Oferta de disciplina com Professor convidado internacional

 

ATENÇÃO MESTRANDOS TEMOS NOVIDADE:

Oferta de disciplina com Professor Visitante Internacional:

Disciplina: “COMPLEXIDADE E ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA”

* Profº Dr. Alejandro Noboa (UDELAR – Universidad de La República (URUGUAI)

* Doutor pela Universidade Complutense de Madri (Espanha)

Dias das aulas:
-26 e 27/9 – presenciais (noites e tardes a combinar)
-30-9 (EAD)

*Matrículas apenas para alunos regulares
do PPGPP (confirmação de matrícula presencial ou via e-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br (até 23-9)

Convite para Aula Inaugural do PPG/2019-2

A coordenação do PPGPP convida a comunidade acadêmica do curso e externa para a aula inaugural do curso:

Data: 22/8

Local: Auditório do campus II da Unipampa, São Borja

Horário: 18h

Temática: Políticas Públicas e Desenvolvimento territorial: a valoração dos produto de origem (Prof. Drª. Fátima Zan – IFFAR).

Contamos com a presença de todos.

 

PPG esta na organização do III COINTER -Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas

III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas – COINTER acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Esse ano o evento abordará as “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino e na Pesquisa”. Docentes e Mestrandos do PPG estão na organização do evento em conjunto com outros cursos de Graduação, que debaterá uma temática de suma importância para a região.

Link site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer?fbclid=IwAR2O-y9H4_GFWPM6qZRVBy082ZX0RDFHhnccxFW3jPORMi2ZRN3Smilp9Xk

 

Internacionalização: Docentes e Mestrandos do PPG participaram ativamente na organização do II CIF de São Borja-BRA e Santo Tomé-ARG

O programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas – PPGPP participou ativamente da organização do II CIF – Comitê de Integração Fronteiriça São Borja – Brasil/San Tomé – Argentina.  Este ano a coordenação do CIF esteve a cargo do consulado Brasileiro de Pasos de Los Libres- ARG.

Docentes e Mestrandos participaram ativamente das atividades de organização e nas discussões das comissões, que buscam resolver problemas relativos a transportes, educação, segurança e mobilidade na fronteira. As características da fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina fazem com que os três países participem das reuniões que compõem as comissões que vão encaminhar projetos para as questões de fronteira buscando uma integração do Cone Sul.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil os Comitês de Fronteira compreendem comissões temáticas que, reunidas, estabelecem metas a ser alcançadas e desafios a serem superados, com vistas à melhor qualidade de vida e prosperidade das populações das cidades irmãs.

 

REDES DO PPGPP-UNIPAMPA COM A SOCIEDADE/ MERCADO DE TRABALHO – 2018

Conforme dados enviados a Coleta Capes em 2018, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa conseguiu neste ano base uma interessante rede colaborativa com a sociedade e Mercado de Trabalho das Mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense e Noroeste Rio-Grandense.

 

Nesta rede colaborativa cita-se parcerias com diversas Prefeituras e Câmaras Municipais, Ministérios brasileiros, Consulados Brasileiro e Argentino, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, organismos internacionais (Instituto Social do Mercosul, OEA -Organização dos Estados Americanos, Assembléia Legislativa do RS, Universidades Brasileiras e Internacionais, Autarquias Federais e Estaduais, orgãos das Forças Armadas e Policiais, Senac e Conselhos Municipais.

Internacionalização do Curso: PPG conta Bolsista Haitiano do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB

Desde 2018 o PPGPP conta com a presença do Licenciado em Economia e Mestrando Haitiano Soifaite Ambroise, este que é bolsista do Programa de Becas Brasil PAEC OEA-GCUB (Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização, Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS/OMS). Nestes meses esta sendo de grande valia para o curso contar com um estudante estrangeiro que vem contribuindo para trocas de conhecimentos e culturais entre a comunidade acadêmica do curso.

Programa de Extensão Reciclando o dia-dia promovendo a cidadania organiza gincana do Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de São Borja

Durante o dia  4 de junho de 2019 ocorreu a Gincana do Meio Ambiente de São Borja. O devido evento é fruto do “Programa de Extensão Reciclando o dia-dia promovendo a cidadania”, coordenado pela Professora Dr. Carmen Nogueira (PPGPP-UNIPAMPA) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Borja. A devida ação teve ampla participação dos Mestrandos do PPG coordenando as atividades nas escolas municipais da cidade juntamento com estudantes do curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa. No dia 5-6 foi entrega as premiações as escolas com presença do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários Municipais, professores do PPGPP e diretores das escolas.