Docentes do Programa
Docentes Permanentes | Temas de interesse |
Amélia Rota Borges de Bastos | Educação inclusiva e o ensino de ciências. |
Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura | Tecnologias digitais na educação, educação a distância, produção de material didático digital, aprender em ação: Ativo e criativo. |
André Luís Silva da Silva | Atividade Experimental Problematizada (AEP): processo de inovação teórico-metodológica voltado ao ensino experimental das Ciências. Interfaces entre a História, a Filosofia e a Epistemologia das Ciências e a didática das Ciências. Princípios teórico-metodológicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. |
Ângela Maria Hartmann | Interdisciplinaridade na educação básica; Educação e cultura científica na educação básica; Popularização da ciência em espaços não-formais de educação. |
Camila Aparecida Tolentino Cicuto | Metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. |
Elenize Rangel Nicoletti |
Educação em ciências, ensino de ciências nos anos iniciais, ensino de biologia, educação CTS. |
Guilherme Frederico Marranghello |
Ensino de astronomia; Divulgação e popularização da astronomia; TIC no ensino de física e astronomia. |
Mara Elisângela Jappe Goi | Ensino de Ciências: formação de professores em seus aspectos epistemológicos, psicológicos e pedagógicos. Aprofundamento teórico-metodológico da Resolução de Problemas no Ensino de Ciências. Experimentos Investigativos no Ensino de Ciências: aprofundamento teórico -metodológico. |
Márcia Maria Lucchese | Física nas séries iniciais, Energias renováveis; Mulheres nas Exatas |
Márcio André Rodrigues Martins | |
Márcio Marques Martins | Projetos de ensino mediados por TIC; Experimentação no ensino de química e ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de química e ciências; Teoria da Flexibilidade Cognitiva. |
Paulo Henrique Guadagnini | Educação científica e tecnológica com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de instrumentação eletrônica e computacional para o ensino de química; Experimentação no ensino de química com enfoque no laboratório didático, no uso de objetos virtuais de aprendizagem e em sistemas de aquisição automática de dados. |
Pedro Fernando Teixeira Dorneles | TIC no ensino de física; Experimentação no ensino de eletromagnetismo; Epistemologia. |
Rafael Roehrs | Aprendizagem Baseada em Jogos; Jogos; Jogos sérios; Gameficação no Ensino de Química |
Sandra Hunshe | Currículo; Formação de professores; ensino de Ciências e a abordagem Ciência Tecnologia Sociedade. |
Docentes Colaboradores | Temas de interesse |
Vania Elisabeth Barlette |
Ensino de física; Tecnologias educacionais; História e filosofia da ciência.
|