Áreas de Concentração | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE

Áreas de Concentração

O PPGEE possui duas áreas de concentração:

  • Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Processamento de Energia

As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes na sociedade moderna. Quase um terço da população mundial possui acesso à Internet, sendo 80% através de smartphones. O rápido crescimento do acesso a este tipo de tecnologia faz com que seja necessário o desenvolvimento de novas formas de transmissão, armazenamento e manipulação da informação. Nos países em desenvolvimento esta tecnologia tem ainda maior importância, com impacto direto nos meios social e econômico. Muitas soluções tecnológicas nesta área são de aplicação global, porém é necessário também o desenvolvimento de soluções otimizadas para cada região. No caso do Brasil e na região do Pampa Gaúcho, em específico (caracterizada pela vocação agropecuária e pela baixa densidade demográfica), faz-se necessário o desenvolvimento de alternativas para a inclusão digital nas zonas urbanas e para aumento da produtividade na zona rural através de tecnologias que atendam às características destas regiões. A tecnologia a partir da quinta geração de sistema sem fio (5G) permitirá alta velocidade de transmissão de dados e baixa latência, fornecendo uma interação em tempo real para os serviços que usam armazenamento em nuvem, por exemplo, e integração completa com sistemas embarcados e dispositivos de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). Isto trará benefícios diretos a processos relacionados à agricultura de precisão, aumentando a produtividade da lavoura. Também permitirá um controle mais eficiente no manejo de pragas e doenças em animais, além de minimizar o impacto ambiental causado pela produção agropecuária. Porém, ao mesmo tempo que ocorre a evolução das tecnologias de comunicação, será necessário o desenvolvimento de novos recursos tecnológicos capazes de tirar proveito destas características e adaptá-las para a realidade regional.
Assim, esta área de concentração tem como foco o desenvolvimento de técnicas e metodologias para integração de recursos tecnológicos por meio de hardware, software e telecomunicações, permitindo a automação de processos de forma otimizada e aplicada para soluções regionais. O aluno pós-graduando deve ter acesso ao conhecimento no estado da arte de metodologias para acesso, armazenamento, transmissão e manipulação da informação na forma de sinais elétricos ou ópticos. Esta área de concentração proporciona uma formação sólida e atualizada, preparando o aluno para a realização de pesquisa de ponta.


Tendo em vista a crescente demanda por energia elétrica, verifica-se a necessidade de estudos que contemplem tanto as fases de sua produção como a sua utilização. Dessa forma, destacam- se aqueles que dizem respeito à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como o processamento dessa energia via dispositivos robustos, dotados de elementos de eletrônica de potência e controle capazes de mitigar efeitos indesejáveis ao longo deste processo, permitindo assim a produção de uma energia com maior qualidade e a sua utilização de forma mais confiável e eficiente. Destacam-se também as questões ambientais, as quais cada vez mais se fazem exigentes, de modo que afetam a produção e a utilização da energia elétrica, para que cada vez mais se utilizem formas alternativas e não poluentes de energia. Assim, também se fazem necessárias pesquisas sobre formas renováveis e eficientes de produção de energia. Ainda, salientam-se os estudos sobre temas relacionados às smart grids, bem como sobre proteção de sistemas e qualidade de energia elétrica. Nesse contexto, pesquisas acerca da aplicação de técnicas matemáticas e computacionais de processamento de sinais em relés de proteção, bem como a aplicação de metodologias de otimização em problemas de planejamento e operação dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além do desenvolvimento de dispositivos robustos capazes de gerenciar a energia produzida e otimizar os processos industriais em termos de eficiência e robustez são focos dos estudos nessa área de concentração.


 

HISTÓRICO

Para visualizar as áreas de concentração do programa anteriores a 2020, clique aqui.