Estágios curriculares

O estágio curricular supervisionado tem papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem de competências próprias à atividade docente, como também promove a aproximação dos discentes com o seu futuro ambiente de trabalho. O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular e deve compreender o mínimo de 400 horas de atividades. É assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) e pela Resolução CNE/CP no 2/2015.

O estágio curricular supervisionado no Curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura é realizado em espaços escolares para que o discente vivencie, sob supervisão, o papel de professor. Inicia na segunda metade do curso e organiza- se da seguinte forma:

No 5º e 6º semestres são os estágios no Ensino Fundamental, denominados: Estágio Curricular Supervisionado I – Ensino Fundamental e Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino Fundamental. No Estágio I, o discente realiza atividade de observação e elabora um plano de ensino ou projeto para aplicar no Estágio II. Ainda, o discente, no Estágio I, tem aulas sobre fundamentos e princípios do estágio supervisionado e é acompanhado pelos professores responsáveis pelo componente e pelas orientações. Ao final dos estágios I e II no Ensino Fundamental acontece um Seminário Integrador para socialização das práticas.

No 7º e 8º semestres são os estágios no Ensino Médio, denominados: Estágio Curricular Supervisionado III – Ensino Médio e Estágio Curricular Supervisionado IV – Ensino Médio. Seguindo a mesma lógica dos anteriores, os discentes, primeiramente, realizam práticas de observação no Estágio III para depois aplicar seus planos ou projetos no Estágio IV. Ao final, também acontece um Seminário Integrador para socialização das práticas.

O total da carga horária entre os 4 (quatro) estágios é de 480 horas. O detalhamento de como funciona cada um e as respectivas cargas horárias encontram-se em Normativa específica.

Semestre Carga horária Ementa Pré-requisitos
Estágio Curricular Supervisionado I – Ensino Fundamental 105h

Conhecimento dos fundamentos e princípios do estágio de docência. Observação, análise do contexto escolar e das práticas pedagógicas de língua portuguesa e literatura no Ensino Fundamental II.

Morfologia do Português;
Literatura Infantojuvenil; Organização do Trabalho Pedagógico

Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino Fundamental 135h

Práticas de ensino nas escolas de Ensino Fundamental.

Sintaxe do Português;
Gêneros e Ensino;
Estágio I

Estágio Curricular Supervisionado III – Ensino Médio 105h

Observação, análise do contexto escolar e das práticas pedagógicas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio

Literatura Brasileira I;
Linguística Aplicada ao Ensino do Português;
Didática do Português

Estágio Curricular Supervisionado IV – Ensino Médio 135h

Práticas de ensino nas escolas de Ensino Médio.

Teorias de Leitura e Escrita; Sociolinguística e Ensino;
Literatura Brasileira II;
Estágio III