Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira | Publicidade e Propaganda

Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira

Informações e imagens enviadas pelo prof. João Antônio Gomes Pereira, joaopereira@unipampa.edu.br

O projeto Gestão de Marketing para organizações de fronteira: contribuições para o desenvolvimento e consolidação de negócios sob a gerência de mulheres empreendedoras (edição 2023) consiste na realização de estudos acerca das possíveis estratégias e táticas de Marketing e Comunicação Integrada enquanto conhecimento relevante para a compreensão de cenários desafiadores e instáveis e tomada de decisões na gestão de empresas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul sediadas em São Borja, cuja gerência e/ou propriedade são de mulheres empreendedoras.  O objetivo da presente edição do projeto é contribuir através da análise de mercado, pesquisa de marketing, planejamento estratégico de marketing e comunicação integrada, com as referidas empresas de São Borja. O projeto está relacionado aos componentes curriculares do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA Campus São Borja a saber:  Fundamentos de Marketing e Planejamento de Marketing, ministrados pelo professor João Antônio Gomes Pereira e Comunicação Integrada, ministrado pela professora Renata Correa Coutinho. Inicialmente as empresas interessadas em aderir ao projeto deverão participar de um curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada, a fim de, ao final desse curso, participarem do sorteio daquelas que irão participar efetivamente do projeto. Faz-se o sorteio de um número de empresas titulares e outras que serão suplentes. O número de empresas a serem sorteadas varia conforme o número de alunos matriculados no componente de Planejamento de Marketing.  Salienta-se que as empresas participantes constituem-se em laboratório de práticas acadêmicas em Marketing e Comunicação Integrada.

As atividades são orientadas pelos professores dos componentes curriculares participantes do projeto e desenvolvido pelos acadêmicos em parceria com as referidas organizações associadas. As empresas que aderirem ao projeto disponibilizarão as informações e o espaço físico para visitação dos acadêmicos e receberão sem custos os resultados de uma pesquisa de mercado, um Planejamento Estratégico de Marketing e de Comunicação Integrada, os quais poderão ser aproveitados pelas mesmas, uma vez julguem conveniente. As atividades realizadas para os participantes serão apresentadas em dois seminários e documentadas em um vídeo do projeto, constituindo um produto técnico gerado pelo projeto. É possível verificar que se estabelece, atividades de extensão por ações na comunidade local, através da integração da universidade e entidades organizadas da sociedade civil. Desta forma, entende-se que a parceria com organizações da comunidade ao longo de todo o processo e com o curso e seminários efetivam-se ações de extensão. Espera-se que mais organizações do município de São Borja passem a compreender a teoria e prática da administração de marketing e comunicação integrada na gestão de seus empreendimentos; que os discentes possam entender mais e melhor sobre o contexto no qual está inserida sua futura atividade profissional e tenham uma efetiva vivência e convivência na realidade organizacional pelo intercâmbio proporcionado; que os discentes sintam-se mais capacitados ao trabalho na profissão escolhida e seguros quanto as gestão em marketing e comunicação em atividades de diferentes setores econômicos; que os participantes denominados de laboratório adotem, senão todas, algumas das propostas do trabalho realizado.

Em 2023 foi realizado para o público alvo do projeto de forma gratuita um curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada no qual houve a inscrição de mulheres empreendedoras com a participação de mais de 20 empresas inscritas e presentes ao curso. Após o curso foi realizado o sorteio de  seis titulares e duas suplentes. Sendo que foram sorteadas e participaram do projeto em todas as suas etapas aquelas que constam no quadro 1.

Quadro 1 – Empresas sorteadas que participaram de todas as etapas do projeto

Fonte: Dados do projeto e inscrições

As empresas participantes do projeto de extensão Gestão de Marketing para organizações de fronteira, edição 2023 receberam ao final do projeto uma pesquisa de mercado, um planejamento de marketing e comunicação integrada.  A entrega foi no seminário de pesquisa e planejamento de marketing para organizações de fronteira realizado na sede da ACISB em São Borja.  As fotos de 1 a 7 registram a entrega dos documentos para as empresas participantes. A foto 8 registra as empresas, professores e discentes presentes ao evento. A foto 9 registra o presidente da ACISB, empresário Neronei Cargnin participando e realizando a abertura do evento e na foto 10 a empresária Silvana de Fátima da Rosa Saraiva representando o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da associação comercial parabenizou aos discentes e docentes pelo trabalho realizado. Após a apresentação e entrega dos trabalhos realizados foi realizada uma confraternização entre os participantes e encerrado o projeto em mais uma edição com o agradecimento dos professores aos discentes e empresas participantes.

Foto 1 – Grupo de estudos para a empresa Sonho Meu

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 2 – Grupo de estudos para a empresa Dell’Aglio Artes

Fonte: Arquivo do projeto

Foto 3 – Grupo de estudos para a empresa Dona Bruxa Confeitaria Artesanal

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 4 – Grupo de estudos para a empresa Entre Rios Terraplanagem

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 5 – Grupo de estudos para a empresa Lavi Artesanato

Fonte: Discente Eduarda realizou o registro fotográfico

Foto 6 – Grupo de estudos para a empresa Toque de Mãe Moda

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 7 – Grupo de estudos para a empresa Unimercosul

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 8 – Grupos, Professores dos Componentes e Empresas

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 9 – Presidente da ACISB empresário Neronei Cargnin na abertura do seminário de Planejamento de Marketing Comunicação Integrada 2023

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico

Foto 10 – Representante do Núcleo Mulheres Empreendedoras da ACISB, empresária  Silvana de Fátima da Rosa Saraiva

Fonte: Discentes Rebeca, Leonardo e Betina realizaram o registro fotográfico