Quem poderá participar do ENA?
Conforme o item 1.8 do Edital Nacional: “Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.”
Professores da rede pública terão preferência na seleção?
Sim, conforme orientações da CAPES, tendo em vista o objetivo do PROFMAT. Os itens 2.2, 2.3 e 2.4 do Edital Nacional tratam destes detalhes:
2.2 A lista dos candidatos classificados para acesso ao Profmat em cada campus, em número igual ou inferior ao número total de vagas disponíveis nesse campus, será publicada em ordem alfabética e estará formada por candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática, com melhores notas totais dentre os candidatos que obtiverem a nota mínima para a aprovação.
2.3 As listas dos demais candidatos aprovados no Exame em cada campus, mas que, inicialmente, não estão classificados dentro da quantidade de vagas disponíveis nesse campus, serão publicadas e estarão formadas do seguinte modo:
a) Candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6.4.
b) Demais candidatos que atendam o item 1.8, não relacionados na lista a que se refere o inciso (a), em ordem decrescente das notas totais, atendidos os critérios de desempate determinados no item 6.4.
Parágrafo primeiro: A lista de classificados relativa ao total de vagas será publicada em ordem alfabética e respeitará as políticas de cotas das instituições, se houver.
2.4 No caso em que candidatos classificados não efetuem a sua matrícula na Instituição Associada escolhida, no prazo estipulado pela Instituição, as vagas remanescentes serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente definida pelo item 2.3.
2.4.1 Não havendo candidatos a que se refere o item 2.4, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (b) do item 2.3, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na Instituição Associada.
Em que momento deverá ser feita a comprovação de atuação docente?
A comprovação deve ser realizada no período de matrícula, conforme o item 2.5 e subitens do Edital ENA 2022.
Como será a seleção pela UNIPAMPA?
O exame consistirá de prova objetiva presencial no dia 22 de outubro de 2022, às 14h, conforme itens “Do Exame” e “Da Realização do Exame” do Edital Nacional.
Serão quantas vagas? Haverá reserva de vagas para pretos, partos, indígenas ou servidores da UNIPAMPA?
Serão 8 vagas e está prevista a reserva de vagas.
Quando iniciarão as aulas e quais serão os dias/turnos?
O início do semestre letivo está previsto para março 2023, com aulas às sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde. Com o fim do estado de emergência, as aulas voltaram a ser presenciais.
Haverá bolsas de estudo?
Estão previstas bolsas de estudo pela CAPES, conforme normativas e distribuição de cotas da CAPES às instituições associadas, que serão divulgadas posteriormente. A classificação no ENA não é garantia de concessão de bolsa de estudo.