Objetivos do Curso | Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Habilitar profissionais interessados no tema, ao amplo conhecimento sobre Desenvolvimento de Regiões de Fronteira.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver o pensamento crítico com relação às necessidades e potencial de uma Região Fronteiriça;

Ampliar o escopo de conhecimento a respeito das Regiões de Fronteira;

Despertar o ambiente da pesquisa em nível de pós-graduação na região;

 

Concepção pedagógica do curso

A educação em nível de pós-graduação, como o ensino superior, tem como dever formar profissionais de excelência para atuar tanto no ambiente das organizações quanto na carreira acadêmica, considerando especialmente que é através do conhecimento que pode acontecer o desenvolvimento, individual e da sociedade. Considera-se fundamental para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira que os acadêmicos alcancem um aprendizado profundo e consequente. Devem ir além, enfatizando a importância da pesquisa e demonstrando profundidade acadêmica que lhes dê embasamento para a vida profissional.

A proposta curricular aqui apresentada pretende integrar os acadêmicos a um ambiente de pesquisa e forte reflexão enfatizando o que a academia tem produzido em termos de desenvolvimento e fronteira e lhes dando subsídios teóricos para compreender o desenvolvimento, os processos necessários para chegar a este e que papéis estes profissionais terão na sua região de atuação.

O ambiente criado na elaboração e execução desta proposta curricular deve proporcionar um espaço de busca constante pelo conhecimento e aprendizado e que esta busca seja motivadora de convivência e propulsora da plena qualificação.

O curso prevê atendimento aos estudantes com necessidades especiais, tendo como principal apoio o NUDE e os profissionais que compõem o núcleo: uma assistente social, duas pedagogas, um professor de libras, uma professora interprete e tradutora de libras, além de instrumentos para auxiliar estudantes com baixa visão e acessibilidade a cadeirantes.