Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira – edição 2024 | Publicidade e Propaganda

Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira – edição 2024

Informações e imagens enviadas pelo prof. João Antônio Gomes Pereira, joaopereira@unipampa.edu.br

O presente projeto na edição 2024 também consiste na realização de estudos acerca das possíveis estratégias e táticas de marketing e comunicação integrada enquanto conhecimento relevante para a compreensão de cenários desafiadores e instáveis e tomada de decisões na gestão de empresas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul sediadas em São Borja, as quais tenham atuação no setor de serviços e tenham interesse no desenvolvimento e consolidação de seus empreendimentos. O objetivo da presente edição do projeto é, através da análise de mercado, pesquisa de marketing, planejamento estratégico de marketing e comunicação integrada, contribuir para os melhor desempenho dos negócios de empresas do setor de serviços em São Borja.

O projeto está relacionado aos componentes curriculares do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA Campus São Borja a saber: Fundamentos de Marketing, Planejamento de Marketing e Comunicação Integrada. Inicialmente as empresas interessadas em aderir ao projeto fizeram a inscrição no curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada, a fim de, ao final desse curso, participarem do sorteio daquelas que irão participar efetivamente do projeto. Faz-se o sorteio de um número de empresas titulares e outras que serão suplementes. O número de empresas a serem sorteadas varia conforme o número de alunos matriculados no componente de Planejamento de Marketing.

Salienta-se que as empresas participantes constituem-se em laboratório de práticas acadêmicas em marketing e comunicação integrada para a realização de um trabalho pedagógico. As atividades são orientadas pelos professores dos componentes curriculares envolvidos no projeto e executado pelos acadêmicos em parceria com as referidas organizações associadas. As empresas que aderirem ao projeto disponibilizarão as informações e o espaço físico para visitação dos acadêmicos e receberão sem custos os resultados de uma pesquisa de mercado, um Planejamento Estratégico de Marketing e de Comunicação Integrada, os quais poderão ser aproveitados pelas mesmas, uma vez julguem conveniente. As atividades realizadas para os participantes serão apresentadas em dois seminários e documentadas em um vídeo do projeto, constituindo um produto técnico gerado pelo projeto. É possível verificar que se estabelece, atividades de extensão por ações na comunidade local, através da integração da universidade e entidades organizadas da sociedade civil. Desta forma, entende-se que a parceria com organizações da comunidade ao longo de todo o processo e com o curso e seminários efetivam-se ações de extensão.

Espera-se que mais organizações do município de São Borja passem a compreender a teoria e prática da administração de marketing e comunicação integrada na gestão de seus empreendimentos; que os discentes possam entender mais e melhor sobre o contexto no qual está inserida sua futura atividade profissional e tenham uma efetiva vivência e convivência na realidade organizacional pelo intercâmbio proporcionado; que os discentes sintam-se mais capacitados ao trabalho na profissão escolhida e seguros quanto as gestão em marketing e comunicação em atividades de diferentes setores econômicos; que os participantes denominados de laboratório adotem, senão todas, algumas das propostas do trabalho realizado.

Em 2024 foi realizado para o público alvo do projeto de forma gratuita um curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada no qual houve a inscrição de 10 empresas do setor de serviços, sendo que apenas cinco foram ao curso. Tendo em vista que eram também cinco vagas, as participantes do curso foram incluídas no projeto. Devido ao ingresso de novos alunos nos componentes curriculares no segundo semestre de 2024, foi possível incluir uma sexta empresa. Para a inclusão desta sexta empresa adotou-se como critério oferecer a oportunidade para uma das empresas que havia ficado de suplente na edição anterior e que atua no setor de serviços e também por ter participado do mesmo curso. A empresa suplente da edição anterior aceitou participar da edição 2024 e assim o projeto foi realizado com 6 empresas de serviços. Portanto, participaram do projeto em todas as suas etapas aquelas que constam no quadro 1.

As empresas participantes do projeto de extensão Gestão de Marketing para organizações de fronteira, edição 2024 receberam ao final do projeto uma pesquisa de mercado, um planejamento de marketing e comunicação integrada.  A entrega foi no seminário de pesquisa e planejamento de marketing para organizações de fronteira realizado na sede da ACISB em São Borja,  com a programação conforme Quadro 2.  

Na abertura do evento, o Presidente da ACISB (Foto 1) destacou a importância da parceria com o Projeto ao longo dos últimos  dez anos,  abordando a importância do mesmo para o desenvolvimento das empresas participantes.

Foto 1 – Presidente da ACISB fala para os participantes
Foto: Alex Prado

Os Seminários de Pesquisa de Marketing e Seminário de Planejamento de Marketing e Comunicação Integrada contou  com a presença de todas as empresas participantes. Cada grupo de alunos fez a apresentação do trabalho realizado para a respectiva empresa, dialogando e explicando a diferentes etapas seguidas desde a pesquisa de marketing até a elaboração do planejamento de marketing e comunicação integrada. Ao final as empresas relataram aos alunos e professores que ficaram satisfeitas com o que lhes foi entregue e que na medida do possível colocarão em prática. Algumas disseram que chamarão os alunos para a implementação das ações propostas (Fotos). 

Foto 2 –  Foto com a empresa Convex
Foto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Foto 3 –  Foto com a empresa Garajão Refrigeração
Foto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Foto 4–  Foto com a empresa Rádio Fé Web
Foto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Foto 5 –  Foto com a empresa RevisarFoto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Foto 6 –  Foto com a empresa Sigma Rural
Foto: Arquivo do grupo de trabalho  Sigma Rural

Foto 7 –  Foto com a empresa Tere Unhas
Foto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Além do Seminário de Pesquisa de Marketing e Seminário de Planejamento de Marketing e Comunicação Integrada, o evento contou nesta edição com a apresentação de trabalhos realizado pelos egressos do curso de Comunicação Social Publicidade e Propagnda, publicitários Vitor Leges e Willian Barbosa (Foto 8). Eles atuam na área de marketing da Pirahy Alimentos e relatam vários trabalhos realizados pela empresa com fins comerciais, lançamento de produtos e também ações sociais desenvolvidas pela empresa com benefícios para comunidade de São Borja. 

Foto 8 –  Egressos relatam trabalhos realizados para a turma do primeiro ano  do Curso de Publicidade e PropagandaFoto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Após os seminários e relato dos trabalhos realizados pelos egressos foi realizada uma confraternização entre os participantes e encerrado o projeto Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira edição 2024  com o agradecimento dos professores aos discentes e empresas participantes.  


Foto 9 –  Foto com  todos os participantes do evento
Foto: Alice Karen, Monitora do Componente Curricular

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.