Os Componentes Curriculares do Curso de Publicidade e Propaganda estão agrupados em Eixos Temáticos que organizam e orientam seus conteúdos, procurando garantir as indicações propostas pelo perfil do egresso: garantir a formação acadêmica, mercadológica e ética, tal como pode ser observado no Projeto Pedagógico de Curso (versão 2024).
Os eixos configuram-se em ênfases (tanto de conteúdo quanto de expressão), de modo a não significar que os Componentes Curriculares pertencentes a um dos Eixos não façam parte, ao mesmo tempo, das duas outras formações. Os Eixos temáticos são: Profissão/Mercado, Academia/Pesquisa e Sociais & Humanidades.
No primeiro Eixo (Profissão/Mercado), a ênfase, em termos pedagógicos, está no ensinar o que se sabe fazer ou que já se conhece, e a expectativa, por parte do aluno, é a de vir a aprender um ofício. No segundo Eixo (Academia/Pesquisa) a ênfase, em termos pedagógicos, em vez de estar no ensinar o que se sabe fazer ou que já se conhece, está no ensinar aquilo que se vem estudando, de modo que a expectativa, por parte do aluno, é intelectual. No terceiro Eixo (Sociais & Humanidades) a ênfase, em termos pedagógicos, está no ensinar diretrizes sociais (aquilo que já está estabelecido), mas, ao mesmo tempo, refletir, questionar e, por vezes, modificar o contexto, com o intuito maior de compreender os processos históricos. Nesse sentido, se o primeiro transmite certeza e o segundo suspende-a, o terceiro contextualiza e se insere nas discussões contemporâneas, tais com aquelas envolvendo interdisciplinaridade, direitos humanos, cidadania, fronteira, cultura afro, desenvolvimento regional, educação ambiental.