A avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante é uma pesquisa que traduz a opinião de professores universitários do todo país, feita pela editora Abril. Foram realizadas, para a 26ª edição da pesquisa, alterações a fim de melhorar o processo, tornando-o mais rigoroso, objetivo e transparente, para continuar sendo um instrumento efetivo para o estudante brasileiro na escolha de um curso de qualidade. Os cursos são avaliados por sete pareceristas quanto ao projeto pedagógico, ao corpo docente, e à infraestrutura. Para compor a média final, é considerada a média do ano em questão mais as médias dos dois últimos anos. A pesquisa atribui estrelas às graduações: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom) *. Nesse sentido, o critério aponta aos vestibulandos os melhores cursos no Brasil.
Para o nosso curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA, ser avaliado em 4 estrelas (conceito Muito Bom) é ótimo. Somos um curso que recém vai completar 10 anos, podendo ser considerado muito novo, e já temos um reconhecimento nacional. Isso é bom para a UNIPAMPA que tem o processo seletivo pelo SISU, para o município de São Borja porque gera divisas e, mais ainda, para os estudantes e futuros profissionais. Esse resultado também demonstra que os esforços dos professores do curso e a colaboração dos técnicos administrativos em educação em prol de um ensino público e de qualidade deve continuar na busca por cada vez mais oferecer infraestrutura adequada, estimular a qualificação do corpo docente e realizar atualização periódica do projeto pedagógico.
*Mais informações e detalhes sobre a avaliação podem ser obtidas no Guia do Estudante – Editora Abril, www.guiadoestudante.com.br.
Fonte: informações recebidas por e-mail enviado por Fabio Volpe Guia do Estudante – Editora Abril à coordenação do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Unipampa.