Discentes do curso de Licenciatura em Física participam do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física

Aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2023 o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O SNEF é um dos eventos mais relevantes no contexto do ensino de Física e na edição de 2023 foi realizado em rede – contando com oito Núcleos de Referência.

Os discentes Katyany Silveira de Goes, Renardo Goulart Fernandes e Tasciano Elieser Rodrigues Freitas e a professora Rosana Cavalcanti Maia Santos participaram do evento no Núcleo de Referência de Santa Maria/RS. Participaram de oficina sobre o uso de Inteligência Artificial para a produção de vídeos didáticos, bem como assistiram à palestras com temas diversificados, como por exemplo: as implicações da metacognição e neurociências no ensino de Física, políticas públicas na formação inicial e continuada e inovações no ensino de Física.

Discentes Katyany, Tasciano e Renardo e os professores Márcio (curso de Química) e Rosana.

A discente Katyany Silveira de Goes apresentou o trabalho intitulado “Programa Residência Pedagógica e o resgate do interesse dos estudantes pela Física: Um relato de experiência”. A discente propôs um trabalho refletindo sobre os desafios e possibilidades vivenciados durante o Programa Residência Pedagógica.

Discente Katyany apresentando seu trabalho.

Já o discente Renardo Goulart Fernandes apresentou o trabalho intitulado “Relação entre teoria e prática na EJA: vivências no estágio supervisionado”. A partir do trabalho, o discente apresentou os desafios e as estratégias didáticas para viabilizar o ensino e aprendizagem de Física no contexto da Educação de Jovens e Adultos.

A participação em eventos científicos é essencial para a formação acadêmica e profissional dos discentes. Para a participação no SNEF os discentes e professores contaram com o incentivo e apoio da Unipampa/Bagé, a partir da disponibilização de transporte.