Informações e imagens enviadas pelo prof. João Antônio Gomes Pereira, joaopereira@unipampa.edu.br
Pensar a cidade é um grande desafio para o qual a criatividade pode ser uma grande aliada. A proposta do projeto é abrir espaço para que os discentes possam pensar a cidade e propor soluções criativas e inovadoras para transformar a cidade de São Borja. Geralmente os discentes desenvolvem um potencial crítico em relação as cidades manifestando suas expectativas, gostos e desgostos, o que pode ser canalizado com o uso da criatividade. A questão que se estabelece é como transformar a cidade de São Borja em uma cidade criativa e inteligente? Assim, os discentes são estimulados a criar soluções para os problemas identificados por eles mesmos e propor melhorias que possam ser úteis a comunidade e desenvolvidas em parcerias com instituições de ensino, poder público municipal e entidades de classe.
Em termos gerais o objetivo é identificar como transformar a cidade de São Borja em uma cidade criativa e inteligente, propondo soluções criativas e inovadoras. Especificamente pretende-se diagnosticar a situação vigente na comunidade de São Borja e o que pode ser melhorado na perspectiva dos discentes; identificar os principais problemas existentes na cidade de São Borja; criar soluções criativas e inovadoras para os problemas identificados na perspectiva dos discentes; desenvolver nos discentes o sentimento de pertencimento, contribuindo para redução dos índices de evasão; elaborar um pré-projeto com as soluções criativas e inovadoras para pelo menos dois dos problemas identificados; apresentar para representantes do poder público municipal, lideranças da comunidade e entidades de classe as soluções criativas contribuindo para transformar a cidade.
A relevância do projeto é promover o diálogo em torno da cidade e sua cultura, abrir um canal de melhorias na cidade a partir da visão dos discentes moradores em São Borja e também daqueles que passam a residir na cidade provenientes de outros municípios e estados do país. Também o projeto visa propor ações que contribuam com o poder público municipal e possam ser implementadas pelo mesmo, bem como, por entidades de classe e parcerias com escolas, universidades e institutos federais. Os alunos participaram de uma aula expositiva dialogada com o professor sobre cidades criativas e cidades inteligentes, participaram de duas palestras, sendo uma com o Secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização (SMDEID) e a outra com o Presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB).
Com as informações recebidas e pesquisas bibliográficas e de campo, os alunos organizados em grupos de trabalho e cada grupo utilizando-se de diferentes métodos de criatividade conforme a escolha de cada um, deveriam pensar e propor propostas de solução para os problemas identificados na cidade de São Borja. A turma de alunos e alunas do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda identificou problemas relacionados a cidade sobre os quais foram elaboradas propostas de solução, conforme quadro 1.
Quadro 1 – PROBLEMAS IDENTIFICADOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS
Os problemas apontados pelos discentes e suas respectivas soluções passam por uma análise mais profunda e complexa para sua viabilidade econômica e social, bem como sua aderência a políticas públicas que viabilizem sua implementação ou não. As instituições da comunidade participantes é quem irão decidir quanto a adoção das propostas e a viabilidade de implementação das mesmas. Em termos de resultados do projeto, tanto a ACISB quanto a SMDEID consideraram pertinente as propostas dos alunos e também relataram que algumas iniciativas já estavam em andamento, ficando a cargo dos discentes a decisão por continuidade dos trabalhos para implementação os projetos.
Nessa linha o grupo que criou o APP (RE) CICLO deu continuidade para a implementação de sua proposta junto a Prefeitura Municipal. Foram realizadas reuniões de trabalho o a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conforme foto abaixo, a qual aprovou a proposta do app e pediu alguns ajustes, os quais foram realizados e apresentados na Conselho Municipal de Meio Ambiente. A execução e desenvolvimento do App deverá ser viabilizado em parceria com o campus de Alegrete da Unipampa. Também sobre essa proposta de solução para o meio ambiente de São Borja foi produzido um artigo apresentado no evento 12o Ecoinovar 2023, realizado de forma hibrida pela Fundação Universidade de Rio Grande, FURG.