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Linhas de Pesquisa

Comunicação e educação

A linha de pesquisa Comunicação e Educação aglutina projetos que tratam da interface entre os dois campos de estudo, considerando suas inter-relações. A interface entre esses dois campos enfatiza uma experiência significativa para as novas gerações por meio da produção colaborativa de conteúdos que utilizem os recursos tecnológicos e as múltiplas linguagens disponíveis. Sendo assim, busca-se o desenvolvimento de trabalhos que privilegiem o diálogo entre a educação e a comunicação a partir da reflexão e da implementação de metodologias e práticas formativas e de ensino existentes no processo educativo de alunos e professores.

Palavras-chave: experimentações metodológicas; novas tecnologias; educomunicação; comunicação no campo; práticas pedagógicas em comunicação.

 

Experimentações filosóficas em comunicação-educação-literatura

A linha estuda os pensamentos de Nietzsche, Deleuze, Foucault e Barthes – pensadores que têm em comum o interesse e foco não nos sistemas, nas estruturações, nas codificações, nas representações e nas identidades, mas, ao contrário, na dissolução das lógicas consagradas. A linha adota esses autores/escritores como perspectiva; isto é, os pensamentos em questão orientam o seu modo de fazer pesquisa, ensino e extensão. A comunicação, a educação e a literatura fornecem as matérias de estudo, justamente aquelas que testemunham, promovem ou falam sobre as variações de sentidos. Da comunicação vem o fanzine, entendido como indústria criativa, e os pontos de vista apocalíptico e integrado de Eco; da educação vem a problemática do como viver nos espaços e tempos da escrita acadêmica, da sala de aula e da gestão educacional; da literatura vem Sade, Sacher-Masoch,Dostoiévski, Blake, Kafka, Bataille, Kerouac, Bukowski, o haicai e a escritura biografemática.

Palavras-chave: comunicação; educação; literatura; fanzine; filosofia

 

Estudos interpretativos sobre linguagens e processos midiáticos

Esta linha de pesquisa abriga projetos que se desenvolvem buscando a análise das relações entre a comunicação e os processos de criação e produção de imagens, que resultam em produtos midiáticos, a partir de temáticas como memória, história, gênero, identidade, consumo e estética. Os projetos são orientados à discussão da teoria e da prática de especificidades relativas aos dispositivos fotográfico e audiovisual.

Palavras-chave: história da mídia; criação e produção gráfica; narrativas audiovisuais; experimentações estéticas; midiatização.

 

Estudos sobre gestão, branding e processos mercadológicos

Esta linha envolve o estudo das teorias e das práticas que tenham como foco temas relacionados a estratégia de marketing de empresas, a gestão de marcas, ao comportamento do consumidor, contemplando também ações e técnicas da comunicação, do varejo e da pesquisa do mercado de consumo. Objetiva desenvolver conhecimento relativo ao desempenho mercadológico regional para que gestores e profissionais obtenham maior nível de especialização e assertividade nas decisões relativas às atividades gerenciais e comunicativas.

Palavras-chave: marketing; gestão de marcas; comportamento do consumidor; pesquisa de mercado; práticas comunicativas.