Sobre o Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)

Sobre o Programa

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) é formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, autorizado para funcionamento pela CAPES em 14/12/2011, com Conceito 3, e reconhecido pelo MEC pela Portaria No. 1.324 de 08/11/2012 com publicação no D.O.U. em 09/11/2012, Seção 1, p.8-10. O Programa iniciou suas atividades no ano de 2012, com 13 discentes, e atualmente conta com 32 discentes. O campo de atuação do Programa, pela sua inserção geoeducacional no âmbito de abrangência da UNIPAMPA, envolve preferencialmente escolas de Educação Básica da região de fronteira da metade sul do Rio Grande do Sul, a qual se apresenta fragilizada em termos socioeconômicos e educacionais, de acordo com indicadores IDS e IDEB. O Programa conta com docentes permanentes dos Campi Bagé e Caçapava do Sul da UNIPAMPA e com docentes colaboradores. A unidade sede do Programa é o Campus Bagé, onde as aulas acontecem durante os semestres letivos regulares da Pós-Graduação stricto sensu da UNIPAMPA, das quintas-feiras à noite aos sábados, e, em períodos concentrados nos meses de férias escolares na Educação Básica, condicionada a disponibilidade dos docentes e discentes.

Área de Concentração 

Ensino de Ciências

Missão

 Promover a formação científica e profissional de qualidade na pós-graduação em ensino de ciências com vistas a atender as questões locais, nacionais e a inserção internacional.

Visão

 Aliada a Missão da UNIPAMPA,  o PPGEC  busca promover a integração entre a pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação permeada por práticas de ensino e extensão aplicadas em ensino de ciências para formar sujeitos comprometidos e capacitados para atuar de forma significativa e relevante no desenvolvimento regional, comprometidos com questões nacionais e divulgação internacional. Consolida-se como um Programa de referência que enfatiza a importância da integração Universidade-Escola e da cooperação/parceria nacional e internacional na pesquisa científica em busca de produzir inovações metodológicas e melhorias da qualidade do Ensino de Ciências. 

Objetivos  

O Programa tem como objetivo geral a melhoria da qualificação profissional de professores que atuam preferencialmente na Educação Básica, nas áreas de Física, de Química e de Ciências da Natureza, em um trabalho conjunto entre docentes da UNIPAMPA e professores das escolas onde estes se inserem. Para isso, o Programa busca o cumprimento de objetivos específicos que cobrem duas dimensões gerais de conhecimento, a dimensão da formação e a dimensão da prática profissional, assim delineados:

  • proporcionar o incremento da capacidade de inovação de professores para o planejamento e a avaliação de propostas pedagógicas inovadoras, teoricamente fundamentadas e associadas a delineamentos metodológicos, por meio de uma proposta curricular que viabilize aprofundamento de pressupostos teórico-metodológicos para a compreensão das relações entre ensino e aprendizagem;
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências no uso técnico-pedagógico de tecnologias contemporâneas e sua incorporação em propostas pedagógicas envolvendo práticas experimentais e computacionais, com o apoio de infraestrutura e de proposta curricular adequadas, e de seu corpo docente;
  • Proporcionar acompanhamento e orientação aos projetos de estudos e trabalhos de conclusão, com apoio de infraestrutura adequada e de seu corpo docente; e,
  • Proporcionar oportunidades para estágios profissionais, troca de conhecimentos e experiências, por meio de intercâmbios, e outras formas de aprimoramento;
  • Possibilitar ao discente de Pós-Graduação a atuação em atividade de ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento de uma prática profissional transformadora, por meio da incorporação do método científico e da aplicação dos conhecimentos de novas técnicas e processos, visando atender às demandas socioeducativas;
  • Formar profissionais qualificados para atuar na em termos de revisitar e aprofundar conteúdos básicos formativos e discutir processos inovadores de ensino e aprendizagem na área de Ciências.
  • Elaborar, divulgar e difundir produtos educacionais de ensino de ciências em forma de propostas metodológicas, materiais didáticos, materiais e recursos digitais, atividades pedagógicas e publicações digitais e impressas;
  • Colaborar com a atualização e revisão de práticas de ensino de ciências, seja pela produção científico acadêmica, seja pela implementação das intervenções pedagógicas;
  • Divulgar um conjunto de conhecimentos, temas e práticas de ensino de ciências contextualizados com a região e as características socioculturais da área de atuação do PPGEC;
  • Elaborar e divulgar produtos educacionais com características de acessibilidade de forma a promover a equidade e a inclusão de pessoas com deficiência no contexto da escola.
    Valor Gerado

    Qualificar o Ensino de Ciências por meio da formação de um profissional apto para o desenvolvimento de práticas profissionais transformadoras nos diferentes níveis de ensino, por meio da incorporação do método científico e da aplicação dos conhecimentos de novas técnicas e processos, visando atender às demandas socioeducativas

    • Rigor teórico e metodológico na produção de conhecimentos e de produtos educacionais;
    • Respeito a pluralidade teórica e metodológica dos domínios de atuação e percursos acadêmicos dos pesquisadores;
    • Diálogo inter e transdisciplinar na produção de conhecimentos e elaboração dos produtos educacionais;
    • Relevância social e educacional, para a escola, a região e o País, dos conhecimentos e produtos produzidos;
    • Intenso diálogo entre formação/experiência do pesquisador docente do programa e a formação/experiência do aluno do PPGEC;
    • Cooperação e solidariedade com outros programas e comunidade nacionais e internacionais parceiras.
Perfil do Egresso  

Pretende-se que o egresso formado pelo Programa mobilize capacidades e competências da formação e da prática profissional para ações inovadoras nas formas de ensinar, e no uso e desenvolvimento de recursos, com potencialidades de reconfigurar o ambiente educacional, envolvendo o professor, a escola e os educandos na compreensão e na transformação da realidade onde vivem.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.