Edital de Ingresso – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Publicado hoje o Edital de Ingresso para o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) para o semestre 2021-1.

 

Chamada Edital de Ingresso 2021/1 ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Número de vagas 15
Link para o Edital Edital  nº 337/2020
Período de Inscrição De 19/11/2020 a 04/12/2020
Documentação Demais documentos e etapas do processo seletivo podem ser acessados aqui.

 

Quadro de vagas disponíveis:

Para o Campus Bagé:

Docente Nº Vagas por Orientador Temas de Interesse para Orientação
Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura* 1 Tecnologias digitais na educação, educação a distância, produção de material didático digital, aprender em ação: Ativo e criativo.
Fernando Junges 1 Ensino e Aprendizagem em Ciências;  Experimentação no ensino de Química; Produção de material didático para o ensino de Química e Ciências.
Guilherme Frederico Marranghello 2 Ensino e Aprendizagem em Astronomia; O planetário como espaço de educação.
Márcia Maria Lucchese 1 Fontes de energia; Ensino de ciências nas séries iniciais; Meninas nos cursos de exatas e engenharias.
Márcio Marques Martins 1 Projetos de ensino mediados por TIC; Experimentação no ensino de química e ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de química e ciências;Teoria da Flexibilidade Cognitiva.
Paulo Henrique Guadagnini 2 Experimentação no Ensino de Química.

* Professora lotada no Campus Dom Pedrito, porém o aluno deverá realizar as atividades no Campus Bagé.

 

Para o Campus Caçapava do Sul

Docente Nº Vagas por Orientador Temas de Interesse para Orientação
André Luis Silva da Silva 2 Experimentação no ensino de Ciências, subsidiada pedagogicamente pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e epistemologicamente pela Epistemologia de Thomas Kuhn.
Angela Maria Hartmann 1 Interdisciplinaridade e etnomodelagem na Educação Básica; Alfabetização científica na educação não escolar.
Caroline Wagner 1 Experimentação no ensino de Biologia e Ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de Ciências; Alfabetização Científica para anos iniciais.
Mara Elisangela Jappe Goi 1 Epistemologia da ciência; Utilização de temáticas; Metodologias de ensino; Produção de material didático para o ensino de Química; Elaboração e apresentação de oficinas temáticas.
Márcio Andre Rodrigues Martins 1 Aprender, criar e imaginar em ciências e suas tecnologias.
Sandra Hunsche 1 Currículo; Formação de professores; produção de material didático para o ensino de Ciências; Abordagem Ciência Tecnologia Sociedade.

 

 

 

Bolsas de apoio às Coordenações de Pós-graduação do Campus Bagé

Aberto o Edital de apoio às Coordenações de Pós-graduação do Campus Bagé.

São 2 bolsas de 12 horas (R$240,00) para alunos de graduação e pós-graduação.  As principais atividades são:

  • Auxiliar na divulgação científica dos trabalhos realizados pelos cursos em redes sociais;
  • Auxiliar na preparação de conteúdo para os sítios dos cursos.
  • Manter as páginas dos cursos atualizadas em relação às atividades acadêmicas realizadas.
  • Produzir materiais (juntamente com os coordenadores dos respectivos cursos) para produção do material.
  • É imprescindível aos bolsistas que possuam a disponibilidade de 12 horas semanais para realização das atividades.

Calendário:

  • Período de inscrição dos(as) bolsistas: 17 a 20/08/2020
  • Inscrição será realizada pelo candidato por meiodo envio de e-mail para os endereços: ppgprofec@unipampa.edu.br ou bamcem@listas.unipampa.edu.br.
  • Divulgação dos(as) inscritos(as): 21/08 até 12h
  • Período de seleção: 21/08 até 24/08 às 12h (será enviado para o e-mail dos inscritos um calendário para entrevista)
  • Resultado final: Até 23h do dia 24/08

Atividade de início do semestre 2020/1

Os professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, convidam a todxs discentes para uma atividade de início do semestre remoto 2020/1.

A atividade ocorrerá via GoogleMeet (meet.google.com/chb-ivdm-bqe) na próxima quinta-feira 25/06 às 17h.

O objetivo desta atividade é realizar uma conversa explicando como as disciplinas deverão ocorrer de forma remota.
Aguardamos a participação de todxs.
Fernando Junges 
Coordenador do PPGEC/UNIPAMPA

Retorno às atividades de maneira remota

Coloca-se a Instrução Normativa – 01/2020 da PROPPI (Orienta acerca da suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas e oferta de ensino remoto emergencial no âmbito do ensino de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal do Pampa enquanto perdurarem as orientações em vigor da Reitoria quanto ao enfrentamento da situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.) e o novo Calendário da Pós-graduação 2020 da UNIPAMPA.

Destaca-se alguns pontos para todxs:

  1. Segundo a Instrução Normativa, temos as seguintes informações:

Art. 5º No caso dos PPGs stricto sensu, as matrículas anteriormente realizadas pelos discentes serão canceladas e nova oferta será divulgada.
§1º Os alunos que haviam realizado matrícula da oferta presencial anterior tem garantia de vaga nas disciplinas nas quais estavam matriculadas e que forem mantidas.

§ 4º Poderão ser incluídas na oferta de disciplinas novas disciplinas não previstas na oferta anteriormente divulgada, se assim o Conselho do curso ou PPG considerar pertinente.

Art. 7º O(a) discente de pós-graduação matriculado poderá a qualquer tempo, realizar o trancamento de disciplinas que estejam sendo ministradas em ensino remoto  emergencial, justificando a solicitação, sem prejuízo para seu processo formativo.

§ 1º A solicitação de trancamento deverá ser encaminhada por e-mail para a coordenação de curso para apreciação do Conselho do PPG, que, tendo aprovado, deverá encaminhar para a Secretaria Acadêmica proceder o trancamento.

§ 2º No caso dos discentes de pós-graduação que não tiverem condições de acompanhar nenhuma das atividades de ensino remoto emergencial por fatores diversos, o vínculo dos mesmos com o curso ou PPG será mantido através do lançamento de SOD (Sem Oferta de Disciplinas) no referido semestre, observando o período definido no calendário da pós-graduação e o fluxo já estabelecido para esta solicitação.

  1. Segundo o Calendário Acadêmico, temos as seguintes datas:
22 e 23/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – Solicitação de novas matrículas pelos alunos de cursos Stricto Sensu.
24/06 Início das atividades Letivas do 1º semestre letivo
24/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – processamento de novas matrículas
25 e 26/06 NOVO período de Matrículas via web 1º sem/2020 – Ajuste de matrícula pelos alunos
De 24/06 a 10/09 Período para trancamento de disciplinas, por solicitação via e-mail à Coordenação do curso, com as devidas justificativas para o trancamento

 

Portanto, reforço que vocês devem DESCONSIDERAR AS MATRÍCULAS REALIZADAS ANTERIORMENTE e realizar nova matrícula via web nos dias 22 e 23/06.

O curso realizará uma atividade inicial no dia 25/06 às 17h via GoogleMeet (meet.google.com/chb-ivdm-bqe). Pedimos o comparecimento de todxs, para que possamos conversar sobre o desenvolvimento das atividades de forma remota.

 

Fernando Junges

Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

IX Café com Ciência: O Ensino de Ciências para outros cenários educacionais – online

 
Evento proposto pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que visa proporcionar discussões a respeito do que está porvir em relação a prática das atividades em Ensino de Ciências e especificidades do ensino remoto, o evento discutirá sobre como promover um ensino de ciências que não aumente as diferenças entre as classes sociais, acentuadas durante a pandemia, e como promover uma educação científica para a redução das desigualdades sociais?
O evento acontecerá de 02 de junho à 02 de julho, por meio da plataforma Google Meet. Confira informações sobre inscrição e submissão de trabalhos em: https://cafecomciencia2020.weebly.com/.
Durante o evento as discussões serão propostas pelos seguintes palestrantes:

Palestrantes:

  • Prof Dr Alan Alves Brito – UFRGS
  • Prof Dra Ana Marli Bulegon – UFN
  • Prof Dra Inés Prieto Schmidt Sauerwein – UFSM
  • Prof Dr. Roque Ismael da Costa Güllich – UFFS
  • Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian – UFFS
  • Prof Dr Paulo de Lima Jr – UnB
  • Prof. Dr Valmir Heckler – FURG

Aguardamos a todxs no evento.