Curso de PP realiza recepção dos calouros
![]() |
![]() |
Palestra de abertura | PPquenique encerra Semiac |
Nos dias 12 e 13 de Março foram realizadas as atividades do Seminário Acadêmico (Semiac), evento que visa acolher os calouros do curso de publicidade e propaganda. O evento é um projeto coordenado pelo professor João Antônio Pereira com parceria da coordenação do curso. Esse evento conta com a participação dos veteranos na organização, auxiliando no planejamento e execução das atividades. É um momento para abordar a vida acadêmica através de palestras ministradas por professores e técnicos administrativos. Na tarde do dia 13, houve o encerramento com o PPquenique, atividade leve e descontraída realizada no gramado do campus I.
INÍCIO DAS ATIVIDADES DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2019/1
A comissão de curso de publicidade e propaganda realizou sua primeira reunião do semestre no dia 11/03. Nesse momento, os docentes socializaram algumas das atividades de seus planos de ensino. Também houve o início do planejamento dos Ciclos de Publicidade, Eixo Sociais & Humanidades e Eixo Profissão/Mercado.
OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2019
ATENÇÃO:
A oferta está sendo divulgada sem o nome dos professores e professoras tendo em vista que o curso está realizando processo seletivo para vaga de substitutos(as) e poderão ocorrer alterações.Também não estão sendo divulgadas as salas de aula, porque o setor encarregado está fazendo o estudo de distribuição das salas de aula, com o cuidado e atenção, que o assunto requer. Oportunamente iremos divulgar.
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIPAMPA RECEBE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu os alunos do 3º ano da Escola Estadual Tecnica Olavo Bilac, de São Borja.
A ação fez parte do evento “Dia de Galo”, que tem como finalidade apresentar o curso e a universidade para alunos integrantes do ensino médio nas escolas públicas da cidade, e contribuir para reforçar sua utilização para a sociedade e suas habilidades enquanto profissão.
A apresentação ocorreu através de uma palestra realizada pelo coordenador do curso de Publicidade, João Antônio Gomes Pereira, que destacou a importância do profissional de publicidade no mercado de trabalho, suas competências e atributos. Na sequência, por meio de visita técnica às instalações e estúdios, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios de rádio e televisão, laboratórios, salas de aula e biblioteca e toda a infraestrutura que o curso dispõe.
Espera-se que o “Dia de Galo” tenha continuidade no próximo ano, sempre buscando aproximação junto à comunidade São-borjense, que precisa de eventos como este para entender a relevância do curso e da profissão. Destaca-se que o curso de Publicidade e Propaganda tem realizado vários trabalhos na área para comunidade, entre eles, o mais recente, a divulgação da Feira do Livro de São Borja.
Seguem as salas de aula do curso de Publicidade e Propaganda 2018_2
Alteração no PPC
Oferta dos componentes curriculares do Curso de Com. Soc. Publicidade e Propaganda 2018_2
CALENDÁRIO DAS BANCAS DE TCC I e TCC II 2018.1
PERÍODO DE APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESTÁ ABERTO NA SECRETARIA ACADÊMICA
A partir do dia 11 de junho até o dia 19, os acadêmicos podem comprovar as atividades complementares na secretaria do campus.
Por Alexia Saner
Estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
O período de certificar as atividades complementares (ACGs) realizadas pelos alunos começa no dia 11 de junho e estará disponibilizada até o dia 19 do mesmo mês. O aproveitamento das ACGs pode ser feito junto à Secretaria Acadêmica do campus, com os certificados das atividades impressos e com o formulário preenchido, que está disponível no Edital e na Secretaria.
No curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda é necessário que o aluno faça 180 horas de Atividades Complementares, sendo que é preciso ter 10% em cada área: atividades de ensino; pesquisa; extensão; Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão.
As Atividades Complementares de Graduação (ACGs) se dá pela participação do aluno em eventos, Ensino, grupos de pesquisa, atividades de extensão, entre outras ações, dentro ou fora da Universidade. Por exemplo, é necessário ter horas em atividade de pesquisa em grupos coordenados por docentes da Unipampa, mas o aluno também pode realizar cursos online, ou presenciais na cidade em que estuda ou em outra que contará para atividade de Ensino.
O aluno deverá cumprir, no mínimo, 180 horas ao total e em cada grupo de atividade deverá cumprimir, pelo menos, 10% da carga horária de cada área.
As ACGs são divididas em 4 áreas, são elas:
1 – Atividade de Ensino: Segundo o site da Unipampa (https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/) conta horas para a atividade:
- “cursos nas áreas de interesse em função do perfil de egresso;
- monitorias em componentes curriculares de cursos da UNIPAMPA;
- participação em projetos de ensino; estágios não obrigatórios ligados a atividades de ensino;
- organização de eventos de ensino;
- participação como ouvinte em eventos de ensino, pesquisa e extensão.”
2 – Atividade de Pesquisa: Para esse item, as seguintes ações contam como horas:
- “participação em projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIPAMPA”;
- “publicação de pesquisa em evento científico ou publicação em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online’’;
- “apresentação de trabalho em eventos que tratam de pesquisa, tais como grupos de pesquisa, seminários, congressos, simpósio’’.
Para mais informações sobre Atividade de Pesquisa, acesse: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/
3 – Atividade de Extensão: Algumas das atividades que contam carga horário para essa atividade, são:
- “participação em projetos e/ou atividades de extensão desenvolvidos na UNIPAMPA;
- organização e/ou participação em eventos de extensão; publicação de atividade de extensão ou publicação de material pertinente à extensão em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online.”
Outras atividades que contam horas estão no site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/
4 – Atividade Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão: contam horas as seguintes atividades:
- “organização ou participação ou premiação em atividades de cunho cultural, social ou artístico;
- representação discente em órgãos colegiados; representação discente em diretórios acadêmicos;
- participação, como bolsista, em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica;”
Outras atividades estão no site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/