Informações e imagens enviadas pelo prof. João Antônio Gomes Pereira, joaopereira@unipampa.edu.br
O projeto Gestão de Marketing para organizações de fronteira: contribuições para o desenvolvimento e consolidação de negócios sob a gerência de mulheres empreendedoras (edição 2023) consiste na realização de estudos acerca das possíveis estratégias e táticas de Marketing e Comunicação Integrada enquanto conhecimento relevante para a compreensão de cenários desafiadores e instáveis e tomada de decisões na gestão de empresas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul sediadas em São Borja, cuja gerência e/ou propriedade são de mulheres empreendedoras. O objetivo da presente edição do projeto é contribuir através da análise de mercado, pesquisa de marketing, planejamento estratégico de marketing e comunicação integrada, com as referidas empresas de São Borja. O projeto está relacionado aos componentes curriculares do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA Campus São Borja a saber: Fundamentos de Marketing e Planejamento de Marketing, ministrados pelo professor João Antônio Gomes Pereira e Comunicação Integrada, ministrado pela professora Renata Correa Coutinho. Inicialmente as empresas interessadas em aderir ao projeto deverão participar de um curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada, a fim de, ao final desse curso, participarem do sorteio daquelas que irão participar efetivamente do projeto. Faz-se o sorteio de um número de empresas titulares e outras que serão suplentes. O número de empresas a serem sorteadas varia conforme o número de alunos matriculados no componente de Planejamento de Marketing. Salienta-se que as empresas participantes constituem-se em laboratório de práticas acadêmicas em Marketing e Comunicação Integrada.
As atividades são orientadas pelos professores dos componentes curriculares participantes do projeto e desenvolvido pelos acadêmicos em parceria com as referidas organizações associadas. As empresas que aderirem ao projeto disponibilizarão as informações e o espaço físico para visitação dos acadêmicos e receberão sem custos os resultados de uma pesquisa de mercado, um Planejamento Estratégico de Marketing e de Comunicação Integrada, os quais poderão ser aproveitados pelas mesmas, uma vez julguem conveniente. As atividades realizadas para os participantes serão apresentadas em dois seminários e documentadas em um vídeo do projeto, constituindo um produto técnico gerado pelo projeto. É possível verificar que se estabelece, atividades de extensão por ações na comunidade local, através da integração da universidade e entidades organizadas da sociedade civil. Desta forma, entende-se que a parceria com organizações da comunidade ao longo de todo o processo e com o curso e seminários efetivam-se ações de extensão. Espera-se que mais organizações do município de São Borja passem a compreender a teoria e prática da administração de marketing e comunicação integrada na gestão de seus empreendimentos; que os discentes possam entender mais e melhor sobre o contexto no qual está inserida sua futura atividade profissional e tenham uma efetiva vivência e convivência na realidade organizacional pelo intercâmbio proporcionado; que os discentes sintam-se mais capacitados ao trabalho na profissão escolhida e seguros quanto as gestão em marketing e comunicação em atividades de diferentes setores econômicos; que os participantes denominados de laboratório adotem, senão todas, algumas das propostas do trabalho realizado.
Em 2023 foi realizado para o público alvo do projeto de forma gratuita um curso intensivo de Marketing e Comunicação Integrada no qual houve a inscrição de mulheres empreendedoras com a participação de mais de 20 empresas inscritas e presentes ao curso. Após o curso foi realizado o sorteio de seis titulares e duas suplentes. Sendo que foram sorteadas e participaram do projeto em todas as suas etapas aquelas que constam no quadro 1.
Quadro 1 – Empresas sorteadas que participaram de todas as etapas do projeto
As empresas participantes do projeto de extensão Gestão de Marketing para organizações de fronteira, edição 2023 receberam ao final do projeto uma pesquisa de mercado, um planejamento de marketing e comunicação integrada. A entrega foi no seminário de pesquisa e planejamento de marketing para organizações de fronteira realizado na sede da ACISB em São Borja. As fotos de 1 a 7 registram a entrega dos documentos para as empresas participantes. A foto 8 registra as empresas, professores e discentes presentes ao evento. A foto 9 registra o presidente da ACISB, empresário Neronei Cargnin participando e realizando a abertura do evento e na foto 10 a empresária Silvana de Fátima da Rosa Saraiva representando o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da associação comercial parabenizou aos discentes e docentes pelo trabalho realizado. Após a apresentação e entrega dos trabalhos realizados foi realizada uma confraternização entre os participantes e encerrado o projeto em mais uma edição com o agradecimento dos professores aos discentes e empresas participantes.
Foto 1 – Grupo de estudos para a empresa Sonho Meu
Foto 2 – Grupo de estudos para a empresa Dell’Aglio Artes
Foto 3 – Grupo de estudos para a empresa Dona Bruxa Confeitaria Artesanal
Foto 4 – Grupo de estudos para a empresa Entre Rios Terraplanagem
Foto 5 – Grupo de estudos para a empresa Lavi Artesanato
Foto 6 – Grupo de estudos para a empresa Toque de Mãe Moda
Foto 7 – Grupo de estudos para a empresa Unimercosul
Foto 8 – Grupos, Professores dos Componentes e Empresas
Foto 9 – Presidente da ACISB empresário Neronei Cargnin na abertura do seminário de Planejamento de Marketing Comunicação Integrada 2023
Foto 10 – Representante do Núcleo Mulheres Empreendedoras da ACISB, empresária Silvana de Fátima da Rosa Saraiva