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O Curso de bacharelado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda da Unipampa, Campus São Borja, apresenta Conceito 4 na última avaliação do MEC realizada no ano de 2011 e manteve este conceito na última avaliação do ENADE em 2022.
A carga horária é de 2.910 horas, sendo: 2.370h em Componentes Curriculares Obrigatórios (destas, 315h são dedicadas às Atividades de Extensão Vinculadas aos
componentes obrigatórios), 360h em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG), 120h em Atividades Complementares de Graduação (ACG) e 60h em Atividade de Extensão Específica denominada UNIPAMPA Cidadã. O curso propõe uma integralização mínima de 08 semestres e máxima de 16 semestres. O ingresso é anual com oferta de 50 vagas em regime integral. O curso é convalidado pela Portaria 492/2009, de 05 de agosto de 2009.
O curso visa o desenvolvimento intelectual do(a) aluno(a), possibilitando que ele(a) analise, critique e efetue mudanças sociais no seu campo de trabalho, com respeito constante aos princípios democráticos, às ações solidárias e à defesa dos direitos humanos. Sua estrutura curricular contempla formação específica em Publicidade e Propaganda e também a formação interdisciplinar.
Os(as) egressos(as) do Curso de Publicidade e Propaganda poderão atuar Agências de Publicidade e Propaganda, Assessorias de Comunicação, Departamentos de Comunicação e Marketing de empresas e Instituições, em veículos de Comunicação, em produtoras de vídeo e áudio, em estúdios de Design Gráfico, em empresas de webdesign, em projetos de marketing (cultural, ambiental, social, político-eleitoral etc.), como social media e em outros campos afins. Também poderá atuar junto às pequenas empresas, inclusive junto àquelas que não possuem, de antemão, uma clareza em relação às atividades comunicacionais e publicitárias, pois esse egresso estará preparado para agir frente a esse desconhecimento.
O curso objetiva a formação de um(a) profissional que domine técnicas e instrumentos para a identificação de problemas e proponha de soluções na comunicação, com capacidade de interpretar objetivos mercadológicos de empresas e instituições e traduzi-los em objetivos e procedimentos de comunicação adequados às diferentes situações. Pode, portanto, ser um(a) profissional de planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da comunicação publicitária em empresas especializadas em publicidade e propaganda.
O curso busca também a formação para a cidadania, que culmine em um(a) egresso(a) participativo, responsável, crítico(a), criativo(a) e comprometido(a) com o desenvolvimento sustentável a partir de algumas práticas. Para isto, o Curso possui componentes curriculares divididos em três eixos temáticos: Profissão/Mercado, Academia/Pesquisa e Sociais & Humanidades, procurando garantir as indicações propostas pelo perfil do egresso, ou seja, garantir a formação acadêmica, mercadológica e ética
O Curso não prevê em sua matriz curricular o estágio obrigatório, mas nos Componentes Curriculares Agência I e II (do sexto e sétimo semestres, respectivamente) e Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (do oitavo semestre) e no laboratório Agência Experimental – Mazzah! ocorre a produção de campanhas publicitárias que buscam proporcionar aos(às) alunos(as) um contato com a realidade social e mercadológica.
É possível, também, observar a relação teoria-prática a partir das atividades desenvolvidas pelos discentes em projetos de ensino, pesquisa e extensão, que congregam Componentes Curriculares com a atuação na comunidade.
Fonte: PPC 2024