Docentes do Programa
| Docentes Permanentes | Temas de interesse |
| Amélia Rota Borges de Bastos | Educação inclusiva e o ensino de ciências.![]() |
| Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura | Tecnologias digitais na educação, educação a distância, produção de material didático digital, aprender em ação: Ativo e criativo.![]() |
| André Luís Silva da Silva | Atividade Experimental Problematizada (AEP): processo de inovação teórico-metodológica voltado ao ensino experimental das Ciências. Interfaces entre a História, a Filosofia e a Epistemologia das Ciências e a didática das Ciências. Princípios teórico-metodológicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.![]() |
| Ângela Maria Hartmann | Interdisciplinaridade na educação básica; Educação e cultura científica na educação básica; Popularização da ciência em espaços não-formais de educação. |
| Camila Aparecida Tolentino Cicuto | Metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. |
| Elenize Rangel Nicoletti |
Educação em ciências, ensino de ciências nos anos iniciais, ensino de biologia, educação CTS. |
| Guilherme Frederico Marranghello |
Ensino de astronomia; Divulgação e popularização da astronomia; TIC no ensino de física e astronomia. |
| Mara Elisângela Jappe Goi | Ensino de Ciências: formação de professores em seus aspectos epistemológicos, psicológicos e pedagógicos. Aprofundamento teórico-metodológico da Resolução de Problemas no Ensino de Ciências. Experimentos Investigativos no Ensino de Ciências: aprofundamento teórico -metodológico. |
| Márcia Maria Lucchese | Física nas séries iniciais, Energias renováveis; Mulheres nas Exatas![]() |
| Márcio André Rodrigues Martins | |
| Márcio Marques Martins | Projetos de ensino mediados por TIC; Experimentação no ensino de química e ciências; Produção e avaliação de material didático para o ensino de química e ciências; Teoria da Flexibilidade Cognitiva. |
| Paulo Henrique Guadagnini | Educação científica e tecnológica com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de instrumentação eletrônica e computacional para o ensino de ciências; Educação Maker e inovação pedagógica. |
| Pedro Fernando Teixeira Dorneles | TIC no ensino de física; Experimentação no ensino de eletromagnetismo; Epistemologia.![]() |
| Rafael Roehrs |
Aprendizagem Baseada em Jogos; Jogos; Jogos sérios; Gamificação no Ensino de Química. |
| Sandra Hunsche | Currículo; Formação de professores; Ensino de Ciências e a abordagem Ciência Tecnologia Sociedade. |
| Docentes Colaboradores | Temas de interesse |
| Vania Elisabeth Barlette |
Epistemologias contemporâneas da educação científica; Corporeidade, afetos e imaginação na aprendizagem de ciências; Formação docente e processos formativos; Práticas pedagógicas inventivas e criatividade relacional; Cartografia e pesquisa-intervenção; Ecologias de saber e subjetivação; Educação Maker e inovação pedagógica; Materiais didáticos e dispositivos experimentais, incluindo 3D.
|







