGRIMA e o GeoMercosul, com apoio conjunto dos cursos de Relações Internacionais da UNIPAMPA (Santana do livramento), FURG (Sta. Vitória do Palmar) e UFPel, contando com a presença de discentes e docentes das 3 instituições.

O Prof. Dr. Flávio Lira foi um dos palestrantes, apresentando no período da manhã sobre “O conflito de Nagorno-Karabakh: história, herança e narrativas (geo)políticas”, e a Profa. Dra. Letícia Britto foi a moderadora de uma das mesas no período da tarde. O evento também contou com a presença do diplomata aposentado Paulo Antônio Pereira Pinto, comentando sobre sua experiência de “Casos de política internacional: China, Índia, Azerbaijão e Belarus”, e com a presença de diversos outros especialistas do Brasil e do exterior.

A seguir alguns registros do evento:

 

IV ERABED-SUL

Nos dias 14 e 15 de Setembro ocorreu no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina o IV Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa com a temática “Repensando a defesa com a sociedade: os documentos de defesa nacional e sua importância estratégica” contando com a presença de diversos pesquisadores, docentes e discentes das áreas de Relações Internacionais, Estudos Estratégicos, Defesa e Segurança Internacional.

No evento, ocorreram diversas painéis, minicursos, rodas de conversa e apresentações de posters relacionados aos eixos temáticos de: 1) Ciência, Tecnologia e Economia de Defesa; 2) Conflitos Contemporâneos: Segurança Internacional e Transformações das Guerras; 3) Forças Armadas, Estado e Sociedade 4) Estudos Estratégicos, Geopolítica e Políticas de Defesa; 5) História Militar e 6) Gênero, Diversidade e Estudos Críticos de Segurança.

O curso de RI da UNIPAMPA Campus Livramento esteve presente com a participação da Profa Dra Nathaly Silva Xavier Schultz e da Profa Dra Kamilla Raquel Rizzi, como mediadora e expositora, respectivamente, na mesa redonda sobre “A perspectiva da defesa no continente Africano”. Além disso, alguns dos nossos alunos também apresentaram posteres de Iniciação científica com os resultados de suas pesquisas desenvolvidas durante a disciplina de Introdução aos Estudos Estratégicos e de Defesa.

A coordenação parabeniza a participação e empenho das docentes e dos discentes e deseja sucesso nas próximas pesquisas!

A seguir alguns registros do evento:

 

Visita Técnica ao Porto de Rio Grande

No dia 05 de julho de 2023 uma visita técnica ao Porto de Rio Grande foi realizada pelos discentes do 7º semestre do curso de Relações Internacionais.

A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Meinero no âmbito do componente curricular de Práticas de Comércio Exterior, proporcionando aproximação entre conteúdo abordado em sala e a realidade das atividades na área.

A seguir, alguns registros da visita:

COMUNICADO – Apresentação do novo PPC

Olá, internacionalistas! 🌍

📢 A Coordenação do curso de Relações Internacionais convida os discentes do primeiro semestre, mas também todos os outros interessados, para a apresentação do novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2023.

A Coordenadora Profª Drª Anna Carletti estará segunda-feira (dia 03/07) na sala 2, às 16 horas, apresentando os principais pontos de mudança do novo projeto e dando diversas orientações relevantes para que os alunos possam aproveitar ao máximo sua graduação e colar grau com sucesso.

Alguns dos principais tópicos que serão bordados são: alteração no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão tendo maior carga horaria obrigatória para extensão, outras mudanças nas Atividades Complementares de Graduação (ACGs), quebra de pré-requisitos, trancamento parcial e total, justificativas de falta, normas de TCC I e II, ementas e outras questões de extrema relevância para os alunos.

🗣️Reiteramos a IMPORTÂNCIA da participação de todos os alunos ingressantes e, além disso, orientamos que façam a leitura do novo PPC previamente, para que possíveis dúvidas sejam sanadas no encontro.

O Link para o novo PPC está no nosso perfil do Instagram – @ri.unipampa.

Nos encontramos lá!