1- Metodologia do ensino superior
Ementa: Reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior em relação às demandas sociais, políticas e culturais. Estudo das perspectivas teóricas e práticas da educação Superior. Análise crítica sobre elementos e procedimentos de avaliação, bem como do modelo atual de instituição universitária.
2- Metodologia da Pesquisa
Ementa: História da ciência, do conhecimento científico, metodologias de pesquisa em diferentes tradições e paradigmas. Reconhecimento e aplicação de normas técnicas e preparação de anteprojeto de pesquisa.
3- História, imagem e memória no RS
Ementa: Análise das questões sobre o espaço e o tempo na história, e a formação das identidades e da memória no Rio Grande do Sul. Estudo da multiplicidade de formas de leitura das imagens como importante meio de refletir e proporcionar diálogos entre o passado e o presente.
4- Patrimônio material e imaterial
Ementa: O debate conceitual sobre patrimônio material (arquitetônico, arqueológico, artístico visual), e imaterial (antropológico, musical, hábitos, crenças). Discussão das ações de preservação, manutenção e intervenção em ambos os casos, assim como das políticas públicas voltadas para isso.
5- Educação patrimonial
Ementa: Educar para a preservação. Memória, imagem, cultura e cidadania. Cultura e alteridade. As especificidades regionais no Brasil. Educomunicação. Metodologias para a educação patrimonial.
6- Estâncias e reduções missioneiras
Ementa: Estado e Igreja e os movimentos expansionistas na América, analisando as motivações que envolveram a instalação das reduções missioneiras na porção meridional da América. Compreensão dos sistemas utilizados pela Companhia de Jesus para a redução dos indígenas, assim como das dificuldades para sua aplicação. As variantes do espaço e o controle sobre as estâncias e reduções.
7- Cultura Popular e Folkcomunicação
Ementa: Estudar o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore e as manifestações da Cultura Popular.
8- Políticas culturais e cidadania
Ementa: Debate acerca das políticas culturais desenvolvidas no Brasil em relação às alteridades criadas pela globalização. Análise da cultura enquanto expressão de cidadania e a problemática das identidades e do multiculturalismo nos Estados-nacionais.
9- As Missões na pauta mediática: uma análise a partir da educomunicação
Emenda: Conceito de educomunicação. A importância da utilização dos meios de comunicação na educação formal e não-formal. Uma proposta para uma leitura crítica dos meios de comunicação. As Missões a partir de um pressuposto crítico em relação à produção e recepção da comunicação midiática.
10- Patrimônio e espaço turístico
Ementa: Compreensão das relações entre o patrimônio e a turistificação dos espaços. Processos de patrimonialização com ênfase na região, território e lugar. Relações entre patrimônio, identidade e poder. Território e patrimônio: a co-construção dessa dinâmica. Conflitos da construção patrimonial com o turismo. Exterritorialização do patrimônio.
11- Políticas públicas e desenvolvimento na região das Missões
Ementa:. Os Sistemas de Proteção Social e o rebatimento no desenvolvimento regional; Histórico das políticas de seguridade social nas missões: previdência, saúde e assistência social; A atualidade das políticas públicas no contexto da região das missões.
12- Análise de Discurso: Imagem, História e Imagem das Missões.
Ementa: Analisar o discurso produzido sobre o patrimônio histórico das missões, pensado como imagem, história e memória e a sua contribuição na educação para o patrimônio.