Geologia – Caçapava do Sul – Capital da Geodiversidade | Caçapava do Sul – Capital da Geodiversidade

Caçapava do Sul – Capital Gaúcha da Geodiversidade

O Curso de Geologia da Unipampa

 

Logo Oficial Geologia UnipampaO Curso de Geologia da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Caçapava do Sul foi criado em 2010 e teve seu início em março de 2011, com o ingresso de 50 alunos oriundos de diferentes estados do Brasil.

A opção de implantar o curso de Geologia em Caçapava do Sul foi devido a grande relevância da região no cenário geológico e mineiro nacional, sendo ponto de referência para diversas instituições de ensino superior do país, relacionados com as Geociências. A região onde Caçapava do Sul está inserida é considerada uma das maiores províncias minerais do Brasil devido a ampla ocorrências de minérios, rochas e fósseis, com idades que variam desde a formação dos primeiros continentes (aproximadamente 2,2 bilhões de anos) até os dias atuais.


Caçapava do Sul – Capital Gaúcha da Geodiversidade

Em 2015, Caçapava do Sul foi decretada Capital Gaúcha da Geodiversidade, por conter uma grande variedade de rochas e estruturas geológicas, além de paisagens e demais elementos da Geodiversidade.

logomarca


Perfil do Egresso

O Projeto Pedagógico do Curso de Geologia está conectado com as demandas tradicionais voltadas para a busca de recursos minerais de interesse industrial, e aquelas atribuídas aos aspectos ambientais, riscos geológicos, e modificações introduzidas no ambiente natural pela atuação do homem.

O Curso de Geologia da Universidade Federal do Pampa busca fornecer uma formação sólida e generalista, com capacidade de raciocínio crítico, de caracterização e interrelacionamento entre processos físicos, químicos, biológicos e antropogênicos e seus reflexos e transformações derivadas sobre o Planeta Terra.