A Três Aspas Comunicação Júnior é uma Empresa Júnior (EJ) vinculada aos Cursos de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA campus São Borja.
A EJ busca prestar serviços nas áreas de assessoria de imprensa, criação, produção gráfica e eletrônica a baixo custo.
Idealizada em agosto de 2014, por alunos participantes do Projeto de Gestão Pedagógica do Curso de Publicidade e Propaganda que visava a redução dos índices de evasão e a abertura de mais espaços de prática, ampliou o grupo envolvido integrando os demais Cursos de Comunicação do campus. Entre 2014 e 2015 o grupo gestor desenvolveu a organização da estrutura e documentação e março de 2016 a empresa foi oficializada.
Atualmente a Três Aspas é dividida em três núcleos (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas) e cada um deles é orientado por um(a) professor(a) com formação específica nas áreas em questão. Além dos núcleos, a Três Aspas está dividida Presidência em Diretorias que desenvolvem atividades específicas (Financeira, de Comunicação, de Projetos e de Pessoal).
Como EJ a Três Aspas está formalizada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) com a Natureza Jurídica de Associação Privada sem fins lucrativos e tem como Atividade Econômica Principal as Atividades de Apoio à Educação.
Conforme a Brasil Júnior (site oficial, online, 2016), Federação das EJ em território nacional, as empresas juniores são constituídas pela união de alunos graduandos, matriculados em cursos de superiores em instituições de ensino superior, organizados em associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do País e para formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. As EJs têm como finalidade: Desenvolver profissionalmente as pessoas que compõem o quadro social por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação do(s) curso(s) de graduação ao(s) qual(is) a empresa júnior for vinculada; Realizar projetos e/ou serviços preferencialmente para micro e pequenas empresas, e terceiro setor, nacionais, em funcionamento ou em fase de abertura, ou pessoas físicas, visando ao desenvolvimento da sociedade; e Fomentar o empreendedorismo de seus associados.
Considerando a natureza social da Universidade Federal do Pampa e a localização geográfica do campus São Borja, a Três Aspas tem, além das finalidades citadas acima, os seguintes objetivos: Proporcionar aos alunos dos Cursos de Comunicação mais um espaço de prática profissional considerando a escassez de campos de trabalho e estágio na cidade; Proporcionar a manutenção dos alunos nos Cursos de Comunicação, auxiliando na redução dos índices de evasão, retenção e reprovação; Contribuir, dentro de suas limitações, com o desenvolvimento econômico da cidade onde se encontra; Servir como vetor para que empresas, ONGs e poder público tomem conhecimento das atividades desenvolvidas pelos profissionais de comunicação; e Promover a reciclagem dos conhecimentos acerca da Comunicação considerando as necessidades de inserção deste campo do conhecimento na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Pedagogicamente, a Três Aspas contribui para o desenvolvimento prático das atividades de ensino, mas também favorece o desenvolvimento da autonomia discente no que se refere aos processos decisórios ligados à gestão empresarial.