Informações e imagens enviadas pelo prof. Paulo Júnior Melo da Luz, pauloluz@unipampa.edu.br
O Podcast “Nas Ondas do Rádio” foi desenvolvido pelos discentes do componente de Redação Publicitária: Impresso e Rádio no semestre 2024/1 do curso de Publicidade e Propaganda. Sob orientação do Prof. Dr. Paulo Júnior Melo da Luz, fez parte da Curricularização da Extensão em parceria com o projeto RP Nas Ondas do Rádio, coordenado pela Profa. Dra. Paula Pavan, do curso de Relações Públicas.
O trabalho consistiu na realização de encontros com diferentes instituições e projetos sociais na cidade de São Borja/RS, com o objetivo de colaborar na produção de materiais publicitários e divulgação de suas atividades. Os discentes receberam a proposta de entrar em contato com a organização desses projetos e planejar duas peças gráficas (banner e flyer), um spot publicitário e uma entrevista de rádio com representantes.
Trabalhamos com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Borja, a ONG SOS Bichos de Rua, a ONG Girassol Diversidade, o projeto Criança Feliz no Cinema e a Casa Memorial João Goulart.
Junto com a turma, construímos conhecimentos sobre a redação publicitária para meios impressos e de áudio, após um conjunto de aulas teóricas considerando a ementa do componente, que previa: o desenvolvimento e aplicação de técnicas, estilos e elementos da linguagem em função da publicidade; a mensagem publicitária nos diversos meios de comunicação impressa e no rádio; a criação publicitária; estratégias de criação; e as características do texto publicitário.
Inicialmente, os discentes fizeram uma divisão em grupos para escolherem suas instituições e entrarem em contato para pautar as necessidades e interesses delas em divulgação e estabelecer o relacionamento com a Universidade. Depois, elaboraram suas ideias de banner e flyer de acordo com as instruções dadas em sala de aula e dialogando com responsáveis pelas ONGs, projetos e instituições. Após uma apresentação prévia, foram feitos os ajustes nos materiais para apresentação final.
Concomitantemente, desenvolveram spots publicitários para a rádio Unipampa, apresentando seus trabalhos a partir da redação publicitária para rádio. Também fizeram roteiros de entrevistas com representantes para divulgar os trabalhos no rádio. Esses materiais gravados no estúdio da Unipampa com auxílio do técnico João Batista formaram o podcast que pode ser conferido através deste link. Os discentes foram responsáveis pela elaboração dos roteiros de spot, gravação no estúdio e posterior edição dos materiais.
Os produtos finais para impressão e o podcast editado foram apresentados no encontro de 28 de junho de 2024. Ao total, completamos 15 horas de atividades teóricas que consistiram na leitura do referencial bibliográfico e seminários conduzidos pelo docente e dialogados com os discentes; 15 horas de prática, que consistiram no desenvolvimento das atividades em sala de aula, no laboratório de informática e no estúdio de rádio; e 15 horas de extensão, que consistiram na presença dos discentes em atividades nas instituições, ONGs e projetos, bem como no planejamento, gravação e edição dos materiais gráficos e de rádio.
A partir das atividades de curricularização da extensão propostas no componente de Redação Publicitária: Impresso e Rádio, os discentes puderam estabelecer vínculos com a comunidade externa e desenvolverem as habilidades apreendidas em aula de forma autoral, criativa e em consonância com as pessoas e instituições a quem objetivavam contribuir. Houve trocas mútuas de aprendizado, não apenas aplicando as teorias e técnicas, mas com envolvimento efetivo em projetos que visam transformações sociais.