Edital de Ingresso – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Resultado preliminar

Etapas restantes:

8. Resultado Preliminar por orientador: até 23/02/2020 (NOVO!!!)
9. Período para Recursos: até 25/02/2021
10. Divulgação de Resultados Finais: até 01/03/2021
11. Período de Matrícula condicional: 08/03/2021 a 10/03/2021
12. Período para complementação de documentação: até 12/03/2021
13. Divulgação dos resultados finais da matrícula condicional: até 16/03/2021
14. Período de matrícula em disciplinas (Secretaria Acadêmica): 18/03/2021 a 19/03/2021
15. Período de confirmação de matrícula: primeira semana de aulas presenciais do programa, em período específico divulgado no site do PPGEC

 

Processo seletivo – PPGEC: Provas de Avaliação da Comunicação Oral da Trajetória Acadêmica e Profissional

 

Dia Horário Candidato(a) Link da Prova
10-fev. 8h30 CPF: 033890800-58 meet.google.com/xeb-crhv-ezs
10-fev. 9h CPF: 990670130-72 meet.google.com/nsy-aptr-arr
10-fev. 9h30 CPF: 040457040-27 meet.google.com/ako-uwem-qcq
10-fev. 10h CPF: 030934950-83 meet.google.com/dbb-mcfy-zvk
10-fev. 10h30 CPF: 015311250-69 meet.google.com/nzi-ybyv-pjq
10-fev. 11h CPF: 980765150-68 meet.google.com/ywr-bfun-oag
10-fev. 11h30 CPF: 004881700-79 meet.google.com/vyo-yasr-dwg
10-fev. 14h CPF: 017591980-13 meet.google.com/ddy-ncwg-hfk
10-fev. 14h30 CPF: 967010480-72 meet.google.com/ada-dnue-szt
10-fev. 15h CPF: 712541020-00 meet.google.com/the-rroe-brn
10-fev. 15h30 CPF: 001622910-00 meet.google.com/zdo-emjt-isc
10-fev. 16h CPF: 032801780-96 meet.google.com/sog-nxbt-doj
10-fev. 16h30 CPF: 002308770-60 meet.google.com/ccm-ebjm-zbd
11-fev. 14h CPF: 054686330-00 meet.google.com/nnm-vgsz-pvs
11-fev. 14h30 CPF: 923092080-00 meet.google.com/nfw-dxzr-acv
11-fev. 15h CPF: 971830910-15 meet.google.com/xfb-hrup-tcj
11-fev. 15h30 CPF: 004351880-03 meet.google.com/rff-jnoo-pde
11-fev. 16h CPF: 740298780-91 meet.google.com/pck-hxcz-zhx
11-fev. 16h30 CPF: 620059360-49 meet.google.com/ydn-fycv-zrs
11-fev. 17h CPF: 014922910-05 meet.google.com/sdk-shby-eht
11-fev. 17h30 CPF: 015772680-08 meet.google.com/xjt-wtse-sup
11-fev. 18h CPF: 047629170-44 meet.google.com/hiw-wpde-bzo
11-fev. 18h30 CPF: 961096450-87 meet.google.com/yca-wqah-onu
10-fev. 14h CPF: 019341920-31 meet.google.com/yqn-xbzh-rek
10-fev. 14h30 CPF: 649205770-87 meet.google.com/hwu-ejyt-qoy
10-fev. 15h CPF: 807125840-72 meet.google.com/tps-xruk-ypk
10-fev. 15h30 CPF: 819100290-68 meet.google.com/soz-yuez-fax
10-fev. 16h CPF: 031763990-06 meet.google.com/gtf-neox-rhv
10-fev. 16h30 CPF: 031732990-19 meet.google.com/cyi-inue-agp
10-fev. 17h CPF: 034250000-71 meet.google.com/ouv-yxak-sks

 

 

 

Edital de Ingresso – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Publicado hoje o Edital de Ingresso para o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) para o semestre 2021-1.

 

Chamada Edital de Ingresso 2021/1 ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Número de vagas 15
Link para o Edital Edital  nº 337/2020

Orientação sobre o Anexo IX.

Período de Inscrição De 19/11/2020 a 04/12/2020
Documentação Demais documentos e etapas do processo seletivo podem ser acessados aqui.
Homologações Resultados preliminares das Inscrições Homologadas e não homologadas

Análise dos recursos – Homologação

Nominata Comissão de Seleção
Prova escrita Prova Escrita do Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, regida pelo Edital nº 337/2020.

Conforme consta no referido Edital: “6.7 O início da prova escrita será exatamente às 14h e deverá ser finalizada até às 18h, tendo assim, a duração máxima de 4 horas.”.

Portanto, serão avaliadas as provas escritas que forem ENVIADAS até as 18h para o e-mail colocado no Edital: ppgprofec@unipampa.edu.br. Reforçando que não será considerado o horário de recebimento das avaliações, mas sim o de envio por parte do(a) candidato(a).

Etapas 1. Período de Inscrições: 19/11/2020 a 04/12/2020
2. Divulgação das Inscrições Homologadas: até 09/12/2020
3. Período para Recursos de homologação: até 11/12/2020
4. Homologação Final e divulgação dos nomes da Comissão de Seleção: até 15/12/2020
5. Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção: até 17/12/2020
6. Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento: até 18/12/2020
7. Prova Período da Seleção: 04/01/2021 a 20/02/2021
7.1 – Prova escrita: 27/01/2021 entre 14 e 18h (ela será enviada digitalmente para o e-mail informado na inscrição);
7.2 – Prova de avaliação da comunicação oral da trajetória acadêmica e profissional: período de 01/02 até 12/02 (será publicado calendário específico)
8. Resultados Preliminares do Processo Seletivo: até 23/02/2020
9. Período para Recursos: até 25/02/2021
10. Divulgação de Resultados Finais: até 01/03/2021
11. Período de Matrícula condicional: 08/03/2021 a 10/03/2021
12. Período para complementação de documentação: até 12/03/2021
13. Divulgação dos resultados finais da matrícula condicional: até 16/03/2021
14. Período de matrícula em disciplinas (Secretaria Acadêmica): 18/03/2021 a 19/03/2021
15. Período de confirmação de matrícula: primeira semana de aulas presenciais do programa, em período específico divulgado no site do PPGEC

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Quadro de vagas disponíveis:

Para o Campus Bagé:

Docente Nº Vagas por Orientador Temas de Interesse para Orientação
Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura* 1 Tecnologias digitais na educação, educação a distância, produção de material didático digital, aprender em ação: Ativo e criativo.
Fernando Junges 1 Ensino e Aprendizagem em Ciências;  Experimentação no ensino de Química; Produção de material didático para o ensino de Química e Ciências.
Guilherme Frederico Marranghello 2 Ensino e Aprendizagem em Astronomia; O planetário como espaço de educação.
Márcia Maria Lucchese 1 Fontes de energia; Ensino de ciências nas séries iniciais; Meninas nos cursos de exatas e engenharias.
Márcio Marques Martins 1 Projetos de ensino mediados por TIC; Experimentação no ensino de química e ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de química e ciências;Teoria da Flexibilidade Cognitiva.
Paulo Henrique Guadagnini 2 Experimentação no Ensino de Química.

* Professora lotada no Campus Dom Pedrito, porém o aluno deverá realizar as atividades no Campus Bagé.

 

Para o Campus Caçapava do Sul

Docente Nº Vagas por Orientador Temas de Interesse para Orientação
André Luis Silva da Silva 2 Experimentação no ensino de Ciências, subsidiada pedagogicamente pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e epistemologicamente pela Epistemologia de Thomas Kuhn.
Angela Maria Hartmann 1 Interdisciplinaridade e etnomodelagem na Educação Básica; Alfabetização científica na educação não escolar.
Caroline Wagner 1 Experimentação no ensino de Biologia e Ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de Ciências; Alfabetização Científica para anos iniciais.
Mara Elisangela Jappe Goi 1 Epistemologia da ciência; Utilização de temáticas; Metodologias de ensino; Produção de material didático para o ensino de Química; Elaboração e apresentação de oficinas temáticas.
Márcio Andre Rodrigues Martins 1 Aprender, criar e imaginar em ciências e suas tecnologias.
Sandra Hunsche 1 Currículo; Formação de professores; produção de material didático para o ensino de Ciências; Abordagem Ciência Tecnologia Sociedade.

 

 

 

Bolsas de apoio às Coordenações de Pós-graduação do Campus Bagé

Aberto o Edital de apoio às Coordenações de Pós-graduação do Campus Bagé.

São 2 bolsas de 12 horas (R$240,00) para alunos de graduação e pós-graduação.  As principais atividades são:

  • Auxiliar na divulgação científica dos trabalhos realizados pelos cursos em redes sociais;
  • Auxiliar na preparação de conteúdo para os sítios dos cursos.
  • Manter as páginas dos cursos atualizadas em relação às atividades acadêmicas realizadas.
  • Produzir materiais (juntamente com os coordenadores dos respectivos cursos) para produção do material.
  • É imprescindível aos bolsistas que possuam a disponibilidade de 12 horas semanais para realização das atividades.

Calendário:

  • Período de inscrição dos(as) bolsistas: 17 a 20/08/2020
  • Inscrição será realizada pelo candidato por meiodo envio de e-mail para os endereços: ppgprofec@unipampa.edu.br ou bamcem@listas.unipampa.edu.br.
  • Divulgação dos(as) inscritos(as): 21/08 até 12h
  • Período de seleção: 21/08 até 24/08 às 12h (será enviado para o e-mail dos inscritos um calendário para entrevista)
  • Resultado final: Até 23h do dia 24/08

Atividade de início do semestre 2020/1

Os professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, convidam a todxs discentes para uma atividade de início do semestre remoto 2020/1.

A atividade ocorrerá via GoogleMeet (meet.google.com/chb-ivdm-bqe) na próxima quinta-feira 25/06 às 17h.

O objetivo desta atividade é realizar uma conversa explicando como as disciplinas deverão ocorrer de forma remota.
Aguardamos a participação de todxs.
Fernando Junges 
Coordenador do PPGEC/UNIPAMPA

Retorno às atividades de maneira remota

Coloca-se a Instrução Normativa – 01/2020 da PROPPI (Orienta acerca da suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas e oferta de ensino remoto emergencial no âmbito do ensino de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal do Pampa enquanto perdurarem as orientações em vigor da Reitoria quanto ao enfrentamento da situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.) e o novo Calendário da Pós-graduação 2020 da UNIPAMPA.

Destaca-se alguns pontos para todxs:

  1. Segundo a Instrução Normativa, temos as seguintes informações:

Art. 5º No caso dos PPGs stricto sensu, as matrículas anteriormente realizadas pelos discentes serão canceladas e nova oferta será divulgada.
§1º Os alunos que haviam realizado matrícula da oferta presencial anterior tem garantia de vaga nas disciplinas nas quais estavam matriculadas e que forem mantidas.

§ 4º Poderão ser incluídas na oferta de disciplinas novas disciplinas não previstas na oferta anteriormente divulgada, se assim o Conselho do curso ou PPG considerar pertinente.

Art. 7º O(a) discente de pós-graduação matriculado poderá a qualquer tempo, realizar o trancamento de disciplinas que estejam sendo ministradas em ensino remoto  emergencial, justificando a solicitação, sem prejuízo para seu processo formativo.

§ 1º A solicitação de trancamento deverá ser encaminhada por e-mail para a coordenação de curso para apreciação do Conselho do PPG, que, tendo aprovado, deverá encaminhar para a Secretaria Acadêmica proceder o trancamento.

§ 2º No caso dos discentes de pós-graduação que não tiverem condições de acompanhar nenhuma das atividades de ensino remoto emergencial por fatores diversos, o vínculo dos mesmos com o curso ou PPG será mantido através do lançamento de SOD (Sem Oferta de Disciplinas) no referido semestre, observando o período definido no calendário da pós-graduação e o fluxo já estabelecido para esta solicitação.

  1. Segundo o Calendário Acadêmico, temos as seguintes datas:
22 e 23/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – Solicitação de novas matrículas pelos alunos de cursos Stricto Sensu.
24/06 Início das atividades Letivas do 1º semestre letivo
24/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – processamento de novas matrículas
25 e 26/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – Ajuste de matrícula pelos alunos
De 24/06 a 10/09 Período para trancamento de disciplinas, por solicitação via e-mail à Coordenação do curso, com as devidas justificativas para o trancamento

 

Portanto, reforço que vocês devem DESCONSIDERAR AS MATRÍCULAS REALIZADAS ANTERIORMENTE e realizar nova matrícula via web nos dias 22 e 23/06.

O curso realizará uma atividade inicial no dia 25/06 às 17h via GoogleMeet (meet.google.com/chb-ivdm-bqe). Pedimos o comparecimento de todxs, para que possamos conversar sobre o desenvolvimento das atividades de forma remota.

 

Fernando Junges

Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências