Sarau Cultural: textos de formação | Publicidade e Propaganda

Sarau Cultural: textos de formação

Informações e imagens enviadas pelo prof. Marcelo Rocha
marcelorocha@unipampa.edu.br

O presente resumo visa apresentar a elaboração, discussão e articulação das Atividades de Extensão Vinculadas (AEV) em sua relação com o Componente Curricular “Laboratório de Experimentações Textuais I”, do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Unipampa, campus São Borja. As Atividades de Extensão Vinculadas (AEV) estão submetidas à normatização das Atividades Curriculares de Extensão, conforme Resolução nº 317/2021 do CONSUNI/UNIPAMPA e Instrução Normativa 317/2021, de 05 de agosto de 2021. No que se refere ao Componente Curricular “Laboratório de Experimentações Textuais 1”, a ementa destaca, dentre outros tópicos, a relação entre Comunicação Social e Linguagem, a natureza do signo linguístico, as visões dialógicas e pragmáticas do enunciado, bem como as vinculações entre o texto publicitário e escrita literária, em seus conceitos fundamentais e funções específicas.

Desse modo, a proposta de desenvolver um Sarau Cultural teve como objetivo precípuo partilhar leituras de textos que tenham sido importantes para formação e desenvolvimento dos acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa.

Assim, o Sarau Cultural teve sua concepção e organização planejada em 2024/1 pela turma de ingressantes de Publicidade e Propaganda e seu desenvolvimento e apresentação final em 04 de dezembro de 2024, no Museu João Goulart, em evento aberto à comunidade.

A proposta de escuta e exposição de textos literários também pode ser associada à perspectiva da Estética de Recepção, de Hans Robert Jauss, na medida em que compreende a literatura como ampliação do horizonte de expectativa do leitor, ao mesmo tempo em que modifica percepções e rompe com o automatismo cotidiano (ZILBERMAN, 2001).

A seleção de trechos possibilitou, ainda que de maneira incipiente, o estabelecimento de um perfil de leitores e histórias de leituras que, por sua vez, vinculam-se à relação multilinear e multissequencial de textos e informações multimídias na contemporaneidade.

O leitor hodierno, portanto, mostra um modo de ler imersivo cujo perfil cognitivo concilia, conforme pontua Santaella (2017), a interface de duas presenças simultâneas, a física e a virtual. O evento Sarau Cultural teve um total de 15h (entre planejamento, execução e avaliação) e está registrado no plano de ensino do Componente Curricular de Laboratório de Experimentações Textuais I.

Neste link é possível acessar a reportagem do Webtelejornal Pampanews com a cobertura do Sarau  https://fb.watch/wzTqkoqZbh/.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.