Sarau Cultural | Publicidade e Propaganda

Sarau Cultural

Informações e fotos enviadas pelo prof. Marcelo Rocha, marcelorocha@unipampa.edu.br

O Sarau Cultural “Literatura e Memória”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Marcelo Rocha,  foi uma Atividade de Extensão vinculada ao Componente Curricular de Laboratório de Experimentações Textuais I, do primeiro semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, realizada em 2023/1.

Prof. Marcelo e os(as) discentes que fizeram parte da atividade

Esta atividade foi proposta considerando que a ementa do Componente Curricular Laboratório de Experimentações Textuais I destaca, dentre outros tópicos, a relação entre Comunicação Social e Linguagem, a natureza do signo linguístico, as visões dialógicas e pragmáticas do enunciado, bem como as vinculações entre o texto publicitário e escrita literária, em seus conceitos fundamentais e funções específicas.
Desse modo, a importância da discussão da mimese, como estrutura formal de representação (COSTA, 2003) articula-se, nesse caso, à ideia da literatura em seu potencial humanizador, segundo preconizou o crítico Antônio Candido, na medida em que nos possibilita dar forma a sentimentos e visões de mundo, tornando-nos abertos ao grupo do qual fazemos parte (CANDIDO, 2011). Na relação entre criação publicitária e o estético ou literário na Comunicação, Bigal (1999) argumenta que a Publicidade pode ser entendida como semiose de sintagmas elaborados em outras linguagens propiciando experiências simbólicas poético-estéticas ligadas à fruição. Assim, a concepção mimética alia-se ao discurso persuasivo deliberativo que, conforme Covaleski (2010), configura um processo recente de hibridização da publicidade, associando, de modo concomitante, as funções de anunciar, entreter e interagir. Na busca por refletir a respeito da hibridização na Publicidade e na ampliação de um repertório poético-estético, vinculado, ainda, a uma visão da storytelling (PALACIOS; TERENZZO, 2016) unindo princípios e estratégias narrativas para gerar conexão entre interlocutores, foi pensado o “Sarau Cultural: Literatura e Memória”.

Card de divulgação do Sarau

Como metodologia, pensamos em um tema gerador ou ponto de partida para o encontro. Dessa maneira, elegemos o mote “Traga sua melhor memória” para que cada estudante pudesse refletir e selecionar um trecho de alguma leitura que houvesse sido importante em sua formação cultural e/ou intelectual, de acordo com as interrelações possíveis entre cânones literários pessoais e memória (cf. MANGUEL, 1997; e BOSI, 2003). O Sarau Cultural, promovido como Atividade de Extensão Vinculada, referente ao período de 2023/1, teve sua concepção e organização delineada no primeiro semestre de 2023, no entanto, sua apresentação ocorreu no dia 01/12/2023, na Casa Museu João Goulart, no Centro de São Borja.

Comunidade e discentes participantes

A atividade foi aberta à comunidade e teve a participação de 19 discentes de Publicidade e Propaganda duas pessoas de fora da Unipampa. Como sistematização ou avaliação do evento, entendemos que a proposta foi relevante na medida em que auxilia na identificação de um perfil de leitores dos estudantes ingressantes no Curso de Publicidade da Unipampa. A seleção de trechos de obras que incluíram, desde leituras literárias canônicas, passando por excertos de músicas populares até produções próprias, suscitou um processo profícuo de partilha de experiências que sugerem a necessidade de se pensar com mais regularidade no leitor, como sujeito social, e sua recepção dos clássicos no entrecruzamento com outras linguagens e formas de leitura no ambiente digital (cf ZILBERMAN, 2001; cf.SANTAELLA, 2017).

Atração musical protagonizada por alunas do Curso de Publicidade e Propaganda

O evento Sarau Cultural teve um total de 15h (entre planejamento, execução e avaliação), foi registrado no plano de ensino do Componente Curricular de Laboratório de Experimentações Textuais I e no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da Unipampa para emissão de Certificados às alunas que fizeram parte da Comissão Organizadora.