Na tarde do dia 28 de maio, o auditório do Campus I foi palco de mais um Papo de Comunicação, desta vez com a participação da Profª. Dra. Aline Paz Amaral, que abordou o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Publicidade, explorando como essas ferramentas podem ser usadas.
O Papo começou com a reflexão sobre os impactos das tecnologias na Comunicação, indo desde a invenção da prensa de Gutenberg até as ferramentas atuais. A professora Aline destacou que, apesar dos avanços e da importância histórica, a violência contra minorias e as desigualdades persistem em nosso sistema capitalista – mesmo sistema que gera as tecnologias. A professora Aline discutiu o recente hype em torno da Inteligência Artificial (IA), especialmente a partir do final de 2023, e sublinhou que a história da IA é muito mais antiga, mencionando Ada Lovelace e seu pioneirismo na criação do primeiro algoritmo em 1843. Também questionou as expectativas exageradas sobre se a IA “vai salvar ou destruir o mundo?”, trazendo uma visão mais equilibrada, destacando os benefícios práticos e os cuidados necessários no uso desta tecnologia no dia a dia.
Pautas como a incapacidade da IA generativa de entender conceitos abstratos e limitações da tecnologia foram debatidas, juntamente sobre o papel dos publicitários na era da IA, apresentando ferramentas que podem ser usadas no processo de criação. Por fim, a conversa abordou como a tecnologia pode cruzar com movimentos sociais, como o feminismo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discutindo como a tecnologia pode ser uma aliada na luta por direitos e justiça social.