Professor do PPGPP realizada pesquisas sobre projeções do COVID-19 nos municípios da Fronteira Oeste do RS

O Professor Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, Dr Thiago Sampaio vem realizando nos últimos dias pesquisa para análise de projeções dos efeito do COVID-19 nos municípios da região Fronteira Oeste do RS.
 
A projeção representa uma estimativa para SARS-CoV-2 considerando as estruturas dos municípios e ações de vigilância e isolamento. Estima-se três meses de intervenção para que não ocorra um pico elevado do número de casos e, consequentemente, o estrangulamento do serviço público de saúde do município.
 
**A metodologia do estudo tem como base o Imperial College London e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) do governo dos EUA. Consideramos a média de pessoas que irão requisitar a utilização de UTIs e respiradores. Como, também, a proporção de pessoas que morrem após a internação com Covid-19. É sabido que nem todos os casos precisam de internamento. Os dados acima refletem a demanda que o serviço público de saúde dos municípios poderão ter caso ocorra eventual transmissão comunitária.
 
Abaixo municípios já analisados:
 

Ofício – Proppi -Suspensão aulas da Pós-graduação e Instruções aos pesquisadores

À Comunidade acadêmica da Unipampa
Assunto:Suspensão aulas da Pós-graduação e Instruções aos pesquisadores
Prezada comunidade acadêmica, informamos que estão sendo feitas avaliações constantes sobre a situação do COVID19 no país. Nesse sentido, após reunião em conjunto com a PROPPI, a gestão superior decidiu como medida preventiva, SUSPENDER também as aulas da pós-graduação stricto sensu e lato sensu seguindo o calendário de paralisação das aulas de graduação, ou seja, até o dia 28/03/2020.
As demais atividades de pesquisa, coleta de dados e campos de prática, devido as suas características específicas, podem ser mantidas nos seus ambientes de trabalho, somente no que for essencial. A continuação dos projetos de pesquisa sempre que possível deve ser realizada pelos responsáveis de forma remota, em comum acordo com os coordenadores dos projetos e responsáveis pelos laboratórios. Atividades que não requeiram presença física, bem como reuniões dos Grupos de Pesquisa, devem ser realizadas de forma online. As atividades dos bolsistas devem ser adequadas ao momento e as indicações deste documento.
O monitoramento diário deve ser mantido sendo observadas as indicações preventivas contidas no Oficio 02/GR de 12 de março de 2020 e das autoridades de saúde do país.
As datas de bancas de qualificação e defesas de tese e dissertação estão mantidas, porém com a indicação de uso de recursos à distância como videoconferência e pareceres ad hoc. Em todos os casos indicamos a realização sem a presença de público.
Solicitamos as coordenações de curso de Pós-graduação que se mantenham atentas e comuniquem as equipes diretivas dos campi e a PROPPI para qualquer ação que se faça necessária.
O horário de atendimento da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação está mantido, em sistema de revezamento dos servidores nas atividades presenciais e remota, conforme proposto no ofício circular no 2/2020 – Reitoria/UNIPAMPA.
Novas orientações podem ser repassadas a qualquer momento.
No campus São Borja:
O PPGPP comunica que conforme as deliberações da Unipampa as aulas do PPG irão iniciar em data posterior ao dia 28-3. A secretaria dos PPg’s do campus São Borja esta funcionando a tarde com rodizio entre os servidores. Recomendamos que bancas e ações de poesquisa e extensão sejam realizadas com a maior prudência possível  e sem aglomerações, podendo realizar ações de forma remota de casa.

Processo seletivo aluno Regime Especial (2020/1) (Novo!)

Disciplina: Análise Socioeconômica do Contexto fronteiriço do RS

Prof. Dr. Muriel Pinto (5 vagas). Aulas as quinta-feira as tarde (13h30 as 17h).

Inscrições: de 2 a 6-3 (via sistema Guri da Unipampa). Link abaixo

Projeto do PPGPP – “Frequência Política – Unipampa” leva debate sobre políticas públicas ao rádio na Fronteira Oeste

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pretende fortalecer o debate da temática das políticas públicas na Fronteira Oeste entre março e abril deste ano. Trata-se do programa – de extensão e de rádio – “Frequência Política – Unipampa”, o qual tem a proposta de levar à sociedade assuntos relativos ao desenvolvimento regional, por meio dos estudos em Políticas Públicas, objeto do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) ofertado pela Unipampa no Campus São Borja.

O programa, que tem transmissões previstas a partir de Itaqui e São Borja, inclusive com a realização de colóquios nas Câmaras de Vereadores dos dois municípios, busca convidar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para conhecer as demandas regionais, que necessitam da atenção dos atores políticos e administrativos. A ideia é debater com esses atores públicos, promotores de políticas públicas, sobre a sua elaboração, implementação e avaliação.

As transmissões de rádio serão realizadas nos dias 2 e 9 de março, dos estúdios da rádio da Unipampa no Campus Itaqui, e nos dias 16 e 23 de março, desde a Unipampa Campus São Borja, sempre das 20h às 21h.

No dia 7 de abril o programa acompanhará o Colóquio sobre Políticas Públicas e suas Implicações, na Câmara de Vereadores de Itaqui. Já em 15 de abril, o Colóquio acontece na Câmara de Vereadores de São Borja. Ambos iniciam às 20h.

Todas as apresentações, bem como os colóquios, serão transmitidos pela Rádio Liberdade FM 87,9 (Itaqui), e também pela página do Facebook do programa Frequência Política, pelo site da Rádio Liberdade FM e pelo Instagram @frequenciapolitica.

 

Programas já realiazados:

 

1º PROGRAMA: Apresentação do PPG em Políticas Públicas (Professores Muriel Pinto e Domingos Sávio de Azevedo do PPG)

Frequência Politica – UNIPAMPA

Primeira transmissão do programa Frequência Politica – UNIPAMPA.Participe deixando seu questionamento.

Publicado por Frequência Política em Segunda-feira, 2 de março de 2020

 

2º PROGRAMA: Temática de Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional com o dr. Eloi Saling, Profª, Drª. Ângela Quintanilha Gomes (PPGPP-UNIPAMPA)  e Prof. Dr. José Carlos Severo Correa (UNIPAMPA).

https://www.facebook.com/101901791413523/videos/1048426788872544

 

 

1º Seminário de Autoavaliação do PPGPP

 

Ocorreu no dia 05 de Dezembro de 2019, nas dependências da Unipampa, campus de São Borja, o 1ª Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA). Pela manha foram discutidos os documentos do GT de Autoavaliação da Capes e Plano Estratégico do PPG, em conjunto com o cenário do curso nos últimos anos de 2017 a 2019 e metodologia de trabalho em grupo (diagnóstico de autoavaliação). Pela tarde foram aplicados e respondidos os questionários de autoavaliação do PPG, tendo uma discussão em grupo na finalização da atividade autoavaliativa. Participaram deste primeiro Seminário de Autoavaliação Professores, Técnicos Administrativos, Egressos e Mestrandos do curso.  Como diferencial da atividade foi a participação por videoconferência de alguns membros do Mestrado. Este evento contou com a participação de um avaliador externo internacional, que foi o Professor Dr. Alejandro Noboa (Udelar – Universidade Nacional del República do Uruguai). A comissão de Autoavaliação do PPG irá compilar os dados e enviar os resultados da Autoavaliação para a comunidade do curso.

Oferta de disciplina com Professor convidado internacional

 

ATENÇÃO MESTRANDOS TEMOS NOVIDADE:

Oferta de disciplina com Professor Visitante Internacional:

Disciplina: “COMPLEXIDADE E ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA”

* Profº Dr. Alejandro Noboa (UDELAR – Universidad de La República (URUGUAI)

* Doutor pela Universidade Complutense de Madri (Espanha)

Dias das aulas:
-26 e 27/9 – presenciais (noites e tardes a combinar)
-30-9 (EAD)

*Matrículas apenas para alunos regulares
do PPGPP (confirmação de matrícula presencial ou via e-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br (até 23-9)

REDES DO PPGPP-UNIPAMPA COM A SOCIEDADE/ MERCADO DE TRABALHO – 2018

Conforme dados enviados a Coleta Capes em 2018, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa conseguiu neste ano base uma interessante rede colaborativa com a sociedade e Mercado de Trabalho das Mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense e Noroeste Rio-Grandense.

 

Nesta rede colaborativa cita-se parcerias com diversas Prefeituras e Câmaras Municipais, Ministérios brasileiros, Consulados Brasileiro e Argentino, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, organismos internacionais (Instituto Social do Mercosul, OEA -Organização dos Estados Americanos, Assembléia Legislativa do RS, Universidades Brasileiras e Internacionais, Autarquias Federais e Estaduais, orgãos das Forças Armadas e Policiais, Senac e Conselhos Municipais.

Internacionalização do Curso: PPG conta Bolsista Haitiano do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB

Desde 2018 o PPGPP conta com a presença do Licenciado em Economia e Mestrando Haitiano Soifaite Ambroise, este que é bolsista do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB (Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização, Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS/OMS). Nestes meses esta sendo de grande valia para o curso contar com um estudante estrangeiro que vem contribuindo para trocas de conhecimentos e culturais entre a comunidade acadêmica do curso.